terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O GATO POR LEBRE DO PROFESSOR PIRES


Por Fernando Brito

“Preste atenção: quando o assunto é petróleo – e energia – existe uma figura que é “arroz de festa” na mídia em geral: o senhor Adriano Pires, ex-diretor da ANP no Governo Fernando Henrique Cardoso, quando [os demotucanos] colocaram em leilão a área do poço de Tupi, o maior do pré-sal, pelo preço de um apartamento de quarto e sala na Zona Sul do Rio.

Hoje, o Sr. Pires volta à carga, e em dose dupla. É o homem da “eficiência privada”.[sic]

O problema é que o gato que nos vende como lebre tem o rabo de fora.

Vejam o que ele diz no "Estadão":

No petróleo, passou-se mais um ano sem que fosse realizado o leilão de áreas de exploração. Desta vez, o argumento seria o impasse criado entre os entes da Federação em torno da distribuição dos royalties. O fato é que a ausência de leilões diminui a área de exploração, comprometendo o crescimento da produção futura de petróleo, diminui investimentos e geração de empregos e pode levar as empresas a procurarem outros países.”

Mas vejam só como o Sr. Pires queima a língua: o site “Upstream”, especializado em petróleo, publica que o Brasil é o líder mundial em descobertas de petróleo nos nove primeiros meses de 2011, e não é preciso fazer muito esforço para saber que quem está descobrindo petróleo novo é, essencialmente, a Petrobras.

Pires apenas faz coro ao desejo das multinacionais de que entreguemos rápido novas áreas de concessão. O gargalo na produção de combustíveis não está em nossa capacidade de produção de petróleo, mas na capacidade de refiná-lo e é notório que o mercado financeiro pressiona a Petrobras para dirigir quase que exclusivamente seus investimentos para a extração, que dá mais lucro – e mais rápido – que o refino.

Ele fala que o etanol estagnou por “falta de políticas públicas”, mas não diz uma palavra sobre o fato de que o setor sucroalcooleiro – privado- reduziu a produção de etanol, mas deixou intocada a de açúcar, que está com altíssimos preços no mercado internacional.

Mas é quando analisa o setor elétrico que o professor Pires “entrega a rapadura”. Vejam o que ele diz:

O leilão de energia elétrica A-5 – na verdade um leilão A-4 –, realizado em dezembro, retrata o atual equívoco do governo em não aproveitar o fato de o País possuir diversidade de fontes energéticas e estimulá-las. Se não, vejamos, a pouca presença das hidrelétricas no leilão se deve à não obtenção das licenças ambientais; as usinas termoelétricas se ausentam porque a Petrobrás alega não ter gás para comprometer seu fornecimento; e nas demais fontes, como as PCHs e a biomassa, o motivo da baixa presença são os preços pouco atraentes do leilão. Enquanto o carvão está sendo penalizado pelo preconceito de ser uma fonte altamente poluente. Às eólicas será imputada a responsabilidade de suprir a demanda mesmo sem linhas de transmissão para transportar a energia gerada no Nordeste para o centro de carga na Região Sudeste.”

Das novas hidrelétricas e termoelétricas, nem é preciso falar, para qualquer um que analise o impacto de Belo Monte, mesmo com o projeto tendo sido adequado (e encarecido) para minimizar os impactos ambientais. Carvão? Que coisa, professor Pires….

E as eólicas não dispõem de redes para “transportar a energia gerada no Nordeste para o centro de carga na Região Sudeste”? O senhor não passou nessa questão, professor Pires. É que o Nordeste é importador de energia elétrica e não “exportador para os centros de carga do Sudeste”. O Sr. Pires não deve ter lido o Anuário Estatístico de Energia Elétrica –está aqui, em PDF:  (http://www.epe.gov.br/AnuarioEstatisticodeEnergiaEletrica/20111213_1.pdf) – e desconhece – será? – que o Nordeste tem é déficit de energia, uma vez que seu consumo é de 17,1% da energia do país e sua geração é de apenas 11,9%?

Ah, mas o rabo do gato que era vendido como lebre fica evidente quando se vai ler o que está escrito pelo mesmo professor Pires na edição de hoje do “Brasil Econômico”, em outro de seus magníficos artigos, este defendendo o aumento das tarifas de energia:

As novas medidas deixam clara primazia pela modicidade tarifária em detrimento do equilíbrio financeiro das distribuidoras. Tal fato poderá reduzir a rentabilidade e comprometer o investimento que, por sua vez, acarretará punições que serão maiores caso a qualidade dos serviços fique abaixo do padrão estipulado.”.

Quer dizer assim: as elétricas tiveram lucros gigantescos, com os aumentos de tarifa sempre superiores à inflação e prestaram serviços abaixo do padrão estipulado. Agora, que o governo quer que repassem seus ganhos de produtividade ao consumidor residencial e industrial, isso vai comprometer os investimentos.

Certo, então devolvam as concessões.”

FONTE: escrito por Fernando Brito no blog “Projeto Nacional”  (http://blogprojetonacional.com.br/o-gato-por-lebre-do-professor-pires/)

Nenhum comentário: