sábado, 17 de março de 2012

IRÃ ACUSA EUA/OTAN DE ESTIMULAREM CULTIVO DE DROGAS NO AFEGANISTÃO


“As autoridades de controle de entorpecentes do Irã acusaram na sexta-feira (16 março) as tropas estrangeiras de ocupação no Afeganistão de terem favorecido o cultivo de drogas no país, o maior produtor de ópio do mundo, desde a ocupação em 2001 liderada pelos Estados Unidos, informou a agência oficial de notícias "IRNA".

Em reunião com Jan Kubis, representante especial das Nações Unidas para o Afeganistão, o subchefe do Departamento de Controle de Drogas do Irã, Taha Taheri, disse: "Os países ocupantes, com o pretexto de ajudar o Afeganistão, apoiaram o cultivo de drogas, com o resultado de um aumento da insegurança".

"Não há informações de qualquer operação de tropas estrangeiras contra a máfia da droga no Afeganistão, pelo menos nos dois últimos anos, e apenas no ano passado o cultivo de drogas cresceu 7%", disse Taheri, cujo país é uma das principais vias de passagem da heroína afegã com direção a Europa.

O Irã é o segundo país, depois do Afeganistão, mais prejudicado pela dependência ao ópio e à heroína, com 1,2 milhão de pessoas afetadas, e o que confisca a maior quantidade das matérias-primas para a fabricação dessas drogas no mundo, 41% do total, segundo dados do governo iraniano e da ONU.

Teerã solicitou diversas vezes ajuda internacional para combater o tráfico de drogas procedentes do Afeganistão e, em julho, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, pediu a colaboração das tropas da OTAN para lutar contra as drogas no país.

Ahmadinejad afirmou então que o Irã estava disposto a cooperar no controle do cultivo de ópio no Afeganistão, em reunião em Teerã com o diretor do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov.

"Se 10% do custo da guerra no Afeganistão fosse dedicado a controlar o ópio no país, a maior parte dos cultivos de papoula (da qual o ópio é extraído) e o tráfico de drogas poderiam ser controlados", disse Ahmadinejad.

Segundo números da UNODC, 92% dos opiáceos produzidos no mundo que não possuem uso farmacêutico procedem do Afeganistão, que atualmente dedica mais espaço ao cultivo da papoula branca que a América do Sul ao cultivo da coca.

Além disso, o Afeganistão, segundo esse organismo, é agora o maior produtor de haxixe do mundo.

O país recebe, segundo a UNODC, cerca de US$ 4 bilhões anuais de drogas ilegais, dos quais uma quarta parte pertence aos cultivadores, e o restante são repartidos pelas autoridades locais, organizações rebeldes, grupos armados e traficantes que transportam o material ao exterior.”

COMPLEMENTAÇÃO deste blog ‘democracia&política:

A referida acusação do Irã tem sustentação. Desde o início da vida deste blog, já manifestamos nossa estranheza por fatos incoerentes sobre o Afeganistão. Em 22 de março de 2008, poucos dias após inaugurado o blog, assim externamos (http://democraciapolitica.blogspot.com/2008/03/fatos-muito-estranhos-na-guerra-dos-eua.html). Há dois meses, em 3 de janeiro deste ano, na postagem intitulada “HEROIS NORTE-AMERICANOS E HEROÍNA AFEGÔ  (http://democraciapolitica.blogspot.com/2012/01/herois-norte-americanos-e-heroina-afega.html), novamente expressamos perplexidade por fatos surpreendentes. O enigma continua indecifrável se dele excluirmos a hipótese de diabólica política externa dos EUA.  

Plantações protegidas (?) pelos EUA/OTAN. Aparece um lavrador "terrorista" afegão

Nos EUA, no Brasil e em boa parte do mundo, são muito difundidas na mídia imagens e histórias de soldados norte-americanos que, "pela Humanidade", sacrificam suas vidas para levar a "liberdade" e a "democracia" ao Afeganistão. Os jornais e TVs mostram solenidades em que orgulhosas famílias recebem de volta os seus filhos “herois” em caixões cobertos com a “sagrada” bandeira dos EUA.

Porém, muitas coisas "não batem".

A GUERRA DOS EUA CONTRA O AFEGANISTÃO

Já era conjecturado pela imprensa, nos EUA e no exterior, muito antes do ataque terrorista de 11/09/2001 às torres gêmeas de Nova Iorque, que o Afeganistão seria invadido por tropas norte-americanas em futuro próximo.

O PETRÓLEO

Um dos motivos desse ataque prenunciado foi o fato de a região da Ásia Central abrangida pelos países Cazaquistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Turcomenistão ter sido identificada como possuindo reservas de petróleo e gás maiores que as do Golfo Pérsico.

Por seu interesse no petróleo e gás da região, os EUA já haviam ajudado o regime Talibã e Osama Bin-Laden a combaterem a União Soviética no Afeganistão, país vizinho àquela rica região petrolífera e caminho natural para o melhor escoamento da planejada produção petrolífera.

O Afeganistão é importantíssimo como solução geográfica mais barata para o transporte daquelas riquezas. Será muito menos custoso passar oleodutos e gasodutos por seu território, até o porto na área marítima do Paquistão junto ao Oriente Médio, do que a solução manifestada pelos russos, de estendê-los até o Mar Negro.

Segundo a imprensa, vários grupos dos EUA (Chevron, Conoco, Texaco, Mobil Oil e Unocal) já estavam na década de noventa com investimentos adiantados no Afeganistão para aquela exploração.

O regime afegão Talibã, todavia, veio a se negar a autorizar a passagem pelo Afeganistão do oleoduto e do gasoduto, os quais já estavam iniciados pela empresa norte-americana Unocal. Essa negação causou a interrupção da obra em 1998. Naquele ano, em 20/08/1998, de surpresa, à noite, os EUA atacaram com mísseis de cruzeiro e aviões uma região daquele país “suspeita de abrigar possíveis terroristas”. (OBS: esse ataque já foi mencionado por este blog no artigo intitulado “Ataques dos EUA contra Granada, Somália, Sudão e outros”, postado em 15 de março 2008: http://democraciapolitica.blogspot.com/2008/03/3-parte-da-srie-o-brasil-e-as-guerras.html).

Desde então, volta e meia surgiam artigos em jornais e revistas, em várias partes do mundo, abordando novo e iminente ataque militar dos EUA ao Afeganistão. Talvez, o ataque terrorista de 11/09/2001 em Nova Iorque tenha sido o valioso e oportuno pretexto (acidental?) para aquela já planejada ação militar norte-americana no Afeganistão.

COISAS MUITO ESTRANHAS - O NARCOTRÁFICO

Nem tudo, no entanto, era assim facilmente previsível ou imaginável. Além do atentado de 11/09/2001, sempre achei que havia no ar coisas muito mais estranhas, incoerentes.

Por exemplo: o regime Talibã banira do Afeganistão o cultivo do ópio, do qual é extraída a heroína. A produção caiu a zero em julho de 2001, dois meses antes do atentado às torres gêmeas de Nova Iorque. O comércio mundial daquele produto, que somente nos EUA já movia mais de dois bilhões de dólares por ano, ficou arrasado, com preços disparando, inviabilizando a sua comercialização e causando o desespero dos seus comerciantes, dos políticos por eles financiados e dos consumidores, principalmente os norte-americanos.

Alguns meses depois da invasão norte-americana, na caça ao terrorista Bin Laden, os EUA devastaram com poder impressionante o Afeganistão, com milhões de toneladas de bombas e mísseis moderníssimos. Até o seu subsolo, suas cavernas, suas montanhas foram explodidos por novas e poderosas bombas que tudo esfarinhavam como grande terremoto.

Aquele país atacado, cujos progresso e infraestrutura o assemelhavam ao interior do Piauí, e o seu centro comercial era semelhante a uma feira livre da periferia de Caruaru, foi completamente destroçado, com dezenas de milhares de civis afegãos mortos. Até hoje, está totalmente ocupado pelas numerosas, modernas e poderosíssimas Forças Armadas dos EUA e de seus aliados.

Contudo, o surpreendente e incompreensível para mim é o Afeganistão, mesmo policiado palmo a palmo por forças que se intitulam com o nobre direito de combater o terror e o narcotráfico no mundo, ter rapidamente recuperado, e gigantescamente aumentado, a lavoura, a produção e a exportação do ópio, hoje já respondendo por quase 100% da produção mundial. Os preços e o suprimento da heroína já baixaram e estão normalizados nos EUA e nos demais grandes mercados consumidores.

Em 2008, o comércio de narcotráfico (heroína e outros) movimentou 1,75 trilhões de euros no mundo.

Fico perplexa, nada entendendo.

Apenas para exemplificar mais ainda esse incongruente quadro, relembro trechos de um artigo da BBC Brasil, de 03/09/2006, que tratou desse surpreendente e exponencial crescimento da produção de papoula, ópio e heroína após a invasão norte-americana:

“CULTIVO DE ÓPIO NO AFEGANISTÃO AUMENTA 59% NO ANO” (2006)

Da BBC:

“O cultivo de papoulas no Afeganistão - matéria-prima para a produção de ópio - deverá aumentar 59% neste ano [2006], representando 92% da produção mundial da droga", de acordo com as Nações Unidas.

(...) “O narcotráfico no Afeganistão, estimado em US$ 2,7 bilhões, responde por cerca de um terço da economia do país.” (atualização deste blog: em 2008, 57% do PIB afegão proveio da heroína, segundo "UOL Mídia Global", 02/04/2008).

Vejamos outro artigo, da “Folha Online”, em 05/03/2007:

“ONU RELATA AUMENTO DO TRÁFICO DE ÓPIO NO AFEGANISTÃO” (2007)

“O cultivo de papoula –matéria-prima do ópio-- poderá se expandir no Afeganistão em 2007 após uma safra recorde em 2006, afirmou a agência da ONU que investiga drogas. O relatório da ONU destaca o fracasso de iniciativa internacional que luta contra o tráfico de narcóticos crescente no país.

A “Agência para Drogas e Crimes” da ONU (UNODC) prevê aumento da papoula em províncias afegãs, inclusive Helmand, no sul, onde há a mais extensa área de cultivo no país.”

(...) "A pesquisa deste inverno sugere que o cultivo de ópio no Afeganistão em 2007 poderá superar a colheita recorde de 165 mil hectares em 2006", afirmou o diretor executivo da UNODC”.

CULTIVO

(...) Segundo a ONU, o cultivo de papoula ocorre em 100% dos vilarejos visitados na Província de Helmand e em 93% das vilas da Província vizinha de Candahar (ex-bastião do Talibã).”

Por que relembrei essas postagens? Porque li (2 jan 2012), no site “DefesaNet”, que me parece ser porta-voz dos interesses judaico-americanos e do complexo industrial-militar dos EUA/Israel, o seguinte artigo, onde a OTAN faz afirmações inverossímeis totalmente incoerentes com as avaliações da ONU. Parece-me gozação, escárnio da OTAN:

OTAN: “LUTA CONTRA NARCOTRÁFICO NO AFEGANISTÃO FOI BEM-SUCEDIDA [sic!!!]

“A luta contra o narcotráfico no Afeganistão é um sucesso graças às "incríveis" apreensões realizadas em 2011, considerou em uma coletiva de imprensa na segunda-feira (2/1/12) Carsten Jacobson, porta-voz da ISAF, a coalizão militar estrangeira dirigida pela OTAN.

"O tráfico de entorpecentes tem sido um fator chave para o financiamento dos insurgentes, mas essa fonte de renda diminui. As forças de segurança afegãs, com seus associados da ISAF, capturaram “quantidades incríveis” de drogas ilícitas e de material vinculado, em 2011 em relação a 2010", comemorou Jacobson.

As apreensões de ópio aumentaram 13% e as de haxixe 59%, enquanto as de maconha e de morfina se multiplicaram por 12 e 10, respectivamente, segundo estatísticas da ISAF, que não comunicou as quantidades confiscadas.

