sexta-feira, 26 de agosto de 2011

RECOLONIZAÇÃO


Por Lustosa da Costa

“O sangrento processo de recolonização do Oriente, promovido pelos Estados Unidos, prossegue a todo o vapor com Barack Obama, que só difere de George W. Bush no fato de haver frequentado faculdade, o que o outro não precisou fazer, filho de diretor da CIA que era.

Sentindo o desgaste sofrido no Iraque, o governo dos EUA encarregou a OTAN de matar o maior número possível de líbios para tomar o petróleo do país e fazer, como no país de Saddam Hussein, grandes negócios em sua reconstrução.

IRÃ

O sonho americano mesmo era tomar o Irã e toda a sua riqueza. Percebeu, depois das dificuldades que enfrentou no Iraque e dos reveses que vem enfrentando no Afeganistão, que a invasão do país dos aiatolás, em pleno desenvolvimento social e científico, não seria um passeio. E poderia incendiar o Oriente contra os ditames de Washington.

ADMINISTRAR

O problema vai ser a OTAN administrar a Líbia, com tantas tribos inimigas em que a nação se divide, e com a ajuda dos antigos ministros de Kadafi que estão todos alinhados com a folha de pagamento da CIA para formar o exército rebelde. A Europa inteira se uniu para derrubar Kadafi e para tomar as riquezas do país, principalmente suas reservas em moeda forte. Vai ser difícil estabelecer o quinhão de cada um. Talvez seja melhor dar mais petróleo a quem matou mais líbios, por exemplo. Esse seria o resultado da visão humanística de Barack Obama [Prêmio Nobel da Paz...].

FUTURO

O entusiasmo dos Estados Unidos para derrubada de ditaduras árabes, onde suas companhias de petróleo não extraem lucros [ainda mais] colossais [como desejam], diminuirá na medida em que países satélites, cujo mais patente exemplo é a Arábia Saudita, começarem a sofrer a ação das rebeliões populares. Que os americanos não conseguirão controlar. Eles pensam que vão manter o Egito a seu serviço e de Israel, como obtiveram seu apoio contra a Líbia. Não vai ser fácil comandar mais chacinas de árabes, a serviço do imperialismo, sem prejudicar as companhias americanas.

CONFUSÃO

Ainda está indefinida a situação na Líbia. E vai ficar ainda mais confusa. Por enquanto, temos apenas a televisão repetindo o noticiário de interesse da OTAN, prendendo e soltando filhos de Kadafi, que podem muito bem serem executados como foi Saddam Hussein, isso para dobrar o caráter dos líbios a favor dos lucros das Esso da vida.”

FONTE: notas escritas por Lustosa da Costa em sua coluna no Diário do Nordeste  (http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1031770&coluna=1) [trechos entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política'].

2 comentários:

Probus disse...

Por Pepe Escobar

"...Gaddafi agora sabe com certeza que grandes tribos – Warfa'llah, Washafana, Tarhouna, Zlitan – todas sempre estiveram com ele."

"...Gaddafi sempre soube que aqueles sujeitos sem sal nem vergonha do Conselho Nacional de Transição [ing. Transitional National Council (TNC)] nunca superariam ou superarão as guerras tribais seculares que os separam."

"...Impossível acreditar que norte-americanos e europeus tenham sido idiotas a ponto de pôr dinheiro na brigada Abu Ubaidah bin Jarrah. A brigada recusa-se a lutar sob comando dos “rebeldes da OTAN” e já assumiu a “segurança interna”, pelo mesmo método de sempre: eles degolam inimigos."

"...Gaddafi hoje conta, inclusive, com o apoio da furiosa tribo Obeidi – que inclui a família do general General Abdul Fatah Younis, que foi ministro do Interior de Gaddafi, antes de virar desertor comandante-em-chefe dos ‘rebeldes’ e ser assassinado lá mesmo, pelos mesmos “rebeldes da OTAN”."

"...Ocidentais imbecis, que ainda ontem beijavam barra de túnica africana, em visita que faziam, em fila, à tenda itinerante. Hoje salivam só de ouvir falar de sumarentos acordos comerciais, ainda mais sumarentas perfurações nos campos de petróleo, certos – perfeitos idiotas – que conseguirão evitar a inevitável, monstruosa guerra civil tribal que descerá sobre eles."

"...Gaddafi sempre soube por que vieram até ali, mijar no seu tapete. Porque nunca deu a britânicos, franceses e ianques as concessões de petróleo que queriam. Então eles, e os insuperáveis salafrários sauditas, puseram-se a financiar aqueles fanáticos que tinham contatos com a al-Qaeda – exatamente o que fizeram no Afeganistão nos anos 1980s."

"...Banqueiros-gânsteres inventaram um Banco Central “alternativo” – com a prestimosa ajuda do HSBC – para assaltar a Líbia e roubar o dinheiro dos líbios. E também inventaram uma nova empresa de petróleo, nova, totalmente privada, administrada pelo Qatar, para roubar o petróleo da Líbia."

"...O que está sendo feito na Líbia terá troco – será horrível. De dar medo."

“...Não pode ser. Não será. Não vai ficar assim, ya know, essa violência não pode ficar sem castigo, man.”

"...Se esse é o tipo de paraíso que a OTAN e os ‘democratas’ sauditas e qataris querem... o Nosso Chapa árabe lhes dará o que querem – e será como sobreviver no inferno. Mercado livre aberto para todos, uma base do Africom no Mediterrâneo, um governo fantoche, um Karzai da Líbia – e um exército de guerrilheiros fanáticos degoladores que os combaterão por muitas gerações, até o dia do Juízo Final. O Afeganistão remixed."

P.S. Hoje mesmo deixaram um presente para a ONU na Nigéria. A ONU perde o respeito e a credibilidade semeando vento, quem semeia vento...
Depois não pergunte a tempestade onde foram parar todas as folhas.

Vai dar certinho furiosos beduínos com contato com a Al Qaeda fora de controle... É, no Iraque foi fácil demais saquear e o Afeganistão não serviu de exemplo.

É lamentável, vamos ver "in loco" a extinção de um povo, quem pagará a conta???

Que os céus não tenham piedade dos infiéis, é IMPOSSÍVEL mensurar tamanha maldade. O pirata não tem alma nem coração.

Unknown disse...

Probus,
Infelizmente (para o povo líbio), creio que o Pepe Escobar está certo em seus prognósticos.
Maria Tereza