quarta-feira, 28 de setembro de 2011

LONDRES REJEITA (com deboche) NEGOCIAÇÃO SOBRE SOBERANIA DAS MALVINAS

"Eleitores" nas Malvinas

“LONDRES, Reino Unido, 26 Set 2011 (AFP) - O Reino Unido insistiu, na segunda-feira (27), que a soberania das ilhas Malvinas não é negociável, após os chanceleres do Grupo do 77 mais a China o convocarem a retomar o diálogo com a Argentina.

"Nossa posição sobre as Falklands (denominação britânica do arquipélago das Malvinas disputado pelos dois países) é conhecida. Não temos dúvidas sobre nossa soberania das ilhas", disse à [agência francesa de notícias] AFP um porta-voz do ministério de Relações Exteriores britânico.


"[Certamente como deboche cínico, disse:] Está baseada na "autodeterminação", ou seja, enquanto "os ilhéus quiserem continuar sendo britânicos", apoiaremos sua posição", acrescentou.

[OBS deste blog ‘democracia&política”: argumento esse tragicômico. Os “ilhéus” das ilhas Malvinas são militares e funcionários do governo britânico e civis deles dependentes ou associados, ou descendentes. É a mesma coisa que dizer que os EUA não devolverão Guantánamo a Cuba alegando que "um plebiscito" com os habitantes da base norte-americana decidiram continuar sob o governo dos EUA, e os norte-americanos, "democráticos", respeitam o "princípio da autodeterminação"...]

Na declaração final de sua reunião, os ministros das Relações Exteriores do G77 mais a China afirmaram, pela primeira vez, a necessidade de que Argentina e Reino Unido retomem as negociações "com o objetivo de encontrar o quanto antes uma solução pacífica para a disputa sobre a soberania", segundo um comunicado divulgado no domingo pela chancelaria argentina.

O porta-voz [do ministério de Relações Exteriores britânico] destacou a "muito boa e produtiva" relação mantida pelos dois países em outros contextos, e subestimou as ameaças proferidas na semana passada pela presidente argentina Cristina Kirchner na Assembleia Geral da ONU sobre a supressão dos acordos bilaterais provisórios, e em particular dos voos às Malvinas, caso Londres não aceite negociar.

"Acredito que os voos transportam, atualmente, muitos turistas [britânicos e] argentinos e pessoas relacionadas com gente que esteve envolvida no conflito nas ilhas, algo que vale a pena lembrar, assim como o fato de que os ilhéus desejam coexistir pacificamente com seus vizinhos sul-americanos", acrescentou”.

Londres e Buenos Aires mantêm uma velha disputa pela soberania do arquipélago do Atlântico Sul [invadido e] ocupado pelo Reino Unido desde 1833, e que já deu lugar a uma curta guerra que terminou com a vitória das tropas britânicas em 1982.”

FONTE: agência francesa de notícias AFP. Transcrito no site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/2907/Londres-rejeita-negociacao-sobre-soberania-das-Malvinas) [mapa do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: