domingo, 25 de setembro de 2011

Rubens Ricupero: “RELÓGIO CUCO”


Se a Suíça arrisca fixar a cotação do franco suíço em euros é porque a situação está para além de preta

“Não é verdade, como pretende Orson Welles em "O Terceiro Homem", que o relógio cuco tenha sido a única contribuição da Suíça à civilização.

Basta pensar na Cruz Vermelha, em Rousseau, Benjamin Constant, Madame de Stael, Pestalozzi, Le Corbusier, Piaget, Giacometti, Godard, elenco mais impressionante que o de alguns gigantes pela própria natureza.

Eis que o relógio cuco dá nova contribuição ao soar o alarme contra o perigo mortal da anarquia do câmbio. Ninguém no mundo se compara aos suíços em cautela e horror do não convencional. Se arriscam fixar a cotação do franco suíço em euros é porque a situação está para além de preta.

A diferença entre nós e eles é que, como os sicilianos, eles jamais ameaçam: preferem agir sem preanuncio. Nós somos incendiários nas declarações e tímidos na ação e não apenas por amor à bravata.

É que os suíços podem arrostar ataques especulativos com alguma chance de sair com vida.

Nós, sempre no fio da navalha, corremos o risco de soprarmos em inflação que já arde em cima da palha seca se tomarmos medidas ousadas como o corte do juro ou o controle de capitais.

[OBS deste blog 'democracia&política': essa frase acima de Ricupero retrata bem o pensamento conservador, da direita, dos neoliberais, da oposição [PSDB,DEM,PPS e agregados], da 'grande' mídia, na qual se insere a "Folha" que publicou este artigo de Ricupero. Para eles, qualquer medida que prejudique o sistema financeiro internacional e os rentistas em geral é demonizada, taxada de "inflacionária" etc. Ricupero explicíta no artigo que 'cortar juros' e 'controlar capitais' é soprar na brasa da inflação... Com esse tipo de mensagem somos bombardeados todos os dias, nos jornais, TVs, propagandas partidárias da oposição de direita. Ultimamente, tem recebido destaque o conceito de "câmbio fixo".

Vejamos a continuação do artigo do ex-Ministro Ricupero, que, no cargo, ficou famoso por declarar ao vivo na televisão em set 1994 (pensava que estava "em off"): "Eu não tenho escrúpulos; o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde"].

Por isso nos limitamos por muito tempo a denunciar a guerra cambial no G20 e a pedir à Organização Mundial do Comércio que estude o efeito do câmbio no comércio. São gestos louváveis, mas anódinos, pois o mundo vive em situação de anarquia cambial, isso é, ausência total de normas e governo na matéria.

Desde que Nixon abandonou em 1971 o sistema de taxas fixas de Bretton Woods, virou letra morta o artigo 4º do acordo do FMI relativo a disciplinas cambiais.

Dizia-se na época que, após meses de turbulência, o câmbio flutuante produziria seu próprio equilíbrio. Estamos esperando há 40 anos e as tempestades já obrigaram a intervenções urgentes como as dos acordos do Plaza e do Louvre.

Na OMC o panorama não é mais animador. O artigo 15 do acordo geral dispõe que os países devem se abster de manipular as moedas a fim de não frustrar os objetivos do acordo. Como nunca se definiu o que significa "manipular" e "frustrar", nada se pode fazer.

Não existem recursos legais: antidumping cambial, taxas contra o subsídio indireto da manipulação, tudo carece de base jurídica.

Os pragmáticos helvécios concluíram que, na falta de remédios internacionais, o remédio é cada um cuidar de si. Se der certo, e outros como o Japão seguirem o exemplo, aumentará a pressão sobre a moeda brasileira. Fez bem, assim, o governo em deixar de se queixar ao bispo e começar a tomar medidas.

Entre elas, o início da redução do juro e a elevação do IOF sobre capitais especulativos trouxeram alívio temporário no câmbio, graças também ao recrudescimento da crise mundial. Nada garante que dure. Estagnada devido ao câmbio, a indústria pouco se beneficiou até agora da explosão do consumo, capturada quase toda pelas importações.

Se a crise apertar, a única saída será aproveitar a demanda interna para crescer. Para isso o remédio são ações mais fortes para estancar a hemorragia cambial. Sem dúvida é arriscado, mas como no dilema de Trotsky: risco em avançar, morte segura se ficarmos parados.”

FONTE: escrito por Rubens Ricupero, embaixador e ex-ministro da Fazenda (1994). Publicado na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft1909201103.htm) [imagem do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’]

Nenhum comentário: