sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PRÓXIMA CRISE FINANCEIRA SERÁ DA CIDADE DE SÃO PAULO


Do Blog do Stephen Kanitz, via "Viomundo"

“A Prefeitura de São Paulo, por alguma razão, se descontrolou na administração de sua dívida, que em 3 gestões [tucanas] passou de 10 bilhões para 60 bilhões. O crescimento foi, basicamente, juros sobre juros, fruto de descontrole inicial.

Como, agora, se tornou impossível de pagar mais 9 anos de juros sobre juro, a dívida poderá, tranquilamente, chegar a R$ 200 bilhões, especialmente considerando as dívidas adicionais que serão contraídas devido à Copa e às Olimpíadas.

Para os moradores de São Paulo, isto significa mais impostos, menos investimentos, menos possibilidades de emprego diante da futura debandada de empresas que mudarão para cidades mais bem administradas do que São Paulo, e que têm mais do que dívidas para oferecer.

Como nada foi feito quando a dívida era ainda de R$ 7, 10, 12, 15 bilhões, como todos os Prefeitos [especialmente Serra e Kassab] preferiram ignorar o problema, apesar da Lei de Responsabilidade, temos um mega problema.

Leiam as CPIs de 2001, quando o problema já fora alertado e, diga-se de passagem, (mal) analisado, mas, mesmo assim, nenhuma medida administrativa foi feita.

As soluções eram fáceis e óbvias para um administrador financeiro que tivesse sido contratado na época, e é impressionante que nenhum administrador foi ouvido, e nenhuma medida corretiva foi oferecida pelas dezenas de economistas ouvidos pela CPI, a não ser aumentar os impostos.

Foram ouvidas 22 pessoas, colhidos documentos relevantes, reunidos em 10 volumes, assim como 46 volumes distribuídos em 14 anexos muitos deles contendo vários volumes.” Velha ideia entre acadêmicos que volume é prova de boa análise.

Se você quer saber como a nossa prefeitura [paulista] é administrada, leia esses dois relatórios por inteiro, faça as devidas anotações e postem os seus comentários. É uma aula de (não) administração e de como deixaram problemas se acumularem irresponsavelmente, transformando um problema de 7 bilhões em outro de 250 bilhões, que vocês jovens paulistanos irão pagar. Com mais IPTU.”

FONTE: do “Blog do Stephen Kanitz”, com dados de  (http://www1.camara.sp.gov.br/central_de_arquivos/vereadores/cpi-dp.pdf) e (http://camaramunicipalsp.qaplaweb.com.br/iah/fulltext/relatoriocomis/RELFINVOTORDP08-0106-2001.pdf). Transcrito no portal “Viomundo”  (http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/stephen-kanitz-proxima-crise-financeira-sera-da-cidade-de-sao-paulo.html) [trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: