sábado, 15 de outubro de 2011

CORRUPÇÃO: “ALGO DE NOVO NO AR”

Momento de fé: corruptos do governo demotucano do DF rezando em agradecimento pela propina

Por Eliane Cantanhêde, na “Folha”

“Quem conhece bem Brasília sabe o quanto é difícil colocar 20 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios em pleno feriado. Ainda mais se a grande maioria é de classe média e gosta de viajar.

Mas quem conhece bem Brasília também sabe que a capital não nega fogo nos grandes momentos e que deu apoio ou até mesmo deflagrou alguns dos principais movimentos políticos: o renascimento do movimento estudantil pós-1968, as Diretas-Já, de 1984, os caras-pintadas dos anos 1990.

E eis que 20 mil pessoas foram à Esplanada dos Ministérios e à praça dos Três Poderes no último 12 de outubro para protestar contra a corrupção e defender a constitucionalidade da Ficha Limpa, as prerrogativas do Conselho Nacional de Justiça e a instituição do voto aberto de deputados e senadores.

[OBS deste blog ‘democracia&política’: Brasília está mais sensibilizada para esses problemas do que outras cidades do Brasil por conta do recente escândalo de corrupção do governo DEM-PSDB. O governador do DF Roberto Arruda (DEM), então convidado para vice-presidente da República no eventual governo Serra, foi filmado recebendo propina. Outras autoridades daquele governo do DF também. Revolta mais ainda os brasilienses o fato de Arruda, Jaqueline Roriz (também flagrada recebendo grande volume de dinheiro) e vários outros cobradores/recebedores de propina daquele governo estarem soltos, livres, ricos e sorridentes. Outros episódios tragicômicos foram filmados e divulgados Brasil afora, porém a mídia (tucana) sempre omitindo que era corrupção demotucana (referiam-se eufemicamente como o “mensalão de Brasília”, ou, no máximo, "mensalão do DEM de Brasília"). Um desses episódios (foto acima) foi a oração conjunta de vários demotucanos corruptos agradecendo a Deus pelo recebimento das gordas propinas e rogando pela saúde do repassador da bola].

[Continua Eliane Cantanhêde:]

O movimento é quase espontâneo. Começou com anônimos indignados com a roubalheira de dinheiro público, foi alimentado pelas redes sociais e está virando o que está virando sem participação de partidos, de sindicatos e de entidades como, digamos, a nova UNE. As pessoas carregam vassouras, fantasiam-se de presidiários e usam batas pretas, máscaras e narizes de palhaços. O conteúdo é sério, a forma é alegre. Quase um Carnaval pela ética e contra os corruptos.

Isso muda alguma coisa? Muda. Tira os cidadãos do marasmo, dissemina a indignação, constrange políticos e agentes públicos, cobra as instituições responsáveis pela impunidade e, principalmente, demonstra um novo estágio da democracia brasileira.

Em suma, as marchas contra a corrupção que ocorrem em Brasília e se reproduzem ainda incipientemente pelos Estados e suas capitais são, no mínimo, saudáveis.

Não são contra o governo, nem contra o Congresso, nem contra o Judiciário. Mas são um aviso. E, se bem não fizerem, mal não fazem.”

FONTE: escrito por Eliane Cantanhêde, na tucana “Folha de São Paulo”  (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1410201104.htm) [imagem do Google, título e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

2 comentários:

Probus disse...

Pois é...

Sábado, 15 de outubro de 2011

Bandido de toga, amigos dos tucanos, usou o próprio pai como laranja

Quando a Ministra Eliana Calmon disse que há bandidos escondidos atrás da toga, pela sua extraordinária coragem e franqueza ao abordar mazelas da Justiça –, corregedora do Conselho Nacional de Justiça, abriu uma grande crise no Judiciário, levando o presidente do CNJ e também do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluzo, a “exigir” a publicação de uma nota oficial contra a afirmação da ministra.

Eliana solta o verbo:“Acho que é o primeiro caminho para a impunidade da magistratura, que hoje está com gravíssimos problemas de infiltração de bandidos que estão escondidos atrás da toga”, afirmou.

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011/10/bandido-de-toga-amigos-dos-tucanos-usou.html

- - - - -

14/10/2011: Major Olímpio diz que venda de emendas faz parte do cotidiano na Assembleia Legislativa
Deputado estadual promete revelar ao Conselho de Ética da Casa, nome de entidade que recebeu proposta para participar do esquema e de parlamentar envolvido

Por: Raoni Scandiuzzi, Rede Brasil Atual

São Paulo – O deputado estadual Major Olímpio (PDT) afirmou nesta sexta-feira (14) à Rede Brasil Atual que fará revelações importantes sobre a polêmica de vendas de emendas pelos parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo. Além de dizer que esse é um fato recorrente na Casa, ele também afirmou que revelará o nome de uma entidade que recebeu propostas para participar do esquema, além de denunciar um deputado que assegurou conseguir recursos extras para seu reduto eleitoral.

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/politica/2011/10/major-olimpio-diz-que-venda-de-emendas-faz-parte-do-cotidiano-na-assembleia

- - - - -

sábado, 15 de outubro de 2011

Bandido de toga?

Será esse o bandido que corregedora nacional, Eliana Calmon se referiu quando disse que via bandidos de toga?

Eduardo Bittencourt Carvalho, veterano conselheiro do TCE, 21 anos de corte, usou o próprio pai como testa de ferro, afirma a ação do Ministério Público. Waldemar Bittencourt, que morreu em 2000, aos 90 anos, "era pessoa humilde que mal sabia desenhar o próprio nome".

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011/10/promotoria-tenta-bloquear-bens-de.html

- - - - -

30/01/2010: A fortuna do coronel

O chefe de segurança do Tribunal de Contas de São Paulo tem patrimônio de quase R$ 4 milhões. Ele e o conselheiro que o indicou estão sob investigação

Os conselheiros de Tribunais de Contas dos Estados (TCEs), por serem os responsáveis pela fiscalização das contas públicas, deveriam ser cidadãos acima de qualquer suspeita. O que ocorre com Eduardo Bittencourt Carvalho, um dos mais antigos conselheiros do Tribunal paulista, é o oposto. As dúvidas que pairam sobre ele não param de crescer. Há meses, promotores do Ministério Público investigam se Bittencourt ficou rico depois de entrar para o TCE. Desconfiam que ele tenha movimentado quantias milionárias no exterior, além de esconder bens obtidos como propinas.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI119019-15223,00-A+FORTUNA+DO+CORONEL.html

Unknown disse...

Probus,
Bom acréscimo. A corrupção no Judiciário também merece destaque.
Maria Tereza