sábado, 14 de abril de 2012

Mantega: BANCOS PRIVADOS LUCRAM DEMASIADO, MAS QUEREM JOGAR CONTA NAS COSTAS DO GOVERNO...


Mantega: BANCOS PRIVADOS RETÊM CRÉDITO, COBRAM ‘SPREAD’ ELEVADO E QUEREM JOGAR CONTA NAS COSTAS DO GOVERNO

Por Daniel Lima, da Agência Brasil

“O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez duras críticas aos bancos privados no país, que, segundo ele, provocam uma retenção de crédito, cobram o maior ‘spread’ do mundo e “querem jogar a conta nas costas do governo”. Além da retenção de crédito, Mantega reclamou que os ‘spreads’ cobrados por esses bancos são “muito elevados”. O ‘spread’ é a diferença entre a taxa de captação do recurso e a cobrada dos clientes ao conceder o empréstimo.

A taxa de captação é no máximo 9,75% e, emprestando a 30%, 40%, 50%, 80% ao ano, dependendo das linhas de crédito, essa situação não se justifica. Esse ‘spread’ é o maior do mundo”, reclamou Mantega.

De acordo com o ministro, a economia brasileira tem condições jurídicas sólidas, com leis que garantem a devolução dos recursos do investidores, e inflação baixa, em torno de 4,5%. Mantega também considera boa a situação fiscal, com melhora no superávit primário e queda na dívida pública brasileira. O ministro disse, ainda, que os consumidores estão recebendo salário melhor e com vontade de consumir.

No passado, tínhamos alguma insegurança jurídica, com leis que não garantiam a devolução dos recursos. Mas, hoje, avançamos muito porque temos a “Lei de Falências” e a de “Alienação Fiduciária”, que garante os bens quando se faz um empréstimo”, disse.

Outra avanço, lembrou o ministro, é a aprovação do “Cadastro Positivo”, que lista os bons pagadores. De acordo com ele, à época da tramitação da proposta na Congresso, os bancos garantiram que, depois que o cadastro fosse aprovado, o crédito ficaria mais barato.

Para Mantega, além de reduzir o “spread”, existe a possibilidade de os bancos privados baixarem as taxas oferecidas aos correntistas. “A lucratividade dos bancos continua elevada. No ano passado, os bancos [no Brasil] ficaram entre os mais lucrativos do mundo. Acho bom isso, os bancos podem ter lucros, mas a partir de crédito, a partir de atividade de econômica de empréstimo e sem afligir o consumidor.”

O ministro criticou o presidente da “Federação Brasileira de Bancos” (FEBRABAN), Murilo Portugal, que participou terça-feira (10) de reunião no Ministério da Fazenda. Segundo Mantega, em vez de apresentar soluções como o aumento de crédito, a entidade fez cobranças de novas medidas do governo, com desonerações.

Se os bancos são tão lucrativos, eles têm margem, sim, para reduzir as taxas e aumentar o volume de crédito”, reforçou o ministro.

De acordo com Mantega, o governo tem agenda positiva permanente para melhorar as condições da economia, com medidas como o aumento da segurança na concessão de crédito pelos bancos. O ministro reclamou que, mesmo assim, as instituições financeiras, a cada vez, cobram “mais segurança e mais medidas”, além de “querer jogar a conta nas costas do governo”.

Se não tivessem lucratividade, poderíamos reduzir tributos e mexer no compulsório. Mas eles têm margem, sim, para aumentar o crédito. É possível fazer isso e vamos continuar com agenda positiva para melhorar a situação.”

Nos últimos dias, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal anunciaram redução dos juros de linhas de crédito.”

FONTE: reportagem de Daniel Lima, da Agência Brasil (edição: Juliana Andrade)  (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-04-12/mantega-bancos-privados-retem-credito-cobram-spread-elevado-e-querem-jogar-conta-nas-costas-do-govern) [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: