sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

70 ANOS DA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NA BAHIA


“Há 70 anos, a indústria nacional de petróleo dava seus primeiros passos: no dia 14 de dezembro de 1941, no poço Candeias-1, no Recôncavo baiano, era iniciada no Brasil a exploração de petróleo em escala comercial.

Dois anos após a descoberta de óleo no poço de Lobato (1939) – considerada a primeira descoberta de petróleo do país – que se revelou economicamente inviável, os técnicos do Conselho Nacional do Petróleo, órgão responsável pelas atividades de exploração à época, comprovaram a existência do petróleo em volume suficiente para a produção comercial na mesma região do Estado da Bahia. Com repercussão nacional, o fato mudou os rumos da economia brasileira.

Para o historiador e presidente da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro, a descoberta de petróleo na Bahia representou um marco no desenvolvimento econômico do Estado, após a decadência da indústria açucareira no país.

A Bahia renasceu a partir de 1939 com a descoberta de petróleo em Lobato. Nosso estado viveu 100 anos de solidão e estagnação depois que a produção de cana-de-açúcar entrou em declínio. Esse fato impactou também outras atividades, como a criação de gado, a navegação e a produção de madeira. A região do recôncavo não encontrou outro produto tão poderoso até o início da exploração comercial de petróleo, em 1941”, contou o professor, que fez uma retrospectiva histórica da atividade petrolífera no país durante o “Seminário 70 Anos de Petróleo e Desenvolvimento na Bahia”, realizado no início deste mês.

De acordo com o gerente geral de Exploração e Produção da Petrobras na Bahia, Antônio Rivas, a confirmação da existência de petróleo em volume comercial no Brasil implicou uma questão de soberania e independência, com fortes reflexos no planejamento da industrialização nacional, na área de ensino, com a criação de cursos técnicos, e em muitas outras. “De imediato, o recôncavo baiano experimentou transformações na sua matriz produtiva. A antiga paisagem rural passou a conviver com sondas de perfuração e outros equipamentos típicos da exploração e produção de petróleo”, complementou.

O poço Candeias-1 continua em atividade ainda hoje, com uma pequena, mas emblemática produção, contribuindo para os resultados da Petrobras na Bahia.

PRIMEIROS TEMPOS

A história do petróleo no Brasil começou no ano de 1858, quando o Marquês de Olinda, presidente do Conselho de Ministros do II Império, concedeu a José de Barros Pimentel o direito de extrair betume em terrenos situados nas margens do rio Maraú, na Bahia.

Durante a década de 1930, a questão da nacionalização dos recursos do subsolo entrou na pauta das discussões políticas, indicando tendência que viria a ser adotada. Em 1938, toda a atividade petrolífera passou a ser obrigatoriamente realizada por brasileiros. Foi criado o Conselho Nacional do Petróleo (CNP) para avaliar os pedidos de pesquisa e lavra de jazidas de petróleo, declarada como de utilidade pública o abastecimento nacional de petróleo e reguladas as atividades de importação, exportação, refino, transporte, distribuição e comércio de petróleo e derivados.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras  (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2011/12/14/70-anos-da-exploracao-de-petroleo-na-bahia/#more-47708).

Nenhum comentário: