quarta-feira, 12 de junho de 2013

SE ELEIÇÃO FOSSE HOJE, DILMA TERIA A PREFERÊNCIA DE 52,8% DO ELEITORADO, aponta pesquisa CNT

“Se as eleições ocorressem hoje, a presidenta Dilma Rousseff teria 52,8% dos votos e venceria no primeiro turno, mostra pesquisa feita pelo ‘Instituto MDA’ e divulgada nesta terça (11) pela ‘Confederação Nacional dos Transportes’ (CNT).

Em segundo colocado na pesquisa, quase 36 pontos percentuais atrás de Dilma, aparece o presidencial das forças reacionárias brasileiras Aécio Neves (PSDB-MG) com apenas 17% das intenções de votos. O tucano é seguido pela ex-ministra Marina Silva - sem partido - com 12,5% e pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos que tem apenas 3,7%.

O estudo analisou ainda o grau de conhecimento da população sobre os possíveis candidatos. Do total de entrevistados, 99,5% conhecem ou já ouviram falar em Dilma Roussef. Na sequência, aparecem Marina Silva (75,6%), seguida por Aécio (72,6%) e Eduardo Campos (45%).

Nos cenários comparativos da pesquisa, a atual presidenta ganharia em primeiro turno. No levantamento de voto estimulado – quando os pesquisadores apresentam os candidatos – Dilma ganharia com 54,2% dos votos contra 18% de Aécio Neves.

Em caso de segundo turno, Dilma também ficou à frente dos demais candidatos. Em uma disputa com Aécio Neves, a vitória seria de 58,8% contra 22,5%. Já com Marina Silva, a atual presidenta alcançou 59,7% da preferência ante 20,4% do oponente. Contra Eduardo Campos, os índices apontaram favoritismo de Dilma com 63,8% das intenções, contra 11,9%.

A pesquisa traz dados sobre a expectativa da população em relação ao governo e a temas conjunturais. Nessa edição do estudo, foram entrevistadas 2 mil pessoas, em 134 municípios de 20 estados, entre os dias 1º e 5 de junho.

54,2% DE APROVAÇÃO

A aprovação de Dilma registrou 54,2%, índice 2,4 pontos menor do que o apontado no último levantamento, em agosto de 2012.

A pesquisa mostra que 73,7% dos entrevistados avaliam como positivo o desempenho pessoal da presidenta. O percentual é inferior aos 75,7% registrados na última pesquisa. No total, 20,4% desaprovam a gestão de Dilma.

Apesar da leve queda, a presidenta Dilma “ainda mantém altos índices de aprovação, com reflexo em elevado percentual de intenção de voto, o que a torna, hoje, favorita à reeleição”, informa o documento.

Na comparação com o governo do ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, 29,4% consideram que a gestão anterior melhor, contra 12% que preferem o atual mandato.

A pesquisa traz dados sobre a expectativa da população em relação ao governo e a temas conjunturais. Nessa edição, foram entrevistadas 2 mil pessoas, em 134 municípios de 20 estados, entre os dias 1º e 5 de junho.”

FONTE: Agência Brasil. Transcrito no portal “Vermelho”  (
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=215845&id_secao=1
).

Nenhum comentário: