quarta-feira, 12 de outubro de 2011

REAÇÃO PROVINCIANA ÀS CONDECORAÇÕES DE LULA


Por Paulo Moreira Leite, na [tucana!?!] revista “Época”

“Confesso que o esforço de determinados políticos, observadores e acadêmicos para reclamar das condecorações internacionais recebidas por Luiz Inácio Lula da Silva já passou o limite da boa educação, do bom gosto e até do ridículo.

Lula recebeu sua mais nova condecoração há duas semanas em Paris. Até hoje, a imprensa [brasileira] continua publicando textos que procuram convencer o leitor, basicamente, do seguinte: os pobres intelectuais do mundo desenvolvido são tão despreparados, tão ignorantes e tão incultos, que não sabem quem é Lula, nunca ouviram falar das mazelas de seu governo e só por isso insistem em lhe dar títulos honorários.

Num artigo publicado no ‘Estadão’, um professor do interior de Minas Gerais tenta convencer o público que os intelectuais europeus estão confundindo Lula com a reencarnação do “bom selvagem,” aquele mito da obra de Jean-Jaques Rousseau.

É até preconceituoso, quando se recorda que o “bom selvagem” não tinha conteúdo de classe social, mas era uma referência a civilizações consideradas primitivas pelo pensamento colonial europeu.

É preciso apostar alto na ignorância do leitor para imaginar que ele vai acreditar que os intelectuais dos países desenvolvidos vivem na Idade da Pedra, sem internet e sem imprensa de qualidade, que nos últimos anos tem feito reportagens extensas e profundas sobre o Brasil.

Posturas desse tipo são apenas mesquinhas e provincianas.

Mesquinhas, porque envolvem interesses menores e inconfessáveis, frequentemente eleitorais, apenas disfarçados por um palavrório de tom indignado.

Provincianas, porque a condecoração de um presidente da República por instituições respeitadas, como a ‘École des Sciences Politiques’, de Paris, que, com afetada intimidade, alguns comentaristas chamam de ‘Siencies Po’, deveria ser motivo de orgulho para qualquer brasileiro.

Outro ponto é que o aplauso acadêmico internacional pelas realizações do governo Lula contém ensinamento importante para um país desigual e hierarquizado, onde a boa educação só é acessível a uma minoria.

Estou falando de preconceito antigo e mal disfarçado contra brasileiros e brasileiras que não puderam frequentar a escola como se deve, na idade em que seria preciso, não têm o domínio perfeito da língua, não respeitam normas cultas, cometem erros de concordância e exibem vocabulário muitas vezes limitado.

Com frequência, essas pessoas costumam ser tratados como cidadãos de segunda classe, predestinados a ocupações inferiores e que nada devem fazer além de ganhar a vida em atividades braçais.

Ao premiar um presidente que teve pouca educação formal, mas foi capaz de obter reconhecimento popular como nenhum outro na história recente do país, as universidades estrangeiras informam que é recomendável enxergar além do esterereótipo.

Talvez por isso as condecorações irritem tanto a tantos. O reconhecimento é uma advertência contra aqueles que valorizam demais os diplomas que conseguiram pendurar na parede. Não faltam motivos concretos para se fazer crítica política a Lula e a seu governo [bem como a todos os governos que o precederam]. Todo cidadão bem informado tem sua lista de críticas e sua análise.

Mas o esforço para criticar as condecorações internacionais é esforço inglório.

Nem os brasileiros foram convencidos por esses argumentos, como se viu na campanha presidencial e também pelas pesquisas de opinião, que sugerem que Lula está próximo do nível da santificação junto ao eleitorado. Vencidos em casa, seus adversários querem ganhar a eleição no exterior. Além de feia, é uma batalha perdida.”


FONTE: escrito por Paulo Moreira Leite, na revista tucana“Época”! Transcrito no “blog de um sem mídia”  (http://blogdeumsem-mdia.blogspot.com/2011/10/politica-condecoracoes-de-lula-geram.html) [imagem do Google (1ª) e do "Conversa Afiada" (2ª) e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

4 comentários:

Kok disse...

Olá!
A minha visita tem um propósito "egoísta".
Copiei para o meu blog aquele "boneco" (não estou sendo depreciativo, até porque sou um fan da BD) que está publicado em 15Agosto2011.
Claro que faço referência de onde o copiei.
Porém se acha que não devo, então eu não publico.
1 abraço.

§-para falar com sinceridade, para mim condecoração de políticos são como os xaropes para a tosse: não curam mas também não fazem mal.
Aos políticos aumentam o ego e aos súbditos nada acrescenta!

Unknown disse...

Kok,
Fico contente e honrada de este blog lhe ser útil. Esteja à vontade de fazer as reproduções que desejar.
Quando as condecorações a políticos são corretas e devidas, são benéficas, porque estimulam os bons exemplos. Se o político for inteligente e amadurecido, não deixará o ego inflar com homenagens.
Maria Tereza

Probus disse...

Lula receberá prêmio nos Estados Unidos por programas de combate à miséria
Instituto destaca redução de pessoas passando fome e em situação de pobreza extrema

Por: Vitor Nuzzi, Rede Brasil Atual
Publicado em 11/10/2011

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja nesta quarta-feira (12) para os Estados Unidos, onde receberá um prêmio (World Food Prize) por sua contribuição no combate à fome e à pobreza. A cerimônia, que ocorrerá no estado de Iowa, é concedida desde 1994 pelo instituto Worldwatch, em reconhecimento a gestores e líderes que incentivaram iniciativas em prol do aumento da qualidade e da quantidade de alimentos em todo o mundo, contribuindo para a segurança alimentar. Este ano, receberão o prêmio Lula e o ex-presidente da Gana John Agyekum Kufuor. A cerimônia será realizada durante conferência que começa na quarta (12) e termina sexta-feira (14).

O instituto destaca que uma das preocupações do governo Lula foi proporcionar maior inclusão dos pobres na sociedade, a fim de assegurar que "cada brasileiro tenha condições de comer três vezes ao dia". Assim, foram postas em prática políticas e ações conhecidas como Programa Fome Zero, entre outras iniciativas. "Em consequência, o número de famintos no Brasil caiu pela metade, e a parcela de brasileiros vivendo em condições de extrema pobreza caiu de 12% em 2003 para 4,8% em 2009", destaca o Worldwatch, em comunicado.

"Como se prevê que a população global atinja 7 bilhões até o final deste mês, é cada vez mais importante que a segurança alimentar seja uma prioridade cada vez maior em cada país", declarou o diretor-executivo do instituto, Robert Engelman. Para ele, líderes como Kufuor e Lula mostram que a política e ação governamental podem reduzir a fome. As oportunidades de fazer o mesmo em todo o mundo são imensas."

A diretora de Nutrição do Worldwatch, Danielle Nierenberg, destacou a importância de priorizar políticas agrícolas ao lembrar que "existem mais de 1 bilhão de pessoas passando fome no mundo, quando os preços dos alimentos são altos e cada vez mais voláteis".

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/politica/2011/10/lula-recebera-premio-nos-estados-unidos-por-programas-de-combate-a-miseria

jose alberto disse...

O sr Paulo Moleira Leite se tenta ser justo em sua crônica mas a gente já conhece a revista época na qual ele escreve. Só sobrevive porquê é da rede Globo com polpudas verbas governamentais. Qualquer outra revista com o conteúdo que nos apresenta já teria falido a muito tempo.
O sr Moleira nada mais faz do que seguir à risca o que seus chefes mandam , isto é sempre elogiar o governo dos PeTralhas.
Deveria criticar isto sim , um analfabeto enganador como Lula , fascista e ladrão não merece outra coisa do que nosso escárnio e desconsideração.