segunda-feira, 24 de outubro de 2011

OMS/ONU: "BRASIL É EXEMPLO MUNDIAL DE REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES"


"A diretora-geral da OMS [ONU], Margaret Cha, citou o Brasil como exemplo de País que está fazendo investimentos para buscar a redução das desigualdades

Representantes de 120 países participam de 19 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro, da ‘Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde’, promovida pela ‘Organização Mundial da Saúde’ (OMS). O objetivo do encontro é discutir os efeitos dos investimentos sociais na área da saúde pública.

Em entrevista coletiva antes da abertura do evento, a diretora-geral da OMS, Margaret Cha, citou o Brasil como exemplo de País que está fazendo investimentos para buscar a redução das desigualdades sociais.

De acordo com Margaret, os países precisam ampliar políticas em áreas como educação, emprego e redução das desigualdades para melhorar a saúde das populações. Segundo a diretora-geral da OMS, no atual momento em que o mundo passa por crise econômica, é importante que governos mantenham investimentos sociais.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, presente no evento, destacou a importância de o Brasil sediar o evento, que é a maior conferência da OMS nos últimos 30 anos. Segundo ele, o País tem tradição de compromisso com a saúde, que vem desde a Constituição de 1988, com a criação do ‘Sistema Único de Saúde’ (SUS).

Padilha disse que, nos últimos anos, os investimentos do governo brasileiro na área social, como saneamento, habitação e combate a fome, contribuíram para a melhoria de indicadores de saúde. Como exemplo, o ministro citou a redução dos índices de tuberculose no País, provocada pela redução da pobreza e pela política habitacional adotada pelo governo.

O ministro também comentou o ‘Atlas de Saneamento 2011’, divulgado na última quarta-feira (19) pelo ‘Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística’ (IBGE). O documento mostra que ainda há muitos municípios sem saneamento adequado no País. “O saneamento já é questão prioritária no Brasil. Avançamos nos últimos anos e, certamente, esses números serão melhores com as ações do ‘Programa de Aceleração do Crescimento’, PAC 1 e do PAC 2, porque são dados de 2008. Para nós, é fundamental a ampliação dos serviços de saneamento”.

Em relação à dengue, Padilha disse que o governo federal tem orientado estados e municípios a começar a se preparar para o próximo verão, período em que ocorrem as epidemias da doença no País. Segundo ele, é importante que os governos locais comecem a identificar residências com focos do mosquito, a planejar campanhas educativas e a preparar seus serviços de saúde. Segundo ele, o Ministério da Saúde poderá ampliar em até 20% os recursos para municípios que cumpram as metas estabelecidas pelo governo federal, de acordo com política lançada no último mês.”

FONTE: Agência Brasil. Transcrito no portal do PT  (http://www.pt.org.br/index.php?/noticias/view/pais_e_exemplo_de_reducaeo_das_desigualdades_diz_oms) [imagem do google, título e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

3 comentários:

Probus disse...

Lula viajará ao México para receber mais um prêmio por seu trabalho social

Brasília, 24 out (EFE)- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá ao México para receber mais um prêmio em reconhecimento por seus esforços a favor do desenvolvimento e da igualdade social, além de participar de um encontro de líderes políticos e empresários, informou nesta segunda-feira seu escritório de imprensa.

Desde que deixou a presidência, Lula recebeu inúmeras homenagens, passando por Ásia, África, Europa e América. Agora, o ex-presidente receberá o prêmio Amalia Solórzano, oferecido pelo Centro Lázaro Cárdenas.

O júri, que premiou Lula, foi integrado por personalidades da cultura mexicana, como a atriz e ativista Ofelia Medina, o produtor e ator Diego Luna e a jornalista e escritora Lidia Cacho, além de figuras de outros países ibero-americanos, como o cantor espanhol Joan Manuel Serrat.

A cerimônia será realizada na noite desta terça-feira no Palácio da Mineração, na capital mexicana. Antes da premiação, Lula participará da 11º Cúpula de Negócios, que irá reunir empresários e políticos na cidade de Querétaro. O encontro pretender levantar um debate sobre a situação da América Latina no atual contexto de crise internacional.

Probus disse...

PARABÉNS Luiz Inácio Lula da Silva (Caetés, 27 de outubro de 1945) mais conhecido como Lula, político, ex-sindicalista, ex-metalúrgico e ex-presidente da República brasileiro.

Ira! Envelheço na Cidade

http://www.youtube.com/watch?v=Nm8CdzMDH-s

Probus disse...

A primeira derrota do governo Dilma
Enviado por luisnassif, qui, 27/10/2011 - 00:30

Por alfredo machado

Nassif:

Entendo que o ministro tenha usado como pretexto a atitude equivocada do frequentemente equivocado PGR em encaminhar o inquérito para o STF, conforme ficou claro nos comentários ao post das 17:56 de ontem.

Como, em nenhum momento, surgiu qualquer evidência quanto à participação de Orlando Silva nas tais denúncias a partir de provas testemunhais, ele talvez tenha conseguido o que mais precisava, como homem público que é - não carregar qualquer mancha em seu currículo, e isto é um fato; entretanto, OSilva estava ciente do desgaste que enfraqueceu sua posição à frente do ministério dos Esportes, desgaste este provocado pelo rol de denúncias irresponsáveis e levianas que partiram desta virulenta imprensa tupiniquim, que exarcebou na violência contra o ministro.

De qualquer maneira, interpreto esta saída como sinal de fraqueza do governo federal nesta queda de braço com a grande mídia, como uma derrota que não poderia ter ocorrido da forma que ocorreu, muito rápida para um caso em que o principal acusador é pessoa sem qualquer lastro de moralidade.

Desta maneira, fica forte a impressão de que é possível à imprensa afastar ministros de Estado a partir do nada, ou seja, joga por água abaixo todos os gestos de distensão que partiram de Dilma Rousseff em direção ao lado de oposição ao seu governo (atitude presidencial que sempre defendi, por entender que um presidente eleito democraticamente é um presidente de todo o seu povo), tudo muito ruim.

Esta troca de ministro, em minha opinião a mais injusta de todas, deveria servir como alerta máximo para DRousseff, que, se por um lado, tem no Congresso Nacional maioria suficiente para levar adiante as propostas que tem em mente para o seu projeto de governo, por outro não tem, em sua base política, com quem possa contar em momentos difíceis como estes que levaram à renúncia do ministro; os partidos políticos de situação, sempre tão aguerridos para pleitear cargos, maiores salários e outras benesses, sempre se mostram bastante despreparados, omissos e covardes para enfrentar uma mídia declaradamente oposicionista e sempre pronta para tentar desmoralizar o governo federal – afinal, o que esperar de uma mídia que ainda se mostra capaz de descuidos como o de hoje, quando a jornalista no Bom Dia Brasil chama Drousseff de presidente Lula? Se isto não é mídia golpista...

O tema Orlando Silva ficou sob os holofotes durante vários dias, período em que o bloco oposicionista fez o que quis e bem entendeu, mesmo sem nada de consistente nas mãos, e nem assim ocorreu o contraponto. Se as Ongs são problemáticas como realmente são, elas não coabitam apenas a esfera federal, mas parece que nenhum político da base governista se lembra disto - este é apenas um dos inúmeros exemplos que mereceriam contraponto, mas nada acontece. Drousseff está só.

Drousseff precisa aprimorar a lida de seu governo com a sociedade, mais especificamente com a grande mídia.

Prá mim, esta lamentável derrota do governo federal (é como encaro este episódio) foi o seu pior momento nestes dez meses de mandato, um autêntico banho de água fria.

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-primeira-derrota-do-governo-dilma#comments

P.S. Essa Madame Rousseff está muito, muito, muito mal assessorada, já está precisando de uma oposição dentro dos partidos aliados, se RENDER SUBSERVIENTE a pressão da MÍDIA foi um ABSURDO.

"Até que se prove a culpa, o acusado é INOCENTE".