terça-feira, 23 de agosto de 2011

VATICANO TAMBÉM DEVERIA PAGAR A CONTA


VATICANO TEM DE PAGAR A CONTA. PAPA SOB PRESSÃO DOS CONTRIBUINTES ITALIANOS

Terra Magazine

“Neste sábado, o papa Ratzinger retorna da Espanha e, em solo italiano, rumará para a sua majestosa residência de verão no “borgo” de Castel Gandolfo. Lá, ele já sabe o tamanho do problemão que encontrará.

É que no Facebook, http://www.facebook.com/VATICANOPAGATU, está em curso uma campanha a exigir, com adesões e comentários “às pamparras”, igualdade de tratamento tributário entre italianos e a Igreja Católica romana: “Vaticano, pague também a manobra financeirado governo Berlusconi, é a mensagem de abertura da página.

[Na Itália] mal das pernas sob o prisma econômico financeiro e com desemprego em alta, o premiê italiano Silvio Berlusconi acabou de lançar uma manobra financeira que está sendo chamada pelos cidadãos de “pacote ferragosto” (período de pico do verão). Berlusconi pediu o sacrifício de todos, reduziu remunerações e cortou benefícios. Até aposentados e dependentes terão reduções.

No início de agosto, com a queda das bolsas, Berlusconi as chamou de “relógio quebrado”, pois só acertavam a hora duas vezes ao dia. Aos italianos, aconselhou "que aplicassem nas suas empresas", numa piada de mal gosto. Depois do pronunciamento do premiê, a bolsa de Milão quase explodiu e teve de fechar mais cedo o pregão.

Com discurso mentiroso a colocar a culpa na crise externa, Berlusconi teve de iniciar uma manobra financeira. No fundo, para aumentar as receitas e reduzir os gastos públicos.

Todos os italianos residentes no país serão atingidos, afirmou Berlusconi. Não demorou para ser desmentido via “Facebook”. O Vaticano continuará com privilégios. Com inúmeros imóveis e ações comerciais em território italiano (por exemplo, prédios de instituições religiosas transformados em “Bed and Breakfast” para receber turistas. Ou imóveis alugados nos locais mais caros de Roma), a Igreja recebe imunidades e isenções tributárias.

No protesto via Facebook, revela-se que a Igreja Católica continuará imune às tributações. Os organizadores do protesto virtual avisam: “Em tempo de crise, devem ser abolidos todos os privilégios”. Em menos de 24 horas, o grupo, que pressiona o governo Berlusconi e convoca a Igreja para arcar com sacrifícios iguais aos carregados ao comum do povo italiano, contou com a adesão de mais de 40 mil cidadãos.

PANO RÁPIDO. O papa Ratzinger terá, certamente, uma solução milagrosa para mostrar que a isonomia com os laicos não conta com as bênçãos dos Céus.”

FONTE: escrito por Wálter Fanganiello Maierovitch e publicado no portal “Terra Magazine”, do jornalista Bob Fernandes  (http://maierovitch.blog.terra.com.br/2011/08/20/papa-bento-xvi-sob-pressao-para-pagar-a-manobra-financeira-de-berlusconi/).

Nenhum comentário: