quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dilma: “O BRASIL ACORDOU MAIS FORTE”

FONTE do vídeo: http://www.viomundo.com.br/politica/dilma-o-brasil-acordou-mais-forte.html [se o vídeo não abrir com o Internet Explorer, tentar com o Google Chrome]

COMPLEMENTAÇÃO:

DILMA ELOGIA CARÁTER PACÍFICO DE MANIFESTAÇÕES

Por Fernanda Faustino, do “Jornal GGN”

“Em pronunciamento no lançamento do ‘Marco Regulatório da Mineração’, a presidenta Dilma Rousseff ressaltou a grandeza das manifestações que só comprovam a energia do sistema democrático em que vivemos. “É bom ver tantos jovens e adultos: netos, pais, avôs juntos cantando o hino e defendendo o país”, enfatiza.

A presidente salientou que o caráter pacífico dos atos públicos evidenciaram a abordagem correta dada pelos manifestantes e pela segurança pública. Entretanto, lamentou os atos isolados de violência. “Aconteceram atos isolados que devemos condenar e coibir com vigor. Toda violência é destrutiva e gera mais violência, não podemos aceitar e conviver com ela”, ressalta.

Dilma apontou que essas vozes das ruas precisam ser ouvidas. Elas ultrapassam os mecanismos tradicionais de representação, e isso ficou visível. “Os que foram às ruas passaram mensagens diretas de cidadania, melhores escolas, transporte público de qualidade”, disse.

"O povo repudia a corrupção e uso indevido do dinheiro público", diz ela, completando "essa mensagem comprova o valor intrínseco da democracia e da participação dos cidadãos em busca de seus direitos", e continua, "minha geração sabe o quanto isso custou". A presidente mencionou um cartaz visto por ela na manifestação de ontem, que dizia 'Desculpe o transtorno, estamos mudando o país’, dizeres que muito chamou sua atenção, pois "o meu governo está ouvindo essas vozes e está comprometido com o clamor social frente às exigências", garantiu.

A presidente observou, ainda, que essas exigências mudam conforme muda o perfil do Brasil, pois as condições mudaram tanto que permitiu o surgimento de mais cidadãos que querem mais. O rol de exigências passa pela cidadania, saúde, educação, direito a transporte digno, colocou Dilma, mas também pelo direito de influir nas decisões.

Junto à isso, a presidente declarou que seu governo quer ampliar o acesso da população à saúde. Tudo o que fazemos é em prol da democracia. “Incluímos, elevamos a renda, surgiram cidadãos que querem mais e tem direito a mais. Cidadania, saúde, educação. Meu governo também quer mais e vamos conseguir mais acesso do povo”, finaliza.

Com relação ao marco regulatório da mineração, a presidenta Dilma Rousseff ressalta que ele representa a vitória da população brasileira que vive e trabalha em regiões de extração de minérios, além de ser, também, uma vitória do meio ambiente, porque a empresa responsável por realizar a extração deve, a partir de agora, recuperar a região.”

FONTE: reportagem de Fernanda Faustino, do “Jornal GGN”. Transcrita no portal de Luis Nassif   (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/dilma-elogia-carater-pacifico-de-manifestacoes). 

Nenhum comentário: