sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PRODUÇÃO DE BIODIESEL CRESCE NO BRASIL


“Os desafios na área de logística para fazer frente ao crescimento da produção de biodiesel no Brasil foram o destaque da apresentação do Gerente-Geral de Produção da Diretoria de Biodiesel da Petrobras, João Augusto Araújo Paivana Feira, na "Rio Pipeline 2011", realizada na quarta-feira (21/09) no Centro de Convenções Sulamérica, no Rio de Janeiro. “O país saltou de zero produção para 2,4 bilhões de litros em cinco anos, e a Petrobras Biocombustível atua de forma crescente no setor nos últimos três anos”, informou.

Paiva destacou que a empresa opera, atualmente, três usinas próprias e duas em sociedade e conta com capacidade de produção de cerca de 700 milhões de litros/ano. “Atuamos no Nordeste, Minas Gerais e Sul do Brasil na produção de biodiesel. Desenvolvemos um projeto de parceria tecnológica com o CENPES, em unidade no Polo de Guamaré, e dois importantes e pioneiros projetos no Estado do Pará, que utilizarão palma como matéria-prima”, informou.

O gerente destacou a tecnologia avançada das unidades industriais e a flexibilidade no uso da matéria-prima. “O Brasil tem diversidade de oleaginosas e nossas usinas estão aptas a rodar com diferentes matérias-primas, o que permite o desenvolvimento de uma cadeia de suprimento que inclui a agricultura familiar”. Nessa linha de diversificação da matriz de suprimentos para biodiesel, Paiva citou o uso de Óleos e Gorduras Residuais (OGR) nas usinas da empresa. “A unidade de Quixadá (CE), por exemplo, já processou mais de 100 toneladas de óleo adquirido de cooperativas de catadores. Dessa forma, a atividade também gera renda no meio urbano e contribui com a preservação do meio ambiente”.(...)

FONTE: blog Fatos e Dados”, da Petrobras  (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2011/09/21/producao-biodiesel-cresce-brasil/#more-44640).

2 comentários:

Probus disse...

Maria Tereza, espero que a gente não perca TAMBÉM este mercado para os PIRATAS que TOMARAM NO$$O METANOL e, DENTRO de NO$$A$ TERRA$, e debaixo das a$a$ da ANP...

Por falar em ANP... A ANP joga de que lado?????

Abaixo, um Blog bem interessante sobre BIODIESEL

BRASILBIO
http://brasilbio.blogspot.com/

Probus disse...

NAVAIR: AV-8B Harrier First Biofuel Flight

http://www.youtube.com/watch?v=3wNXt4rG7C8&feature=player_embedded

Blue Angels Biofuel Flight

http://www.youtube.com/watch?v=cC_1JKWTRbU&feature=related

MV-22 Osprey Goes Green with First Biofuel Flight

http://www.youtube.com/watch?v=JP2rN-N6ULQ&feature=related