quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ÁREA DO PRÉ-SAL PODE TER NOVA RESERVA GIGANTE


PERFURAÇÃO DE POÇO DESCOBERTO EM MARÇO NA BACIA DE SANTOS REVELA GRANDE COLUNA DE ÓLEO

Da agência norte-americana de notícias Reuters

“Um novo poço no pré-sal da bacia de Santos poderá se tornar uma das maiores descobertas do Brasil ao lado de campos como Lula e Guará, na mesma região.

O prospecto de Carcará, descoberto pela Petrobras em parceria com a portuguesa Galp e as brasileiras Queiroz Galvão e Barra Energia, é uma das mais significativas descobertas já realizadas no pré-sal, disse à Reuters o presidente da Barra Energia, João Carlos de Luca.

Sem citar volumes, Petrobras e sócias informaram ao mercado a existência de coluna de óleo de 400 metros no poço ainda em perfuração no prospecto de Carcará.

A descoberta em Carcará já havia sido anunciada em 20 de março, mas a continuidade da perfuração revelou enorme coluna de óleo.

Segundo uma pessoa familiarizada com o assunto, o dado mostra que o reservatório deve ser comparável a descobertas importantes, como Lula e Sapinhoá (ex-Guará).

O campo de Lula, antes denominado Tupi, possui pelo menos 5 bilhões de barris de óleo equivalente.

O tamanho da área total do reservatório, entretanto, ainda não foi apurado, segundo Luca, da Barra Energia.

"Com coluna de petróleo desse tamanho, não me surpreenderá se Carcará for um campo de Lula", disse Cleveland Jones, geólogo da UERJ.

A Petrobras é operadora do consórcio (66%) em parceria com Petrogal Brasil (14%), Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda. (10%) e Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. (10%).”

FONTE: divulgado pela agência norte-americana de notícias Reuters e publicado na “Folha de São Paulo”. Transcrito no portal da FAB (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=15/08/2012&page=mostra_notimpol) [Imagem obtida no Google e adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: