segunda-feira, 1 de agosto de 2011

“NEGÓCIOS” DO FILHO DE FHC SÃO ABAFADOS PELA 'GRANDE' IMPRENSA


IMPRENSA SE AUTOCENSURA SOBRE “NEGÓCIOS” DO FILHO DE FHC

A ‘DISNEYLANDIA’ DO FILHO DE FHC

Por Eduardo Guimarães

“A perseguição da mídia a Lula e à sua família não terminou depois que ele deixou o poder. Desde a semana seguinte à posse de Dilma Rousseff, em janeiro, que os ataques ao ex-presidente miram todo e qualquer aspecto de sua vida particular –desde os valores que cobra para dar conferências (como faz seu antecessor Fernando Henrique Cardoso desde que deixou o poder) até as atividades privadas de seus familiares.

Essa perseguição obstinada, irrefreável e interminável acaba de ganhar mais um capítulo. No domingo (ontem), o jornal ‘Folha de São Paulo’ expôs uma neta do ex-presidente-operário, Bia Lula, de 16 anos, que integra o elenco de uma peça de teatro que recebeu financiamento de 300 mil reais da operadora de telefonia OI. A matéria insinua que o financiamento só ocorreu devido à influência de Lula.

Este post, porém, não pretende questionar a função fiscalizadora da imprensa nas democracias e, sim, a seletividade nessa fiscalização. Não é ruim que a imprensa fiscalize a vida privada dos políticos desde que não faça isso em benefício de outros políticos, tornando-se partícipe do jogo político-partidário, o que lhe retira a credibilidade, razão pela qual esses conglomerados de mídia negam até a morte que têm qualquer preferência política.

Mas o que explica, então, que as atividades privadas dos filhos de um ex-presidente de determinado partido sejam devassadas dessa forma –não poupando nem uma garota de 16 anos ao lhe reproduzir a foto em uma matéria em que, ao fim e ao cabo, chama seu avô de ladrão (nas entrelinhas)– enquanto não acontece o mesmo com os 'negócios' para lá de esquisitos do filho de FHC Paulo Henrique Cardoso, por exemplo?

Fico imaginando o que teria acontecido se Lula tivesse feito em relação ao seu filho o que fez o antecessor em relação ao dele, enquanto ambos governavam…

Em 1996, Paulo Henrique Cardoso era casado com a filha do dono do Banco Nacional, cuja falência foi evitada por medida provisória editada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Aquela medida tornou possível a venda de parte boa do Banco Nacional para o Unibanco. A parte podre —de seis bilhões de dólares— ficou para o governo pagar. Este blogueiro se cansou de ler editoriais do ‘Estadão’ defendendo a negociata.

Em 2000, dois anos antes de deixar o poder, FHC autorizou financiamento do seu governo à empresa do próprio filho, Paulo Henrique Cardoso, para montar o pavilhão brasileiro na Expo 2000 na Alemanha, na cidade de Hannover. Foram doados [ao filho de FHC] pelo governo federal, então, 14 milhões de reais. O Tribunal de Contas da União e o Ministério Público Federal chiaram, inclusive. A imprensa, porém, deu algumas raras reportagens sobre o caso e nunca mais tocou no assunto, sobretudo depois que FHC deixou o poder.

A boa e velha hipocrisia da mídia dirá que tudo isso aconteceu faz tempo e tentará convencer os incautos de que naquela época foi feito um barulho sequer parecido com o que se faz hoje sob meras especulações e não sob fatos concretos como aqueles que pesavam sobre o filho do ex-presidente tucano. Contra Fábio Luís Lula da Silva, por exemplo, afirmam que financiamento da OI à empresa dele seria escandaloso. Mas alguém viu algum jornalista chamar de escandalosos os fatos sobre o filho de FHC?

E o pior é que PHC continua se metendo em negócios estranhos, para dizer o mínimo. A mídia deveria ter curiosidade sobre seus negócios porque seu pai é o líder máximo do maior partido de oposição, partido que controla governos estaduais poderosos como os de São Paulo (o mais rico do país) e Minas Gerais, sem falar da ascendência do ex-presidente sobre a grande mídia, o que faz dele político a ser agradado por empresas privadas.

Veja só, leitor, o negócio fechado no fim do ano passado pelo filho de um dos políticos mais poderosos e influentes do Brasil, um negócio sobre o qual a grande mídia não especulou nada, não quis saber nada e não publicou nada. Em 29 de novembro do ano passado, a 'Rádio Disney' estreou oficialmente no Brasil na frequência FM 91,3 MHz de São Paulo. A emissora foi negociada no começo do ano, quando a 'Walt Disney Company' se uniu à 'Rádio Holding Ltda' e comprou a concessão. A Holding pertence a Paulo Henrique Cardoso, filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e detém 71% do negócio.

'Walt Disney Company' é um dos maiores grupos de mídia dos Estados Unidos e esse será o seu maior investimento no Brasil. Teve que se associar minoritariamente ao filho de FHC porque a legislação brasileira não permite que empresas estrangeiras controlem veículos de comunicação. Por isso, 'precisa de um brasileiro'... [em outras circunstâncias, a imprensa acusaria de "laranja"].

O filho de Lula, dito “Lulinha” pela mídia, recebeu acusações explícitas e incessantes por receber financiamento de uma grande empresa. Por que foi diferente com o filho de FHC? O caso deles é bastante parecido, ora. Ambos têm sócios poderosos em empresas de comunicação –“Lulinha” produz conteúdo para uma televisão UHF e Paulo Henrique é sócio de um tubarão internacional numa rádio.

É injusto dizer que há irregularidades nesses negócios de familiares dos ex-presidentes. Para expor as famílias da forma como a ‘Folha’ fez com a neta de Lula, deveria haver mais do que especulações. Tanto para a família do ex-presidente petista quanto para a do tucano. Os valores que eles cobram pelas palestras, idem. Mas se a mídia quer investigar, que faça com todos os políticos e não só com aqueles dos quais não gosta.”

FONTE: escrito por Eduardo Guimarães e publicado em seu blog “Cidadania.com”  (http://www.blogcidadania.com.br/2011/07/a-%e2%80%98disneylandia%e2%80%99-do-filho-de-fhc-2/) [trechos entre colchetes adicionados por este blog].

35 comentários:

Gerson disse...

Em primeiro lugar a 'Walt Disney Company' é uma empresa privada. Não e a Petrobras, Banco do Brasil, BNDES e outras. Em segundo lugar todos os erros cometidos pelo FHC, seu filho e seus parceiros eram, profundamente, criticados pelo LULA e Cia que tinham como maior argumento o futuro limpo para o Brasil se o PT, cantado em proza e verso como o dono da decência e da moral, assumisse o poder. Como pode, vocês que defendem o PT, usar como argumento os roubos anteriores para justificar os praticados agora. Todos vocês usam estes argumentos, não entendo ! Nós sabemos que roubam do Brasil, e do povo, desde 1500. Nossa função como cidadãos é tentar ajudar a acabar com isto, mesmo que passando por cima dos atuais tenhamos que chegar aos anteriores, aproveitadores do dinheiro publico. Que são muitos, começando pelos grandes aliados do PT, Jose Sarney e Paulo Maluf.

Unknown disse...

Ao Gerson,
Roubos anteriores, atuais ou futuros sempre existiram e existirão em todos os países do mundo. A grande diferença é que o governo PT e suas instituições estão combatendo, investigando e condenando como nunca, mesmo que atinja seus integrantes. Isso é completamente diferente do que o Brasil estava acostumado. Hoje, ainda perduram casos de flagrante impunidade para a corrupção da direita. Há muitos exemplos de roubos gigantescos que foram engavetados e abafados até hoje pela Justiça e pela mídia. Exemplos: falcatruas nas privatizações, compra de votos para a reeleição de FHC/PSDB com dinheiro público e caixa 2, PROER, mensalão tucano, Lista de Furnas, trensalão tucano, e muitos outros.
Quanto a Sarney, não esqueça que FHC foi líder do governo Sarney no Senado e Sarney foi presidente do senado no governo FHC. E que FHC aliou-se a Maluf para conseguir a sua polêmica reeleição.
Maria Tereza

Claudete disse...

EM SEGUNDO LUGAR O SENHOR FHC LEVOU A METADE DA PETROBRÁS PARA SEU FILHO E AGORA QUER LEVAR O RESTO E PORQUE A REDE GLOBO DO SENHOR ROBERTO MARINHO NUNCA FALA UMA PALAVRA SOBRE ESTE ASSUNTO E REZA O TERÇO DESDE O BOM DIA BRASIL ATÉ O JORNAL DA MEIA NOITE;
A GLOBONEWS REZA O TERÇO DE 5 EM MINUTOS
A BANDNEWS REZA O TERÇO DE 1 EM 1 MINUTO
A VEJA PUBLICA
A ISTO E PUBLICA
O VALE PUBLICA
E NINGUÉM EXPLICA QUE O FILHO DO LULA ESTÁ PROCESSANDO UMA JUÍZA QUE É DO PARTIDO DO PSDB QUE CAUSOU DANOS JUDICIÁRIOS INVADINDO SUA PRIVACIDADE SEM PERMISSÃO JUDICIAL E TUDO VALE PARA O PT MAS PARA O PSDB APARECE UM GERSON DEFENDENDO COM ÊNFASE.

Julio Moreno disse...

Parabéns meninas, por valorosa defesa

Unknown disse...

À Claudete,
Para mim, você demonstra ter perfeita compreensão do cenário político-midiático brasileiro.
Maria Tereza

Unknown disse...

Ao Julio Moreno,
Agradeço o estímulo
Maria Tereza

Anônimo disse...

300.000 para uma menina de 16 anos? A maioria dos artistas e até orquestras não conseguem um financiamento desses. Tá na cara que é rolo do Lula. Contos de fadas não existe. Essa grana é retorno de algum movimento reprovável. Senão, lista aí outros jovens da mesma idade que receberam tal benefício.

Unknown disse...

à "Deus Existe?",
Creio que você leu apressadamente o texto. Pelo que entendi, o que a "Folha" publicou é que a peça de teatro recebeu esse patrocínio da Oi de 300 mil para a temporada, e não somente a moça, que é apenas uma das integrantes do elenco de muitos artistas e empregados. Como o jornal é radicalmente tucano, quis dar a entender que o patrocínio só saiu por conta da moça. Não estranhe, é normal o jornal "forçar a barra" assim para ter notícia contra Lula.
Maria Tereza

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Continuamos na mesma. Uma peça sem nome, com crianças de 16 anos que certamente só recebeu o dinheiro porque algum parente do Lula estava lá. Já a OSESP, tenho a certeza de que o Fernando Henrique deve até angariar fundos, isso não é de admirar. Um dos mais importantes marcos culturais do nosso país pobre de cultura, que fica dando 300k para os queridinhos do Lula. Enfim, comparar a OSESP com uma pecinha meia-boca, é foda. Até o pessoal do Movimento Violão (violão erudito) ralando para conseguir patrocínio. Quem diz que consegue? A Lei Rouanet só serve par ao Chico Buarque. O adulto que nunca deixou de ser adolescente e que só fazia música no Governo Militar. Enfim, esses 300k são realmente alvo de investigação.

Unknown disse...

Ao Deus Existe,
Desconheço motivos que teriam levado a "Oi" a não patrocinar a citada peça da OSESP. Nem sei se a outra peça é de "Queridinhos de Lula", nem se ela e o show de Chico Buarque são melhores ou piores para propaganda e imagem da "Oi" do que a tal peça da OSESP.
Concordo com você quanto à Lei Rouanet, implantada pelo governo Collor. Realmente não a acho boa.
Como você citou, FHC consegue muitas coisas discutíveis com ela. Conseguiu milionário patrocínio (R$ 12,7 milhões!!!) subsidiado pela Lei Rouanet para arrumações internas do seu Instituto FHC! Até a estatal SABESP do governo Alckmin doou R$ 500 mil para ele! Essa lei permite o Estado abrir mão de impostos para coisas muito estranhas.
Maria Tereza

Unknown disse...

Que tempos são estes, em que temos que defender o óbvio?
Bertolt Brecht

GIGA1 disse...

Com o perdão da palavra meninas nesse puteiro não existem virgens , o PT ate não inventou a corrupção , mas que multiplicou por umas 100 vezes no mínimo isso é fato e esse papo de que eles investigam é a mesma coisa que dizer que papai-noel existe , só criancinha acredita ou alguns alienados teimam em fazer de conta que acreditam para proteger seus interesses pessoais ou ideológicos , fazendo uma analogia, antigamente um ou outro camarada entrava no galinheiro escolhia a galinha mais gorda torcia o pescoço e saia de fininho, hoje os companheiros entram no galinheiro pegam duas galinha colocam em baixo do braço e saem , não tem nem o trabalho de matar as penosas , quando a penosa sai do galinheiro faz o maior barulho , ai forma uma corrente , outro companheiro vê e faz o mesmo procedimento e o pior estão levando até as poedeiras , conclusão estão acabando com a produção e já esta faltando galinha para sustentar os programas sociais , ai tem que tirar das costas de quem produz aumentando impostos diretos e indiretamente através do aumento dos preços de serviços e produtos controlados pelo governo, isso é chamado de socialismo burro onde acham que dinheiro da em arvore e não precisam nem irrigar, criando uma legião de “Jeca Tatu” que ficam em suas casas fumando ,bebendo e esperando que outros trabalhem por eles , só que agora não tem nem mais trabalho para quem precisa e quer trabalhar, e plagiando um lema usado por vocês petistas quando se estava organizando o Brasil, hoje a grande maioria do povo brasileiro grita FORA PT, e isso é fato não ficção de ideologias do século passado.

Luizão de Riba disse...

OSESP tem como mantenedora o governo do estado?

Unknown disse...

Ao Amarildo Antônio,
Antes de tudo, não sou petista, nem outros partidos. Porém, sei que, ao mostrar falcatruas do PSDB, de FHC e de seu filho, mexeu-se em vespeiro. Sempre é assim. São paixões cegas, feridas doloridas.
Não endosso suas inúmeras metáforas. Nem as discuto. Cada um usa as do seu ambiente.
Quanto ao aumento 100 vezes das notícias de corrupção, não adianta tapar os olhos. É porque os governos PT equiparam e capacitaram a PF e o MPF e deram liberdade para investigações, mesmo que contra o PT. Isso não era assim nos governos PSDB/FHC. Hoje, as investigações e condenações são 1000 vezes mais intensas. A mídia noticia somente 100 vezes mais, porque são aquelas que atingem o PT, mesmo que somente atinjam o amigo do vizinho de Lula.
Compreendo o fato de o povo, alvo de intensa e contínua campanha da direita na mídia, gritar "fora PT". Não poderia ser diferente. Agem como marionetes, robotizadas.
Maria Tereza

GIGA1 disse...

A Tereza Braga
Até acredito que você seja apartidária , agora quando se vê uma pessoa defendendo um dos governo mais corrupto e incompetente que já tivemos nesse país me causa uma certa indignação , “porque os fatos são incontestáveis” e os defensores desse governo tem um modo de explicar os maus feitos simplesmente alegando que outros também fizeram, como se isto justificasse a roubalheira, é um modo meio distorcido de explicar o que é certo ou errado, e a respeito da PF e MPF você esta enganada o governo do PT não aparelhou tanto assim , o que ocorre é que pessoas que estão lá são brasileiros como nós que cansaram de ver tanta corrupção e pelo que sei são instituições independentes do governo como deve ser em uma democracia, e o que se vê diariamente é o governo tentando de todas as formas desqualificar e pressionar essas valorosas instituições através de depoimentos de seus dirigentes como ocorreu recentemente no caso do TCU , e nem vou levar em consideração o que se publicou que fulano ou beltrano pediu pro ministro interferir na PF e que membros do governo se encontraram com ministro do STF em tal lugar escondido em plena operação lava jato ,que fulano ganhou 12.000,00 por minuto em uma palestra e que seus filhos ficaram milionários de um dia pro outro, mesmo vindo de fontes que a meu ver são confiável, porque não vi e não estava lá, e vou te lembrar que não é o governo que investiga e condena como você habilmente tenta transparecer, é o Judiciário com apoio da PF e o MPF através de provas, foi assim no Mensalão no Lava Jato no Zelotes etc. e se estão a 13 anos no governo e não acionaram a justiça para apurar irregularidades do governo passado é sinal que não estavam preocupados com isso ou não acharam provas.

Roberval disse...

Maria Tereza . Parabéns pela elegância.e Saber das coisas que rolam no Brasil

Roberval disse...

Maria Tereza . Parabéns pela elegância.e Saber das coisas que rolam no Brasil

Unknown disse...

Ao Amarildo Antônio,
Não vou lhe cansar com comentários mais explícitos, extensos.
Destaco somente que "o caroço" do engano nas suas afirmações decorre de um fato. Quando você diz “porque os fatos são incontestáveis”, a verdade é que falta na sua frase uma explicação: “porque os fatos [que são os únicos publicados pela mídia partidária, e com distorções e calúnias, são construídos, editados, para parecer que] são incontestáveis". Muitos incautos caem nessa armadilha da mídia.
Maria Tereza

Unknown disse...

Ao Roberval Ribeiro,
Muito obrigada pela sua opinião.
Maria Tereza

GIGA1 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GIGA1 disse...

A Tereza Braga
Considerando a minha ingenuidade , sugiro você procurar os advogados dos réus do mensalão, lava jato ,zelotes etc. e exponha sua brilhante defesa com provas materiais a justiça que teremos uns presos a menos para manter na cadeia, assim como o Roberval vou achar você “o cara”... kkkk abraços.

Unknown disse...

Ao Amarildo Antonio,
Você tem razão nesse aspecto. Se eu quisesse cometer crimes e ficar impune, bastaria recorrer aos advogados do mensalão tucano, ou dos grandes sonegadores da Zelotes etc. Aliás, nem precisaria de bons advogados. