segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Surpreendente defesa: “VAMOS DEIXAR A GLOBO AGIR LIVRE E SEM REGULAÇÃO”


Este blog tem recebido comentários interessantes, em específica defesa da "Globo". Reproduzo, para exemplificar, dois deles, da gentil leitora Thaynara, de Minas Gerais, e nossas correspondentes observações:

“Thaynara, sábado (7), sobre a postagem “A GLOBO EXISTIRIA NA RÚSSIA, NA ÍNDIA OU NA CHINA ?”, você já escrevera:

Acho que o que a Dilma faz é o que esse blog deveria fazer, ou seja, esquece a Globo, ou junte-se a ela. Agora, a Globo falar das chuvas estar errado, não acho. Moro em Minas Gerais e a situação está crítica sim; é uma pouca vergonha de parte do governo e principalmente do governo de Minas essa situação.Tenho pessoas conhecidas que perderam suas lojas de roupas, e agora não têm como se sustentarem.

Detalhe, o Brasil é a 6ª economia, mas eu não olho só por esse lado; devo olhar pelo PIB per capita, que, neste quesito, estamos longe do ideal, mas com Dilma e o PT vamos chegar lá, e com a Globo também, pois prefiro a Globo do que não ter nenhuma, como Venezuela, Rússia, China etc.”

No mesmo sábado, este blog comentou em resposta:

“Thaynara,

“Você tem razão de que é certo a imprensa noticiar as graves enchentes em Minas. Creio que elas decorrem, principalmente, do cíclico fenômeno "La Niña", que modifica as correntes do Pacífico, afetando todo o clima do continente. Não concordo, contudo, em apontar a culpa por essa situação hemisférica na "pouca vergonha de parte do governo e, principalmente, do governo de Minas".

O que também acho errado é a grande imprensa, Globo inclusive, sempre querer associar, por jogo partidário sujo, as fortes chuvas e suas tragédias com suposta incompetência do governo federal nos últimos nove anos. Raramente, recriminam os governos estaduais e municipais, mesmo nos casos das rotineiras graves enchentes na cidade de São Paulo.

Se esquecermos, como você recomenda, e não criticarmos a Globo, Band, Veja etc, a imprensa continuará com o monopólio da desinformação no Brasil, monopólio da distorcida ou falsa informação dolosa com fins antinacionais. A Dilma pode esquecer a Globo, mas a Globo não esquece nunca de sempre criticar o seu governo.

É claro que o PIB per capita brasileiro não é o ideal, nem semelhante ao dos países desenvolvidos. Porém, o nosso per capita é bem maior que o da China, da Índia, e nem por isso deixamos de reconhecer o tamanho e o sucesso daquelas economias.”

Hoje (9), sobre a postagem de 6 de janeiro (sexta-feira) intitulada “ATIRAM EM CRISTINA PARA ACERTAR DILMA”, li que você também nos enviou o seguinte comentário:

Me perdoem, mas não consigo entender esse medo que vocês têm da Globo; se ela é poderosa, o problema é dela, as outras emissoras que deem um jeito de se tornarem também. Outra coisa, vocês dizem que a Globo manipula; pode até ser, mas com ela manipulando ou não, já ganhamos três eleições presidenciais. Deixa a Globo em paz e vamos melhorar ainda mais este país, pois eu tenho coisas mais importantes para me preocupar do que a besteira da regulação da mídia, onde eu me sinto livre, escrevo o que quero, assisto o que quero, mudo de canal a hora que quero, enfim, faço o que quero da minha vida, e não vejo a Globo me manipulando.”

Minha observação sobre esse seu comentário é a seguinte:

“Thaynara,

O que acho errado é toda a grande imprensa escrita, televisionada e falada, não somente a Globo, sempre querer associar o que existe de ruim no Brasil à suposta incompetência do governo federal nos últimos nove anos. Excetua-se somente a revista “Carta Capital”. Compreendo que é jogo partidário comprometido a favor da direita internacional e nacional. No caso atual brasileiro, a favor da volta ao poder do PSDB, DEM, PPS. Raramente, recriminam governos estaduais e municipais demotucanos. Especialmente, blindam São Paulo.

