sexta-feira, 23 de março de 2012

ARTILHARIA ANTIAÉREA NO BRASIL – RECEBIMENTO DO RADAR "SABER"


“Caxias do Sul (RS) – No dia 7 de março, o 3º Grupo de Artilharia Aantiaérea recebeu, do Arsenal de Guerra de São Paulo, o Radar “SABER M60”. O “SABER M60” tem capacidade de detecção a baixa altura e pode ser montado e colocado em operação completa em menos de 15 minutos por apenas três soldados.

Com tecnologia 100% brasileira, o sistema permite rastrear e acompanhar até 40 alvos simultaneamente, de forma automática ou manual, em raio de até 60 quilômetros e a altitudes de até 5 mil metros, tanto para aeronaves de asa fixa (avião) como de asa rotativa (helicóptero). É capaz de detectar alvos que voam em baixíssima velocidade - a partir de 32 Km/h para aviões - e detecta helicópteros ainda em voo pairado.

O radar identifica o alvo desejado, processa as informações e transmite, em tempo real, a um “Centro de Operações de Artilharia Antiaérea”, integrante do “Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro”. Fornece a localização exata de cada aeronave sobrevoando a área vigiada, bem como sua identificação, classificando os alvos de acordo com o tipo, diferenciando aviões de helicópteros.

O radar “SABER M60” possui as mesmas funções de um radar de grande porte de aeroporto e oferece custo mais baixo e capacidade de rastreamento, mesmo em ambientes como a densa floresta amazônica. Essa capacidade permite seu uso na proteção de pontos e áreas sensíveis, como indústrias, usinas, instalações governamentais e locais de eventos importantes, como conferências de chefes de Estado ou competições esportivas internacionais.”

FONTE: publicado no site “DefesaNet” com dados do Exército Brasileiro (http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/5273/3º-Grupo-de-Artilharia-Antiaerea-–-Recebimento-do-radar-SABER).

Nenhum comentário: