sábado, 25 de fevereiro de 2012

PETROBRAS DESCOBRE PETRÓLEO LEVE EM “CARIOCA SELA”, NA BACIA DE SANTOS


A Petrobras comunica que comprovou a ocorrência de petróleo leve em águas ultraprofundas da Bacia de Santos, no bloco BM-S-9, nos reservatórios do pré-sal.

O novo poço, 3-BRSA-1023 (3-SPS-85), denominado “Carioca Sela”, localiza-se na área de avaliação do 1-SPS-50 (“Carioca”), a 4,5 Km do poço descobridor. Nesse novo poço, distante cerca de 270 km da costa do Estado de São Paulo, foi recuperado óleo de 27 graus API, em profundidade de 2.149 metros.

A descoberta foi comprovada por amostragem de petróleo em teste nos reservatórios localizados na profundidade aproximada de 5.250 metros.

O consórcio formado pela Petrobras (45% – operadora), BG Group (30%) e Repsol Sinopec Brasil (25%) dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação das jazidas descobertas nessa área, incluindo a perfuração de novos poços, conforme o ‘Plano de Avaliação’ aprovado pela ‘Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis’ (ANP).”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras  (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2012/02/23/petroleo-leve-em-carioca-sela-na-bacia-de-santos/#more-50848)

COMPLEMENTAÇÃO:

PESSIMISMO: A PETROBRAS RESPONDE COM PETRÓLEO
Por Brizola Neto

Todo mundo leu, nos últimos dias, análise sobre análise a respeito da “desastrosa” situação da Petrobras.

Os desinformados, se levassem em conta as notícias e análises dos jornais, iriam achar que, dentro em pouco, as ações da empresa iriam ser vendidas a peso, como papel velho.

Conversa. A pressão é para que o Governo reabra os leilões e, de preferência, os leilões do pré-sal.

Argumentam com a “pressa”. Pressa de que? De exportarmos mais petróleo bruto? De poços perfurados com equipamentos estrangeiros, por empresas estrangeiras, levados nos porões de embarcações estrangeiras, para refinarias estrangeiras?

O que é que isso tem a ver com as nossas necessidades de país?

Olhe o mapa aí acima, dos poços em perfuração, em acabamento e em teste. Estão distribuídos numa área que tem mais petróleo do que tudo o que já se havia encontrado em todo o país, em todos os tempos.

O que está marcado em vermelho é o “Carioca-Sela”, onde quinta-feira (23) se comunicou a descoberta de petróleo leve, de alta qualidade. É o segundo poço bem sucedido em pouco mais de dois meses, naquele campo, pois em dezembro saiu óleo leve da perfuração do poço de “Abaré”.

É só olhar o diagrama e ver o quanto há por furar e encontrar de petróleo, até porque o índice de sucesso dos poços na região chega próximo de 100%. Nem sequer se completou a exploração do primeiro arco-alvo.

É para isso que a Petrobras está comprando aqui sondas e montando aqui navios-plataforma, que poderia trazer prontos, até mais rápido, do exterior.

Mas que não gerariam um mísero emprego e uma linha de conhecimento tecnológico aqui no Brasil.

Ah, mas e o “curto prazo”?

A Petrobras está a um triz de atingir a produção de 2,5 milhões de barris diários em território brasileiro. Em janeiro, faltaram apenas nove mil barris para isso, com a entrada em produção de novos poços nas plataformas P-57, no Espírito Santo; da P-56, no campo de Marlim Sul, em Campos; e com os testes de de um poço operado pelo navio plataforma FPSO Cidade de Rio das Ostras, feito aqui, também lá em Campos.

A Bacia de Santos, a mais promissora área do pré-sal, ainda não produz sequer 5% dessa quantidade. E, daqui a dois anos, é de lá que virá um quarto de nosso petróleo.

A “pressa” desse pessoal é como aquela história de que o tempo é dinheiro. No caso, o dinheiro do nosso petróleo para eles.

É por isso que eles se apressam em enganar os trouxas.”

FONTE (do texto complementar): escrito por Brizola Neto em seu blog “Tijolaço”  (http://www.tijolaco.com/pessimismo-a-petrobras-responde-com-petroleo/).

2 comentários:

Probus disse...

É MAIS uma PROVA que NÃO EXISTE ESTADO PRODUTOR, quem PRODUZ é uma ESTATAL CUSTEADA por TODOS os braSileiros, a PETROBRAS.
Então, porque os SEGREGADORES OPORTUNISTAS CARIOCAS recebem ROYALTIES???
Tá na hora do RIO de JANEIRO DEVOLVER(COM JUROS e CORREÇÃO) o que ROUBA de TODA a NAÇÃO.

É a tal da POLÍTICA do CAFÉ COM LEITE da VELHA REPÚBLICA, hoje, INCENTIVADA pelo PT (Partido das Toupeiras).

Em 2014, VOTE CERTO, Eduardo Campos PRESIDENTE.

Unknown disse...

Probus,
Acho que você tem razão, parcialmente.
Imaginemos o seguinte: mesmo que todos os moradores de uma cidade sejam acionistas da Petrobras, se o imenso e complexo trabalho da empresa é dentro da casa de um carioca, por que somente todo o bairro, toda a cidade receberia a indenização, o royalty? Dentro dessa metáfora, há sentido em dizer que uma parte dos royalties deve também ir para as ruas do bairro (pavimentação, iluminação, água, esgoto etc) que recebem o fluxo de trabalhadores que vão agir e impactar dentro da casa do carioca que, inclusive, participa muito do esforço. Milhares de operários usam os banheiros da casa, sujam de barro e óleo as paredes, bebem água na varanda e cozinha.
Os acionistas da empresa, receberão os dividendos dos lucros da atividade.
Quanto a Eduardo Campos, simpatizo com a ideia, mas quanto a vários dos demais dirigentes do PSB, tenho inibidoras ressalvas.
Maria Tereza