Se esquecermos a Globo (a Band, a SBT, a Veja, a Época etc) como você tem, persistente e frequentemente, propugnado, e não apontarmos seu papel doloso antidemocrático de falseamento das verdades, a imprensa continuará livre, sem ser alcançada por qualquer crítica, muito menos por controle social, quando injusta e flagrantemente distorce, fabrica notícias, condena inocentes por interesses escusos. Especialmente, com os inaceitáveis quase sempre e indiretamente presentes fins antinacionais.

Você diz: “se ela [a Globo] é poderosa, o problema é dela”, vamos deixá-la livre para agir.

Para mim, isso seria como deixar a máfia (como a do narcotráfico) agir livre somente porque é poderosa. Não acho certo deixar a “grande” imprensa continuar com a ditadura do monopólio da desinformação no Brasil, com o monopólio da tendenciosidade.

Hoje (9) postei artigo de Gilson Caroni Filho onde ele bem resume: “A leitura diária dos jornais pode ser interessante exercício de sociologia política se tomarmos os conteúdos dos editoriais e das principais colunas pelo que, de fato, são: a tradução ideológica dos interesses do capital financeiro, a partitura das prioridades do ‘mercado’”.

Thaynara, compreendo que a sua trabalhosa campanha para deixarmos a Globo continuar assim agindo é isenta, despretensiosa, de moto próprio. Você tem todo o direito democrático nessa sua luta, mas nós também temos o direito de expor nossos pontos de vista. Assim, desculpe-nos. Continuaremos com postagens que contenham críticas à Globo.

Maria Tereza

4 comentários:

Roberto D'Andrade disse...

É inacreditável a ingenuidade dessa pessoa ao querer deixar a gangue da mídia sem uma fiscalização - nem que seja minimamente critica. Não sabe ela o quanto dano causa uma única emissora dessas que se compromete com um lado partidário e carrega para junto de sua ideologia centenas de brasileiros desinformados e iludidos. Houve muitos casos de cancer na America Latina, e a Globo é o pior deles.

Unknown disse...

Roberto D'Andrade,
Felizmente para o Brasil, começam a surgir os mais bem informados e não iludidos pela Globo&Cia. Pelos resultados das últimas eleições, já são numerosos, apesar de todo uníssono esforço tendencioso da mídia. Sou otimista de que, num futuro próximo, a imprensa brasileira estará corretamente regulada e bem cumprindo o seu trabalho.
Maria Tereza

Anônimo disse...

Parabens ao blog,esquecam os imbecis cegos,esses vao morrer e jamais irao fazer algo relevante para a nossa patria.

E quanto a glob,bem...daqui a 10 anos as organizacoes globosta nao serao nem 30% do que sao hoje.|

A internet(com blogs como esse e o conversa afiada)se encarregara de neutraliza-los.

Thaynara MG disse...

Adoro esse tipo de debate, acho muito esclarecedor, e uma observação. Li os comentarios dos outros leitores, e pelo que pude perceber me acham cega, que sou iludida e desinformada. Acredito que não tenho esses adjetivos todos explicitos nos comentários, o que eu sou a favor, é o do crescimento de outras emissoras, jornais, revistas e etc, assim como o governo lançou a TV Brasil, faça dela uma emissora grande e respeitada, e nao tentem fazer que as outras diminuem, criam jornais respeitados e que façam a populaçao trocar de canal(mais digno do que querer regular o que se passa).
Outra observação! Será que eu sou a iludida, onde assisto Globo, onde leio Veja (que detesto) e outros jornais, e mesmo sabendo que esses meios de comunicação sao a favor do PSDB, continuo votando no PT, ou são voces, que nao assistem esta emissora, que nao leem estas revistas e jornais, que fecham os olhos para os malfeitos que ocorrem no Brasil e que fingim que nao se importam.
Finalizando meu pensamento, em desacordo com os demais. O que deve regulado primeiro é leis mais rigidas para pessoas criminosas, politicos corruptos, empresarios corruptos, e nao regulação da midia, porque voces nao saem as ruas pedindo a prisao do Daniel Dantas, do Jose Serra, do Delubio, e etc, todos ai livres, onde parece que nao existem leis pra eles.
Ate o proximo assunto, já está grande esse comentario, e para os outros que me acham iludida, eu já li o livro "A Privataria Tucana", e ja mandei varios emails para a Rede Globo cobrando reportagens sobre esse escandalo. Não obtive respostas ainda;