terça-feira, 2 de outubro de 2012

OS RASTROS DE DANTAS NOS MENSALÕES (nos 2)


Do “Conversa Afiada”

Essa viagem à qual se dá uma importância muito grande está relacionada a outra questão, a outro esquema que precede este que analisamos agora”.

Saiu na revista “Carta Capital”:

DANIEL DANTAS VEM À TONA

“MENSALÃO” – Os rastros do banqueiro do “Opportunity” surgem no julgamento do STF

“Eis que vem à baila o nome de Daniel Dantas a partir do voto da ministra Cármen Lúcia no julgamento do processo do chamado “mensalão”. Segundo a magistrada, Emerson Palmieri, então primeiro-secretário do PTB, viajara a Portugal para garantir a realização do encontro de Marcos Valério, Rogério Tolentino e dele mesmo com representantes da “Portugal Telecom”. O ministro Ricardo Lewandowski pediu um aparte revelador. “Essa viagem à qual se dá uma importância muito grande está relacionada a outra questão, a outro esquema que precede este que analisamos agora. Envolve o “Banco Opportunity” e Daniel Dantas, e abasteceu outros mensalões anteriores em outras unidades da Federação”, disse o revisor.

Era uma referência aos mensalões tucanos, entre eles, o que abasteceu a campanha do PSDB para o governo de Minas Gerais em 1998. Anteriormente, o relator Joaquim Barbosa havia citado as acusações de Roberto Jefferson, segundo o qual representantes da “Portugal Telecom” estiveram no Brasil para um encontro com José Dirceu e Valério. O desencontro entre relator e revisor não é novidade. Novidade há, porém, no súbito surgimento em cena do banqueiro do “Opportunity” e de mensalões que precederam a denúncia de Jefferson em 2005.

Na quarta-feira 3, com o início da leitura dos votos relativos ao principal núcleo dos réus, pareceu claro que o relator condenará todos, como vem acontecendo até agora. Costumeiras as divergên¬cias entre Barbosa e Lewandowski. Foi Marco Aurélio Mello quem saiu em defesa de Lewandowski e da instituição na terça 25. “O senhor tem de aguardar a manifestação de colegas”, disse Mello a Barbosa. E acrescentou: “Policie a sua linguagem”.

A afirmação do revisor quanto à falada viagem a Lisboa coincide com a reportagem de capa de “CartaCapital” na edição de 10 de agosto de 2005. Furo n’água, como de hábito, pois a mídia nativa fecha-se em copas quando “CartaCapital” parte para a denúncia. À época, a re-portagem evidenciou os interesses do “Grupo Opportunity” no negócio. Uma das razões para que não tenha sido concluído é que Dantas pedira 300 milhões de dólares por fora, segundo executivos que participaram das conversas.

Valério viajou a Lisboa no momento em que outro interessado na venda, o “Citibank”, mostrou divergências com o “Opportunity” em relação à participação dos fundos de pensão. A viagem de Valério está de fato envolta em mistério. É “esdrúxula”, como disse Barbosa e concordou Lewandowski. Mas a telefônica portuguesa confirmou, em nota, que os contatos com Valério aconteceram “no contexto de a ‘Portugal Telecom’ estar potencialmente interessada na aquisição da Telemig”.

Apesar do nervosismo de Barbosa, a divergência do revisor mais uma vez resultou em votos pró-absolvição de alguns réus. Ainda faltam ministros a votar, mas a maioria condenou Jefferson e outros oito acusados por corrupção passiva. Houve, porém, divergências em relação às acusações de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Curiosamente, o ministro Gilmar Mendes absolveu seu conterrâneo de Mato Grosso, o deputado Pedro Henry (PP), de corrupção passiva. Foi o único a acompanhar o revisor.

Talvez tudo se oriente para penas comedidas, pela exclusão das acusações de lavagem de dinheiro. •

Veja o Ministro Lewandowski no Supremo, “ao tratar da imaculada figura"http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2012/09/28/daniel-dantas-estreia-no-mensalao-com-lewandowski/

Não deixe de ler “Cadê o Pizzolato ? O Dantas sabe ?”http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2012/09/30/cade-o-pizzolato-o-dantas-sabe/

E Lewandowski leva Dantas ao Supremo:  http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2012/08/06/o-papel-do-supremo-o-mensalao-e-dantas/

É assim que começa.”

FONTE: postado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim no portal “Conversa Afiada”  (http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2012/10/01/carta-os-rastros-de-dantas-nos-mensaloes-os-2/).

Nenhum comentário: