sexta-feira, 16 de março de 2012

França: O PALANQUE DA CRISE MUNDIAL


Nicolas Sarkozy e François Hollande
Por Saul Leblon

“As eleições presidenciais de abril na França constituem bom mirante do debate político reaberto pelo esfarelamento da ordem neoliberal. Mal ou bem, a França continua a ser uma das fornalhas intelectuais da humanidade; cumpre agora o papel de palanque da crise mundial.

Três programas se entrecruzam na disputa francesa.

A 'Frente de Esquerda', liderada por Jean-Luc Mélenchon, procura dar coerência sistêmica às agendas amadurecidas em três décadas de lutas contra a supremacia das finanças desreguladas.

Jean-Luc Mélenchon
A 'França Forte', de Sarkozy, empresta o lema da república colaboracionista de Vichy para dobrar a aposta no mercadismo e não hesita em revestí-lo com camadas de xenofobia nacionalista - último recurso da direita antes de sacar os fuzis.

Nicolas Sarkozy
E, finalmente, o PS, de Hollande. Este, talvez, enfrente o teste mais difícil de todos: ressuscitar a credibilidade na via eleitoral para o socialismo, em meio a um cenário de terra arrasada da ordem neoliberal, da qual a socialdemocracia européia foi cúmplice e parceira, restando como a sua principal vítima ideológica.

François Hollande
As idéias progressistas perderam hegemonia na França bem antes da crise de 2008 [...]. Nos últimos 30 anos, o projeto de construção do socialismo pela via eleitoral foi descaracterizado até se tornar um oxímoro com a rendição do governo Miterrand ao credo dos mercados. Eleito em 1981 - seria reeleito em 1988, falecendo em meio ao mandato, em 92 - Miterrand chegou ao palácio do Champs Elysées no contrapé da maré conservadora, a partir da crise do petróleo.

No mesmo ano, Reagan ascenderia à Casa Branca e Tatcher já empunhava o porrete neoliberal há três anos na Inglaterra. Assim emparedado, Miterrand cedeu ao torniquete conservador tornando-se o símbolo trágico da baldeação socialdemocrata aos imperativos dos “livres mercados” [sic]. As últimas pesquisas do pleito francês indicam que a extrema direita tem cedido votos à Sarkozy, em número suficiente para ombreá-lo a Hollande, mas Mélenchon conquistou preciosos 10% do eleitorado, o que lhe dá peso importante no 2º turno em eventual composição com o PS.

O programa socialista ergue pontes que permitem a pavimentação de uma frente de esquerda ampliada, capaz de fazer jus a esse nome. Entre outros ítens, prevê 75% de taxação sobre ganhos acima de um milhão de euros; defesa das empresas públicas e rigorosa subordinação das finanças aos interesses da economia e da sociedade.

Pode ser apenas o canto do cisne de um centro espremido pela radicalização da crise global. Mas a eventual aliança entre Hollande e Mélenchon em torno de alternativa consistente à farra mercadista tem peso para irradiar um “aggiornamento” socialista em outras latitudes partidárias. Inclusive nas fileiras do PT brasileiro.”

FONTE: escrito por Saul Leblon no site “Carta Maior”  (http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=6&post_id=917) [imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: