quinta-feira, 26 de julho de 2012

Tecnologia: REALIZAÇÕES E NOVOS DESAFIOS DA PETROBRAS


Centro de Pesquisa da Petrobras, no Rio de Janeiro

“Desde a sua fundação, em 1953, a Petrobras mantém estratégia tecnológica constantemente renovada e adaptada ao contexto histórico nacional e às metas de negócios da empresa. Até meados dos anos 1970, a Companhia buscou conhecer os processos de refino e adaptá-los à realidade do país. Mas, a partir de 1974, a empresa iniciou uma série de descobertas de reservas gigantes em alto-mar, na Bacia de Campos, o que alterou o cenário da indústria de petróleo e gás. Os novos desafios trouxeram a necessidade de desenvolver tecnologias inéditas no mundo para viabilizar a produção em águas cada vez mais profundas, ampliando, dessa forma, a atuação da área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa.

A descoberta dos campos do pré-sal, a partir de 2006, elevou a indústria nacional de petróleo e gás a novo patamar, com destaque internacional. O cenário se tornou favorável para a consolidação no país de ampla rede de pesquisa e desenvolvimento nesse setor, impulsionada pelos crescentes investimentos da Petrobras em P&D.

Somente no ano passado, foi investido R$ 1,5 bilhão em atividades de pesquisa, 47% a mais do que o valor destinado em 2010. O “Relatório Tecnologia Petrobras”, produzido pelo “Centro de Pesquisas & Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello” (CENPES) e divulgado neste mês, mostra essa evolução de aportes, os principais resultados de P&D e de Engenharia Básica obtidos ao longo de 2011 e as orientações estratégicas da empresa em tecnologia.

A partir de desdobramento do planejamento estratégico e do Plano de Negócios vigente, os projetos são desenvolvidos. Os investimentos em tecnologia são orientados por três eixos direcionadores.

EXPANSÃO DOS LIMITES

Compreende as linhas de pesquisa e projetos voltados para a expansão dos negócios convencionais da Petrobras, como exploração e produção de petróleo e gás natural, refino e produção de combustíveis e derivados, além de transporte e logística.

AGREGAÇÃO DOS VALORES E DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS

Inclui os projetos voltados para ampliar a diversidade de fontes de energia e diversificar a carteira de produtos oferecidos pela Petrobras. Aprimorar a qualidade e desempenho de combustíveis, lubrificantes e produtos especiais; incrementar as tecnologias para petroquímica e gasquímica; melhorias constantes de biocombustíveis; além de desenvolvimento de outras fontes de energia renováveis estão no rol desse eixo.

SUSTETABILIDADE DA INDÚSTRIA DE ENERGIA

Engloba projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados à sustentabilidade de produtos e processos da Petrobras. Nesse pilar, o objetivo é neutralizar impactos negativos ou transformá-los em benefícios ambientais e econômicos, como a conversão de resíduos e emissões em insumos que gerem valor para a indústria. Gestão de água, efluentes e emissões e eficiência energética estão contempladas.

Entre as iniciativas, destacam-se os 24 laboratórios inaugurados ou ampliados em universidades e institutos de pesquisa brasileiros, em 2011, que contaram com recursos da ordem de R$ 77 milhões nas etapas de construção e aquisição de equipamentos. As ações integram o ‘Programa Redes Temáticas’.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2012/07/24/tecnologia-realizacoes-e-novos-desafios-da-petrobras/). [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: