terça-feira, 17 de julho de 2012

A BRUXA DE CANAPI


Rosane Collor (à direita) entrevistada para o "Fantástico"

Do jornalista e escritor Leandro Fortes:

“A entrevista da ex-primeira-dama Rosane Collor no “Fantástico” [TV Globo] revela muito da disposição da velha mídia com a CPI do Cachoeira, a qual quer ver enterrada o mais rapidamente possível.

Rosane, para quem não sabe ou não se lembra, era mulher de Fernando Collor de Mello e por ele foi colocada na presidência da extinta Legião Brasileira de Assistência (LBA). Lá, ela organizou um esquema de roubo e desvio de dinheiro que escoava verbas de Brasília para os cofres da família dela em Canapi, no sertão de Alagoas.

Dinheiro destinado ao combate à seca. Agora, transmutada em “pastora evangélica”, foi à TV Globo dizer que o ex-tesoureiro Paulo César Farias tinha muita influência no governo Collor e que o ex-marido mexia com bruxaria… [...]

A estratégia de dar voz à pastora Rosane, neste momento, nada tem a ver com interesses morais, quiçá republicanos. A velha mídia quer atingir e demonizar o senador Fernando Collor para intimidá-lo na CPI do Cachoeira.

Collor investiu contra o procurador-geral Roberto Gurgel por este ter engavetado a “Operação Vegas”, que já tinha pego Demóstenes Torres, em 2009. Collor investe contra a “Editora Abril” e a revista “Veja”, e trabalha pela convocação de Roberto Civita e Policarpo Junior.

Collor, o monstro criado, alimentado e eleito pela TV Globo e pela “Veja”, em 1989... Este mundo dá mesmo muitas voltas.”

FONTE: escrito por Leandro Fortes, jornalista, professor e escritor, autor dos livros 'Jornalismo Investigativo', 'Cayman: o dossiê do medo' e 'Fragmentos da Grande Guerra', entre outros. Sua mais recente obra é 'Os segredos das redações'. É criador do curso de jornalismo on line do SENAC-DF e professor da Escola Livre de Jornalismo. Texto publicado em seu blog na revista “Carta Capital” (http://www.cartacapital.com.br/blogdoleandrofortes/) [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

3 comentários:

UARAB-UNIÃO ADEPTOS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS disse...

Existe uma tradição no Brasil de chamar de magia negra rituais ligados as religiões afro-brasileiras que cresce a medida que as diversas denominações evangélicas passam a crescer, até onde pude ouvir das declarações da ex-primeira dama todo o problema dela é dinheiro, e essas denominações conseguem transformar qualquer pessoa em milionário da noite para o dia, para isto basta se transformar em pastor ou pastora, bispo, bispa, mas madame não conta apenas com isso, precisa pedir na mídia aumento de pensão, R$ 18.000,00 não bastam para viver, precisa de muito mais, fora o risco de ampliar a "guerra santa" que é promovida diariamente contra as religiões de matrizes africanas neste país, de maneira sórdida e sorrateira somos agredidos, invadidos, prejudicados, transformados em cultuadores do diabo (q é totalmente judaico-cristão) e perseguidos por "protetores de animais" que sequer sabem corretamente o que fazemos e como fazemos. A brincadeira da Rede Globo colocando no ar as bobagens que esta mulher insana declarou pode ter péssimos resultados a nível religioso, espero que haja retratação por parte da emissora!
U.A.R.A.B.
Babalorisà Vadinho Ty Ogun
Iya Clarice Ty Oya

Unknown disse...

À UARAB,
Parece-me que vocês têm razão. Contudo, também não se deve manifestar preconceito contra a igreja evangélica (com a frase:..."transformar qualquer pessoa em milionário da noite para o dia, para isto basta se transformar em pastor ou pastora, bispo, bispa"...).
Creio que a Rede Globo deve ser instada, direta ou judicialmente, a se retratar.
Maria Tereza

Anônimo disse...

Tenho 10 grupos no facebook, um deles se chama Pensao Alimenticia, um roubo!
A mulher atual so e feminista quando lhe convem, 18 mil por mes de pensa, e quer mais.