"As operações antidrogas afetam com sucesso as capacidades dos insurgentes para transformar o ópio em heroína. Em 2012, continuaremos sufocando as rendas geradas pela venda de drogas ilícitas", afirmou o porta-voz da ISAF.

No entanto, o otimismo da OTAN deve ser relativizado, já que o Escritório das Nações Unidas contra a droga e o crime (UNODC) indicou, em outubro 2010, que a produção de ópio no Afeganistão aumentou de maneira importante (+61%) em 2011 em relação a 2010, quando havia diminuído devido à presença de um parasita.

Para 2011, a UNODC considera a produção potencial em 5.800 toneladas, contra 3.600 toneladas em 2010, com leve aumento das superfícies cultivadas (+7%) em relação a 2009 e 2010, para se estabelecer em 131 mil hectares em 2011.

Depois de leve queda da parte afegã na produção global de 2010, o Afeganistão deverá representar, mais uma vez, 90% da produção mundial de ópio, com o sul do país, principal região afetada pela insegurança, representando 78% deste total, segundo a UNODC.”

Tudo muito estranho...”

FONTE: a 1ª parte foi publicada ontem (15 março 2012) no portal UOL com informações da agência espanhola de notícias EFE  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=178318&id_secao=9). A complementação (em azul) foi elaborada por este blog ‘democracia&política’ e postada em 3 de janeiro deste ano, sob o título “HEROIS NORTE-AMERICANOS E HEROÍNA AFEGÔ  (http://democraciapolitica.blogspot.com/2012/01/herois-norte-americanos-e-heroina-afega.html)

3 comentários:

Probus disse...

Quem é irado com esta historinha do Ópio afegão CONTROLADO pela OTAN é o Kremlin, em 2010, 33.000 russos morreram decorrente ao consumo de HEROÍNA, "suspeita-se" que o Kremlin "suspeita" que a OTAN está infiltrando HEROÍNA na Rússia através da MÁFIA russa propositalmente, assim, a OTAN ganha duas vezes numa guerra IMUNDA demais!!
Há muito o RIANOVOSTI publica artigos sobre o assunto. Aguardemos os pronunciamentos de Vladimir Putin em breve. Depois, dizem que a guerra "é fria" e que ela acabou, ela agora vai ficar morninha de novo. Eu ainda acho que, quem vai tirar a máscara da OTAN de uma vez por todos será Vladimir Putin, aí, teremos as Ilhas Malvinas de volta com a saída dos invasores piratas britânicos colonizadores do Arquipélago Argentino. Já chega eles estarem entre a África e nós através de Ascensão, Santa Helena, Tristão da Cunha e Gough, eles não, a OTAN através deles, de olhos bem abertos na ANTÁRTICA e na Rota América do Sul África.

20/12/2009: Afeganistão: A tempestade perfeita de drogas e terrorismo

http://port.pravda.ru/mundo/20-12-2009/28525-afeganistaotempestade-0/

Unknown disse...

Probus,
Não me surpreenderia se a hipótese russa sobre a heroína afegã que você apresentou estiver correta, pois é coerente com o estranho quadro descrito na postagem acima.
Quanto a Putin derrotar a OTAN/EUA em guerra morna, creio que seria conflito tão grande que nem mesmo a internet e este blog sobreviveriam.
Maria Tereza

Probus disse...

Ah, quanto a Guerra Morna, não é Guerra, Guerra... é a peculiar sutileza de Putin que eu me refiro. Agora, onde poderá ser quentinha é bem longe de nós e, é entre Cachorro Grande, no ÁRTICO.
O "Poder de Dissuasão" que o Putin tem em mãos lhes será de grande trunfo e, o Putin pode ser TUDO de RUIM, mas NUNCA foi um PIRATA. Aguardemos o final de 2012.

20/03/2012: Moscou, sarcástica, sobre o Afeganistão de Obama

Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2012/03/moscou-sarcastica-sobre-o-afeganistao.html