quarta-feira, 20 de junho de 2012

Gilberto Carvalho: "VAMOS CONTINUAR CONSTRUINDO HIDRELÉTRICAS"


“Em entrevista à ‘Carta Maior’, o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, defendeu as medidas adotadas pelo governo brasileiro para enfrentar a crise econômica mundial e o modelo de desenvolvimento atualmente em curso. No plano energético, defendeu a opção pelas hidroelétricas dizendo que o país ‘ é privilegiado por ter esse recurso hídrico. “Os erros cometidos na construção dessas usinas não podem anular a necessidade e a propriedade de seguirmos construindo”, defendeu.

Gilberto Carvalho
Por Fábio Nassif e Felipe Milanez

Rio de Janeiro - O secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, concedeu rápida entrevista à ‘Carta Maior’ no domingo (17), depois de participar do debate “Democracia e Direitos” na Cúpula dos Povos. O evento ocorreu na Arena Sociambiental, uma tenda destinada para atividades de diálogo entre governo federal e sociedade.

Carvalho assistiu o público aplaudir de pé as críticas do sociólogo português Boaventura de Souza Santos às consequências do modelo de desenvolvimento adotado no Brasil. Participaram, também, José Júnior da ONG Afroreggae e a Vanessa Zettler brasileira ativista do movimento ‘Ocuppy Wall Street’.

Na entrevista, o ministro defendeu as medidas adotadas pelo governo brasileiro para enfrentar a crise econômica mundial. Carvalho disse, também, que o país é privilegiado por ter esse recurso hídrico, que é a energia mais limpa do mundo. O problema, segundo ele, é “o modo como você constrói as hidrelétricas”. “Os erros cometidos na construção dessas usinas não podem anular a necessidade e a propriedade de seguirmos construindo”, completou o ministro, que respondeu outras críticas feitas pelos movimentos sociais à construção da usina Belo Monte, falou sobre a violência no campo e fez autocrítica pela demora na regularização fundiária na Amazônia.

Assista acima a entrevista na íntegra:



FONTE: reportagem de Fábio Nassif e Felipe Milanez para o site “Carta Maior”  (http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20382)  [Imagem do Google adicionada por este blog `democracia&política’]

Nenhum comentário: