sexta-feira, 14 de outubro de 2011

“ANISTIA INTERNACIONAL” PEDE AO CANADÁ PRISÃO DE BUSH


“A ‘Anistia Internacional’ pediu às autoridades do Canadá para prenderem e processarem judicialmente o ex-presidente estadunidense George W. Bush, que visitará o país no próximo dia 20.

O motivo alegado são crimes cometidos contra o direito internacional, de tortura, tratamentos cruéis, desumanos e degradantes, incluindo simulação de afogamento.

A entidade emitiu um comunicado público:

"O Canadá deve cumprir as suas obrigações internacionais e prender e processar judicialmente o antigo Presidente Bush, dada a sua responsabilidade em crimes contra o direito internacional, incluindo tortura...

...Como as autoridades dos Estados Unidos não levaram à justiça, até o momento, o ex-Presidente Bush, a comunidade internacional deve intervir. Se o Canadá se abstiver de agir durante a sua visita, isso irá constituir violação da Convenção das Nações Unidas contra a tortura e será uma manifestação de desprezo face aos direitos humanos fundamentais".

FONTE: divulgado pela agência portuguesa de notícias LUSA e transcrito no blog “Os amigos do Presidente Lula”  (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011/10/anistia-internacional-pede-ao-canada.html).

Nenhum comentário: