quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Bresser: CONDENAR SEM PROVAS É DITADURA

O RISCO QUE O SUPREMO CORRE NO JULGAMENTO DO ‘MENSALÃO’ É O DE SE DEIXAR INFLUENCIAR POR UMA OPINIÃO "PÚBLICA" ["PUBLICADA"] TOMADA PELA EMOÇÃO”.


Bresser-Pereira: “CONDENAR SEM PROVAS É VIOLÊNCIA CONTRA A DEMOCRACIA”

“O economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, ministro nos dois mandatos do governo FHC (1995-2002), afirmou sexta-feira (21), em sua conta no Twitter, que condenar réus com base em indícios ao invés de provas “é uma violência contra os direitos civis e a democracia”.

Ele se referia ao julgamento do chamado “mensalão” no STF e aos argumentos usados até agora pelo relator Joaquim Barbosa para pedir a condenação dos acusados. Na avaliação de Barbosa, “indícios são suficientes para determinar a culpa dos réus”.

O risco que o Supremo corre no julgamento do ‘Mensalão’ é o de se deixar influenciar por uma opinião pública tomada pela emoção. É preciso jamais não esquecer que a aplicação da justiça em termos emocionais é linchamento”, disse ele numa série de ‘posts’.

Depois, concluiu: “O objetivo do julgamento do ‘Mensalão’ é nobre, mas não pode ser pretexto para condenar um partido político de esquerda e seus líderes. O ‘Mensalão’ [caixa 2] foi um grande erro, foi uma violência à democracia, mas erros não justificam outros erros contra essa mesma democracia”.

FONTE: portal “Conversa Afiada”  (http://www.conversaafiada.com.br/politica/2012/09/24/bresser-condenar-sem-provas-e-na-ditadura/). [Aspas e entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política']

Nenhum comentário: