segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

IRÃ REDUZ EXPORTAÇÃO DE PETRÓLEO PARA A FRANÇA E O REINO UNIDO


IRÃ ANUNCIA REDUÇÃO DA EXPORTAÇÃO DE PETRÓLEO PARA A FRANÇA E O REINO UNIDO

“O governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, anunciou ontem, domingo (19), a redução na venda de petróleo para a França e o Reino Unido. A decisão já passa a valer, segundo as autoridades iranianas. O ministro do Departamento de Relações Públicas, Ali Reza Rahbar, lembrou que, no começo deste mês, o ministro do Petróleo, Nikzad Rostam Qasemi, já havia comunicado a decisão.

Rahbar disse, ainda, que a decisão não afetará negativamente a economia do Irã. "Nós temos nossos próprios clientes e empresas britânicas e francesas podem ser substituídas por outras empresas", disse ele, ressaltando que as exportações de petróleo para a Europa representam 18% do total de vendas do Irã.

No último dia 16, o diretor do Departamento Europa do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Hassan Tajik, disse que, por “razões humanitárias”, o governo iraniano não suspenderá imediatamente a venda de petróleo para seis países europeus. Ele se referiu aos impactos do rigoroso inverno na Europa que registra baixas temperaturas. A ideia é que a medida passe a valer a partir de julho.

Na semana passada, as autoridades iranianas convocaram separadamente os embaixadores em Teerã de seis países europeus: França, Itália, Espanha, Grécia, Portugal e Holanda. Segundo a televisão estatal, esses países foram informados da intenção do governo iraniano de rever a venda de petróleo a eles.

Após a divulgação da decisão do governo iraniano, o preço do barril do petróleo sofreu leve aumento, reforçando as preocupações sobre o fornecimento de energia aos europeus, apesar da garantia da Arábia Saudita, primeiro exportador mundial, de compensar a redução das exportações iranianas.

Segundo país produtor da “Organização dos Países Exportadores de Petróleo” (OPEP), o Irã vende pouco mais de 20% de sua produção (cerca de 600 mil barris por dia) para a União Europeia, especialmente Itália, Espanha e Grécia. A reação é uma resposta à pressão dos europeus para aumentar as sanções ao Irã devido ao programa nuclear [pacífico, para energia elétrica e fins medicinais] desenvolvido no país.”

FONTE: Agência Brasil, com informações da agência estatal do Irã, IRNA  (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-02-19/ira-anuncia-reducao-da-exportacao-de-petroleo-para-franca-e-reino-unido) [imagem do Google e trecho entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

3 comentários:

Probus disse...

"Quem me vê parado, distante, garante que eu não sei sambar, tô me guardando pra quando o carnaval chegar" parece até uma frase do Vladimir Putin.

Que os PIRATAS da OTAN aguardem, ele voltará como NUNCA!!!

"...Temos o que aprender com os brasileiros na

prospeção geológica,

perfuração e

produção de petróleo”, diz o cientista. De acordo com

Martinov, a

Rússia deve cooperar com o

Brasil em

matéria de

produção e refinação de petróleo e

não se limitar à

prestação de serviços.

O cientista não exclui que o exemplo da

UTair no

mercado brasileiro seja

seguido por companhias de

petróleo russas.

Fonte: Gazeta Russa

http://planobrasil.com/2012/02/20/operadora-russa-de-helicopteros-planeja-joint-venture-no-brasil/

Probus disse...

É carnaval no Oriente Médio TAMBÉM??

Navios do Irã alcançam a Síria e China alerta sobre guerra civil

http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2012/02/20/navios-do-ira-alcancam-a-siria-e-china-alerta-sobre-guerra-civil.jhtm

- - - - -

Irã realiza manobras antiaéreas para defender instalações nucleares

http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2012/02/20/ira-realiza-manobras-antiaereas-para-defender-instalacoes-nucleares.jhtm

- - - - -

Putin promete rearmamento da Rússia 'sem precedentes'

http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2012/02/20/putin-promete-rearmamento-da-russia-sem-precedentes.jhtm

Unknown disse...

Probus,
Essas notícias são importantes. Não as havia lido. Obrigada.
Maria Tereza