sexta-feira, 30 de setembro de 2011

LULA RECEBE NA POLÔNIA "PRÊMIO LECH WALESA" E OFERECE O VALOR EM DINHEIRO À ÁFRICA

Após receber o prêmio de 100 mil dólares, Lula propôs, em seu discurso de agradecimento, que o valor seja doado a um país africano.

“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na quinta-feira (29) em Gdansk, na Polônia, o “prêmio Lech Walesa”, criado em 2008 pela fundação do ex-presidente polonês para reconhecer personalidades destacadas por seu respaldo à liberdade, democracia e cooperação internacional.

Após receber o prêmio de 100 mil dólares, Lula propôs a Walesa, em seu discurso de agradecimento, que o valor seja doado a um país africano, que será escolhido pelos diretores do “Instituto Lula” junto aos membros da fundação polonesa.

Lech Walesa, que é sindicalista e Prêmio Nobel da Paz, disse que, quando conheceu Lula, em 1980, em Roma, falou que estavam em caminhos diferentes. “Nós deixamos o comunismo e o senhor queria introduzir o socialismo. Parecia que estávamos em caminhos opostos, pois parecia não haver terceira via”, afirmou. “O senhor não tinha razão há 30 anos, mas hoje mostrou que tinha razão”.

O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, compareceu ao evento e disse que Lula ajudou a tornar possível um sonho impossível. Ele afirmou que o ex-presidente brasileiro e Walesa fizeram mudanças radicais em seus países, mas que não resultaram em caos como costuma acontecer com os sonhos radicais, mas sim em crescimento econômico e bem estar para as populações. O presidente do Senado polonês também foi à cerimônia.

Segundo nota divulgada pela Fundação Lech Walesa, Lula foi escolhido “em reconhecimento por seus esforços para conseguir uma cooperação pacífica e a compreensão entre as nações, especialmente para reforçar o papel dos países em desenvolvimento no mundo dos negócios, e por sua contribuição para reduzir a desigualdade social”.

Para Piotr Gulczyński, presidente do instituto Lech Walesa, o prêmio concedido “é expressão de solidariedade com aqueles que lutam por um melhor amanhã. Lula implementou reformas pacíficas em seu país, reduziu as desigualdades sociais, e também tem desempenhado papel de destaque como porta-voz para os países em desenvolvimento no exterior, bem como contribuiu para resolver os conflitos entre as nações”.

FONTE: Assessoria de Imprensa do Instituto Lula. Publicado no portal do PT  (http://www.pt.org.br/index.php?/noticias/view/lula_recebe_premio_lech_walesa_e_oferece_o_valor_em_dinheiro_a_africa) [imagem do google acrescentada por este blog ‘democracia&política’]

.

Nenhum comentário: