quarta-feira, 28 de março de 2012

DEMANDA ALTA POR ESTALEIROS PREOCUPA, diz Graça Foster (Petrobras)

Estaleiro “Atlântico Sul”

Por Maria Cristina Frias, Valdo Cruz e Denise Luna na "Folha de São Paulo"

PRESIDENTE DA PETROBRAS LAMENTA A SAÍDA DA SAMSUNG DO ESTALEIRO “ATLÂNTICO SUL”

Ao justificar [aparente] lentidão no investimento em etanol, executiva afirma que estatal não entra para perder dinheiro

“Graça Foster lamenta a saída da Samsung do estaleiro “Atlântico Sul” porque os sócios terão que buscar outro provedor, o que pode atrasar os projetos.

Mas não é só isso que tira o sono da presidente da Petrobras: "Todos os estaleiros me preocupam, até os que têm tradição, porque vão ficar lotados", afirmou, prevendo, ainda, que alguns novos ficarão pelo caminho.

-Folha - Muito se fala do risco de os estaleiros aqui dentro [do Brasil] não conseguirem cumprir os prazos de entrega de sondas para a estatal. Como resolver esse problema?

Graça Foster - As 40 sondas que teremos até o fim deste ano não foram feitas no Brasil e todas atrasaram. Se pegar o atraso de cada sonda, uma atrasou um mês, outra dois meses, e por aí vai.

Se somar tudo, atrasaram 36 meses nos últimos dois anos, com conteúdo local zero. Isso porque o mercado está muito aquecido.

-Circula a informação de que a crise no “estaleiro Atlântico Sul” (PE) vai demandar intervenção da Petrobras no processo para garantir prazos.

Na verdade, não é uma intervenção da Petrobras. Tenho de saber onde vão ser construídas essas sondas.

Então, se algo não me dá a segurança de que objetivamente terei as sondas, a Petrobras age como uma cliente direta da “Sete Brasil” [empresa responsável pelos contratos para construção das sondas] e indireta do estaleiro.

-Para a Petrobras, foi boa a saída da Samsung?

Não é possível fazer estaleiro sem um provedor de tecnologia e sem uma empresa que possa ou não ser a dona do projeto.

Eu lamento a saída da Samsung pelo fato de que outro vai ter que entrar para eu continuar acreditando que vai ser possível fazer a sonda.

-E a senhora está com segurança nesse processo?

Quem tem de ter segurança nesse projeto é a “Sete Brasil”, que eu contratei e tem uma data para entregar a sonda. Vou cobrar dela, não me calarei, e cobrarei do estaleiro também, como tenho feito.

Eles estão buscando um novo sócio. Eu gostaria que tivesse tudo sido resolvido com aquele, não porque é a Samsung, tanto faz para mim, tem que ser um provedor de tecnologia experiente.

A Samsung é uma das maiores provedoras de sondas do mundo, muito bem, parabéns para ela, mas tem de gostar do Brasil.

-Além do estaleiro Atlântico Sul, algum outro tira o seu sono?

Todos. Todos os estaleiros me preocupam, até aqueles que têm tradição. Você vai para Angra e há estaleiros que sabem fazer o projeto tecnológico, têm a gestão do estaleiro, mas esses estaleiros também me preocupam, porque a tendência é que, cada vez mais, tenham mais encomendas e fiquem lotados.

-A presidente Dilma fala da necessidade de aumentar a produção de etanol. A Petrobras tem um programa já há alguns anos que não decolou. Vocês vão acelerar essa produção para equilibrar o consumo de gasolina no país?

Para nós, é bom ter etanol e ficar com menos exposição à gasolina. Agora, neste ano de 2012, assim como foi 2011, estamos sendo bastante punidos pelas próprias transações do mercado.

A Petrobras entra no mercado e o que estava valendo 10 vira 15. Por 15, não retorna meu capital empregado, então a gente não vai entrar de cabeça para perder dinheiro em hipótese alguma.

-Isso é o que está segurando maior participação da Petrobras em etanol?

Isso. É uma sede muito grande de ir ao pote e achar que a gente vai entrar porque tem de entrar. Não vai entrar. Vai entrar porque é um negócio. Então, o etanol é importante para nós, para minimizar nossa exposição à paridade do preço internacional. O negócio é assim mesmo.

-Então ficamos sem etanol...

Não estou dizendo isso, a Petrobras não desiste jamais. Se desistisse, não teríamos chegado aonde chegamos. É uma questão de balcão, de interação com o mercado.”

FONTE: reportagem de Maria Cristina Frias, Valdo Cruz e Denise Luna na Folha de São Paulo  (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/33253-demanda-alta-por-estaleiros-preocupa-diz-graca-foster.shtml) [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: