terça-feira, 20 de setembro de 2011

LULA RECEBE HOJE (3ª) NA BAHIA SEU 6º TÍTULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA


(sugerido pelo leitor Probus)

“O ex-presidente Lula recebe nesta terça-feira, em Salvador, o título de doutor honoris causa da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Essa será a sexta vez que o ex-presidente recebe esse reconhecimento.

A outorga de doutor honoris causa é concedida a pessoas eminentes que tenham se destacado em áreas como artes, ciências ou causas humanitárias. Lula já recebeu o mesmo título da Universidade Federal de Viçosa em janeiro; da Universidade de Coimbra em março; e das universidades de Pernambuco, Federal de Pernambuco e Federal Rural de Pernambuco em julho, todos neste ano.

Segundo a UFBA, o Conselho Universitário da universidade decidiu pela outorga do título em 30 de outubro de 2002, três dias após a conquista do seu primeiro mandato como presidente. A proposta foi feita pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. A solenidade acontece no Salão Nobre do Palácio da Reitoria, às 11h de amanhã, sob a presidência da reitora Dora Leal Rosa.

Na terça-feira da semana que vem, o ex-presidente será laureado doutor honoris causa em Paris, na França, pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris, conhecido como Sciences Po. Segundo o Instituto Cidadania, Lula será a a 16ª personalidade – e a primeira latino-americana – que receberá essa láurea desde a fundação da Sciences Po, [há 140 anos] em 1871.

A Sciences Po é uma instituição de ensino superior e de pesquisa em ciências humanas e sociais, e se caracteriza por forte internacionalização. A universidade tem 10 mil estudantes, dos quais 40% são estrangeiros, oriundos de mais de 130 países. São ex-alunos da escola os ex-presidentes franceses Jacques Chirac e François Mitterrand, além do príncipe Rainier III de Mônaco, do ex-secretário-geral da ONU Boutros Boutros-Ghali e do escritor Marcel Proust.

FONTE: blog "Os amigos do Brasil"; postado por Helena Sthephanowitz (http://osamigosdobrasil.com.br/2011/09/19/lula-recebe-amanha-na-ba-seu-6%c2%ba-titulo-de-doutor-honoris-causa/)  [imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].



2 comentários:

Probus disse...

Lula ganha 6º honoris causa e pode receber mais 55 títulos

Qua, 21 de Setembro de 2011

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe hoje, na capital baiana, seu sexto título de doutorado honoris causa, desta vez na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Além disso, outras universidades nacionais e internacionais aprovaram o oferecimento de outras 55 honrarias do mesmo título a Lula. Se aceitar todas elas - o título só é válido após cerimônia na instituição - o petista vai chegar a um total de 61 homenagens.

Tendo estudado apenas o Ensino Fundamental, Lula, ainda no fim deste ano, deve receber o sétimo e o oitavo títulos, respectivamente na Sciences Po, na França, e na Politécnica de Lausanne (Suíça). Os doutorados por receber foram aprovadas pelos conselhos universitários de instituições do Exterior mas, para valer, é necessária a cerimônia.

O honoris causa é concedido a pessoas eminentes, que não necessariamente possuam um diploma universitário, mas que tenham grande destaque em suas áreas.

O primeiro título do ex-presidente foi concedido em janeiro deste ano pela universidade de Viçosa, em Minas Gerais. Lula recebeu a segunda em Coimbra, Portugal, em março. Em julho, o Estado natal dele concedeu outras três homenagens: na Universidade de Pernambuco (UPE), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

http://www.outroladodanoticia.com.br/inicial/22263-lula-ganha-6o-honoris-causa-e-pode-receber-mais-55-titulos.html

P.S. Maria Tereza, talvez o Osvaldo Bertolino possa lhe ajudar nessa sua pesquisa, caso precise, eu tenho o email particular dele.

Probus disse...

Lula inicia amanhã intensa agenda em Washington e na Europa

23/09/2011

Brasília - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegará no sábado a Washington, onde se reunirá com sindicalistas e realizará uma conferência durante as assembléias do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM), informou nesta sexta-feira sua assessoria de imprensa.

Lula terá como primeira atividade na capital dos Estados Unidos um encontro com o presidente da Federação Americana do Trabalho e do Congresso das Organizações Industriais, Richard Trumka.

Ainda no sábado falará sobre "Os avanços e os desafios da América Latina", em conferência organizada pelo Banco Itaú à margem dos encontros anuais realizados pelo FMI e pelo BM.

No domingo, Lula deve viajar a Paris, onde na segunda-feira se reunirá com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e na terça-feira receberá um doutorado "honoris causa" do prestigiado Instituto de Estudos Políticos de Paris, fundado em 1871.

Já na quarta-feira, o ex-presidente se reunirá com líderes do Partido Socialista Francês e depois viajará à cidade polonesa de Gdansk, onde no dia seguinte receberá um prêmio outorgado pela fundação dirigida pelo ex-presidente polonês Lech Walesa.

Na mesma quinta-feira, Lula partirá rumo a Londres, onde realizará uma conferência sobre os programas econômicos e sociais desenvolvidos durante seu mandato.

No dia seguinte, participará de outra conferência, organizada pela revista "The Economist", no marco de um encontro sobre mercados de alto crescimento.

http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2011/09/23/lula-inicia-amanha-intensa-agenda-em-washington-e-na-europa.jhtm