sábado, 24 de março de 2012

POLÍCIA FEDERAL COMPROVA QUE DEMÓSTENES TORRES (SENADOR DEM) PEDIU DINHEIRO AO BICHEIRO CARLINHOS CACHOEIRA

Senador Demóstenes Torres discursa no plenário do Senado sobre sua relação com o bicheiro Carlinhos Cachoeira Aílton de Freitas (foto: O Globo)

[Obs deste blog ‘democracia&política: não entendi ainda o que faz a mídia demotucana publicar esse desconfortável problema para a oposição. Desde o início dos anos 90, ela sempre abafou fatos negativos que denegrissem a direita e seus partidos (PSDB, DEM, PPS e outros menores). Por que agora o “O Globo” publica isso? Tem alguma jogada por trás que não percebi] (Ver "Complementação" ao final desta postagem)

Do “O Globo”

GRAVAÇÕES REVELAM QUE SENADOR DO DEM SOLICITOU AJUDA PARA DESPESA DE TÁXI-AÉREO

“Gravações da Polícia Federal revelam que o senador Demóstenes Torres (GO), líder do DEM no Senado [!!!], pediu dinheiro e vazou informações de reuniões oficiais a Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, acusado de chefiar a exploração ilegal de jogos em Goiás.

Relatório com as gravações e outros graves indícios foi enviado à “Procuradoria Geral da República” em 2009, mas o chefe da instituição, Roberto Gurgel, [surpreendente e intrigantemente abafou e] não tomou qualquer providência para esclarecer o caso. O documento aponta, ainda, ligações comprometedoras entre os deputados Carlos Leréia (PSDB-GO) e João Sandes Júnior (PP-GO) com Cachoeira.

Procurador Geral da República Roberto Gurgel (teria abafado o caso? A mídia da oposição gosta muito dele, dando sempre destaque às suas posições favoráveis aos demotucanos)

O relatório, produzido três anos antes da deflagração da “Operação Monte Carlo”, escancara os vínculos entre Demóstenes e Cachoeira. Numa das gravações, feitas com autorização judicial, Demóstenes pede para Cachoeira “pagar uma despesa dele com táxi-aéreo no valor de R$ 3 mil”. Em outro trecho do relatório, elaborado com base nas gravações, os investigadores informam que o senador fez “confidências” a Cachoeira sobre reuniões classificadas como reservadas que teve no Executivo, no Legislativo e no Judiciário. Parlamentar influente [a mídia oposicionista sempre dá grande destaque a ele], Demóstenes costuma participar de importantes discussões, sobretudo aquelas relacionadas a assuntos de segurança pública.

O relatório revela, ainda, que desde 2009 Demóstenes usava um rádio Nextel (tipo de telefone) “habilitado nos Estados Unidos” para manter conversas secretas com Cachoeira. Segundo a polícia, os contatos entre os dois eram “frequentes”. A informação reapareceu nas investigações da “Monte Carlo”. Para autoridades que acompanham o caso de perto, esse é mais um indicativo de que as relações do senador com Cachoeira foram mantidas mesmo depois da primeira investigação criminal sobre o assunto. O documento expõe, também, a proximidade entre Cachoeira e os deputados Leréia [PSDB] e Sandes Júnior [PP]. Leréia [PSDB] também usava um Nextel para conversas secretas com Cachoeira.

A polícia produziu o relatório com base em inquérito aberto em Anápolis para investigar a exploração de bingos e caça-níqueis na cidade e arredores. Como não pode investigar parlamentares sem autorização prévia do Supremo Tribunal Federal (STF), a PF enviou o material à Procuradoria-Geral em 15 de setembro de 2009. O relatório foi recebido pela subprocuradora-geral Cláudia Sampaio Marques. Caberia ao procurador-geral, Roberto Gurgel, decidir se pediria ou não ao STF abertura de inquérito contra os parlamentares. Mas, desde então, [Roberto Gurgel surpreendente, intrigante e aparentemente abafou o caso e] nenhuma providência foi tomada.

No segundo semestre de 2010, a PF abriu inquérito para apurar exploração ilegal de jogos em Luziânia e se deparou com as mesmas irregularidades da investigação concluída há três anos. Procurado pelo GLOBO, Gurgel disse, por meio da assessoria de imprensa, que “estava aguardando o resultado da ‘Operação Monte Carlo’ para decidir o que fazer em relação aos parlamentares”. O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, confirmou o uso do Nextel por Demóstenes.

Segundo ele, o senador usou o telefone, mas “não se lembra” desde quando. O advogado não fez comentários sobre o suposto pedido de pagamento de despesas e o vazamento de informações oficiais.”

FONTE: jornal “O Globo”  (http://oglobo.globo.com/pais/pf-demostenes-torres-pediu-dinheiro-carlinhos-cachoeira-4390530) e blog do Noblat  (http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2012/03/23/pf-demostenes-torres-pediu-dinheiro-carlinhos-cachoeira-437216.asp). [imagem do Google e trechos em azul entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política].

COMPLEMENTAÇÃO:

[Este blog 'democracia&política' expressou acima a incompreensão do porquê de a imprensa estar noticiando agora essas notícias ruins para os "democratas" e para a própria mídia, que antes sempre dava grande destaque positivo ao senador Demóstenes Torres. Pois li agora uma explicação bem plausível escrita por Eduardo Guimarães em seu blog "Cidadania.com". Transcrevo]:

RATOS ABANDONAM NAVIO DEMÓSTENES

Por Eduardo Guimarães

“Há anos que Demóstenes “30%” Torres vem sendo cultuado pela mídia, apesar de as suas relações perigosas com o crime organizado de Goiás serem do conhecimento até da Procuradoria-Geral da República e de toda a grande imprensa desde 2009.

Sempre foi enorme o prestígio de Demóstenes entre os mais bravios pit-bulls da imprensa golpista, que, depois de a porta ter sido arrombada, assumem ares de isenção ao divulgarem o que já não haveria mais como esconder.

O simbolismo que as relações escandalosas do senador do DEM de Goiás com o crime organizado encerram, é arrasador. Não houve dia, na última década, em que ele não aparecesse em destaque na Globo, na Veja, na Folha ou no Estadão acusando adversários ou sendo incensado.

Figurinha fácil nos blogs de Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes ou Ricardo Noblat, entre outros, era sempre usado para atacar “a corrupção do PT” ou as cotas étnicas nas universidades, das quais, ao lado do sociólogo Demétrio Magnoli, é considerado o maior carrasco.

Agora, todo mundo acordou. Sabendo que a bomba estava para estourar, Globos, Folhas, Vejas, Estadões e seus blogueiros amestrados tiveram que expor o seu ex-darling em seus noticiários.

Até o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, sempre pronto a abrir investigações contra membros do governo do PT, só agora anuncia que pedirá abertura de inquérito ao STF. Por que não fez isso em 2009? Diz que aguardava o “resultado de outra investigação”…

Desde 2009!?! Não é muito tempo, senhor procurador-geral da República?

Por que só agora Veja, Folha, Estadão, Globo e seus blogueiros amestrados decidiram noticiar as “aventuras” de Demóstenes? Porque só agora a bomba estourou, ora.

Aliás, a postura laudatória a Demóstenes adotada até por seus adversários no Senado, inicialmente, mostra que o homem deve ser um arquivo vivo. Apesar de ter sido abandonado pela mídia, portanto, o mais provável é que seu caso seja abafado.”

FONTE (da Complentação): escrito por Eduardo Guimarães no seu blog “Cidadania.com”  (http://www.blogcidadania.com.br/2012/03/ratos-abandonam-navio-demostenes/).

Nenhum comentário: