quarta-feira, 4 de abril de 2012

LULA É HOMENAGEADO NOS EUA E NA ESPANHA POR SUAS POLÍTICAS SOCIAIS E ECONÔMICAS


LULA RECEBERÁ PRÊMIO DA ESPANHA E DOS EUA POR COMBATE À POBREZA

POR UNANIMIDADE, LULA RECEBE PRÊMIO CATALÃO (ESPANHA) POR COMBATE À POBREZA

“O governo regional da Catalunha anunciou, na segunda-feira (2), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o vencedor do 24º Prêmio Internacional Catalunha, concedido anualmente em reconhecimento às políticas sociais e econômicas. A escolha de Lula foi unânime.

Além de ter exaltado toda a trajetória de Lula, o presidente da “Generalit” assinalou que o júri também buscou reconhecer o caráter pessoal do ex-presidente brasileiro em sua luta contra a pobreza e a desigualdade.

Depois de agradecer o prêmio, Lula anunciou que, se sua saúde permitir, estará presente na entrega do prêmio em Barcelona, prevista para o mês de junho.

O Prêmio Internacional Catalunha foi criado para reconhecer as pessoas cuja trajetória é relacionada com a promoção dos valores culturais, científicos e humanos.

PRÊMIO “FOUR FREEDOMS AWARD”, DO INSTITUTO ROOSEVELT, DOS EUA

O ex-presidente também receberá o “Four Freedoms Award”, prêmio concedido todos os anos pelo “Instituto Roosevelt” [dos EUA]. O petista será homenageado pelo combate à pobreza e à desigualdade social durante seu governo, de acordo com a entidade estadunidense. A expectativa dos organizadores é a de que Lula compareça pessoalmente à cidade holandesa de Middelburg no dia 12 de maio para receber a premiação.

[O “Four Freedoms Award” é o principal dos cinco prêmios que anualmente são concedidos pela instituição “Instituto Roosevelt”. É entregue, alternadamente, em suas sedes de Nova York (EUA) e de Middelburg (Holanda)].

[Há possibilidade de comparecimento de Lula nessas duas homenagens, pois] na semana passada, exames confirmaram o desaparecimento do tumor na laringe do ex-presidente. A doença foi descoberta no final de outubro e Lula foi submetido a sessões de quimioterapia e radioterapia.”

FONTE: portal “Vermelho” com informações da agência espanhola de notícias EFE  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=179718&id_secao=1). [Trechos entre colchetes e imagem adicionados por este blog ‘democracia&polítiva’]

COMPLEMENTAÇÃO:  (do blog “Os amigos do Presidente Lula”)

LULA RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL DA CATALUNHA 2012 PELO COMBATE À POBREZA E À DESIGUALDADE

“O presidente do governo autônomo da Catalunha, Artur Mas, anunciou na segunda-feira (2) que Luiz Inácio Lula da Silva foi o vencedor do 24º Prêmio Internacional Catalunha 2012. O prêmio é destinado a pessoas que tenham contribuído com o desenvolvimento de valores culturais, científicos ou humanos.

Lula venceu por unanimidade uma eleição que contou com 177 nomes, de 57 países. Durante o anúncio do prêmio, Artur Mas destacou o caráter do ex-presidente brasileiro, “que o permitiu enfrentar, com criatividade e coragem, a pobreza e a desigualdade”. O catalão disse ainda que a escolha de Lula foi motivada pela luta que travou durante seus dois mandatos pelo crescimento econômico do Brasil e para “erradicar a pobreza e a miséria”.

O júri, presidido pelo escritor e filósofo Xavier Rubert de Ventós, elogiou a política adotada por Lula “a serviço de um crescimento econômico justo, que colocou seu país à frente da globalização e favoreceu uma divisão mais justa da riqueza e das oportunidades”.

O presidente catalão Artur Mas também leu uma carta de Lula na qual o ex-presidente declara sua “alegria e orgulho” pelo prêmio, “uma conquista que reforça a minha convicção na importância de se lutar por uma sociedade mais justa e democrática, sem fome e sem miséria”. Lula termina a mensagem dizendo que a decisão do júri “reforça a amizade e a solidariedade entre nossos povos”.

SOBRE O PRÊMIO ESPANHOL

O Prêmio Internacional Catalunya é concedido anualmente desde 1989 a personalidades internacionais dos meios político, econômico e cultural. Homenageados anteriores incluem os ex-presidentes ou primeiros-ministros Jimmy Carter (EUA, 2010), Vaclav Havel e Richard von Weizsacker (Rep. Tcheca e Alemanha, compartido em 1995), Jacques Delors (França e União Européia, 1998); os intelectuais Edgar Morin (1994), Karl Popper (1989) e Claude Lévi-Strauss (2005); e os ganhadores do Prêmio Nobel Aung San Suu Kyi (Myanmar, 2008) e Amartya Sen (Índia, 1997).

Também recebeu o prêmio o brasileiro de origem catalã Pedro Casaldáliga, ex-Bispo de Conceição do Araguaia (2006).

FONTE da complementação: blog “Os amigos do Presidente Lula” com informações do “Instituto Lula”  (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/04/lula-recebe-premio-internacional-da.html)

4 comentários:

rickizgordo disse...

Ele não foi homenageado por sua luta contra fome ou a miséria, mais
por dar lucros astronômicos as empresas desses países.
VC é cego heim!

Unknown disse...

Rickzgordo,
Sim, concordo que Lula proporcionou melhorias na economia que permitiram grandes lucros a muitas empresas, pequenas, médias e grandes, inclusive dos EUA e Espanha. Porém, diferentemente dos governantes anteriores, também empenhou-se com marcante sucesso na diminuição da fome e da miséria no Brasil.
Se o critério para ser homenageado fosse somente proporcionar lucros astronômicos a empresas estrangeiras, FHC e Menem estariam todos os anos recebendo milhares de homenagens no Exterior.
Maria Tereza

rickizgordo disse...

Desculpe pelo "cego".Porém FHC E MENEM faliram. o lula não.

Unknown disse...

Rickgordo,
Está desculpado pelo "cega".
Você lembrou muito bem. FHC e Menem, além de nada terem feito de especial para diminuirem a fome e a miséria em seus países, praticamente faliram o Brasil e a Argentina. Lula e os Kirchner (Nestor e Cristina) reverteram a queda ao fundo do poço e recuperaram seus países, dando novo grande impulso ao desenvolvimento social e econômico.
Maria Tereza