quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

EUA CRIAM OUTRA BASE NAVAL NO CARIBE E REFORÇAM AÇÃO IMPERIALISTA


“Os Estados Unidos buscam garantir interesses próprios no Caribe e avançarão sua política imperialista na região com a instalação de uma base naval na República Dominicana, denunciou na terça-feira (21) o canal “Russia Today” (RT).

Washington planeja construir uma base naval na ilha Saona, no extremo sudeste dominicano, com um forte, quartéis e outras instalações militares, com investimento de um bilhão e meio de dólares, comentou a versão em espanhol do RT.

O polítólogo Sandino Astúrias declarou ao canal de televisão russo que o argumento oferecido pelo Comando Sul estadunidense de lutar contra o narcotráfico é só uma justificativa para garantir interesses da Casa Branca na região.

Além disso, isso busca justificar a presença bélica norte-americana na região, pois "não temos visto a efetividade no combate militar ao tráfico de drogas na área", destacou.

De fato, a luta contra o narcotráfico, com essa lógica de intervenção militar preventiva na Colômbia, América Central e Caribe, para nada tem detido o tráfico de entorpecentes, comentou.

O objetivo consiste em aumentar suas posições militares na área, tanto para garantir o controle de recursos naturais na zona caribenha, como para atuar em qualquer conflito, se fosse o caso, estimou Astúrias.

Na segunda-feira (20), ao menos 14 partidos e organizações sociais na República Dominicana se pronunciaram contra a construção da mencionada base naval estadunidense.”

Principais bases militares dos EUA pelo mundo

FONTE: site “Prensa Latina”. Transcrito no portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=176172&id_secao=7) [Imagens do Google e título adicionados por este blog ‘democracia&política’].

3 comentários:

iurikorolev disse...

Conversei recentemente com um piloto da FAB na 2a guerra (está bem velhinho, mas muito lúcido !).
Ele disse que os EUA não queriam sair da base de Natal depois da guerra.
Queria saber quando eles vão sair da Colombia. E os ingleses das Malvinas.
Espero viver para ver isso.

Unknown disse...

Iurikorolev,
Realmente, o idoso piloto está lúcido. Vê o mundo com realismo que muitos mais jovens não têm (ele deveria ter uns vinte e poucos anos na época da II GM, portanto, hoje deve ter quase 90 anos). Espero chegar lá e também lúcida.
Maria Tereza

Probus disse...

Inaugurações impulsionam Programa Nuclear da Marinha

Brasília, 17/02/2012 — O Programa Nuclear da Marinha ganhou impulso com a inauguração, ontem (16/01), da Unidade Produtora de Hexafluoreto de Urânio (Usexa) e do Centro de Instrução e Adestramento Nuclear (Ciana), nas dependências do Centro Experimental Aramar (CEA), em Sorocaba (SP).

http://planobrasil.com/2012/02/23/inauguracoes-impulsionam-programa-nuclear-da-marinha-2/