segunda-feira, 6 de agosto de 2012

BOLÍVIA E CUBA ESTÃO NO ALVO SINISTRO DOS EUA


A Bolívia e Cuba, unidas na luta por sua independência e a integração latino-americana, são hoje alvos constantes de campanhas midiáticas e ações subversivas dos Estados Unidos, que têm dado muitas evidências de que pretendem atingir ambos os países.

Por Patricio Montesinos, em “Cubadebate”, na Espanha

Não é casual que, nesta mesma semana, as duas nações, sul-americana e caribenha, tenham sido denunciadas em informes, ou incluídas em listas arbitrárias e unilaterais elaboradas por Washington, documentos nos quais ninguém acredita, mas que têm objetivos perversos, e pretendem justificar a ação agressiva norte-americana contra La Paz e Havana.

A administração de Obama, em um informe infundado e mal intencionado do Czar antidrogas dos Estados Unidos, indicou a Bolívia como o terceiro produtor da folha de coca no mundo, e que supera a Colômbia e outros países na produção de cocaína.

A resposta do governo do presidente Evo Morales não se fez esperar, ao qualificar o texto norte-americano de mal intencionado, com claros objetivos políticos, e não ajustado à realidade.

É bem conhecido que Washington utiliza esse tema para atacar constantemente o governo de Morales, prejudicar o esforço que a Bolívia faz atualmente na luta integral contra o narcotráfico, e assim justificar sua conhecida ação subversiva contra esse país andino.

A real intenção norte-americana é manter uma guerra de desgaste que derrote o presidente boliviano, que evidentemente não é santo de devoção da Casa Branca, por sua postura anti-imperialista e em favor da unidade da América Latina.

No caso de Cuba, uma velha espinha atravessada na garganta de sucessivas administrações norte-americanas, o regime de Obama recorreu esta semana, novamente, a seu desgastado e embusteiro exercício de incluir a Ilha na lista de “Estados Patrocinadores do Terrorismo”.

Para ninguém é segredo que o verdadeiro objetivo de Washington é encobrir sua arruinada e condenada política agressiva contra Cuba, e o criminoso bloqueio econômico, comercial e financeiro que impõe ao povo e à ilha caribenha há mais de cinco décadas, e que recrudesceu nos últimos anos.

A nova demonstração da paranoia endêmica de que padecem os Estados Unidos em relação a Cuba foi respondida imediatamente pelo Ministério das Relações Exteriores da nação antilhana, que acusou o governo norte-americano de ser o primeiro patrocinador do terrorismo mundial, e utilizar o terrorismo de Estado como arma política.

A conduta adotada pela Bolívia e por Cuba, assim como outros países da região como a Venezuela, o Equador, a Nicarágua e a Argentina, de deixar de ser de uma vez por todas o quintal dos fundos de Washington, incomoda muito o império decadente, que se empenha em impedir a todo custo a definitiva independência e a integração Latino-americana.”

FONTE: escrito por Patricio Montesinos, jornalista espanhol, correspondente de “Cubadebate” em Madri. Transcrito no portal ”Vermelho”  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=190226&id_secao=7) [Imagem do google adicionada por este blog `democracia&política’].

Nenhum comentário: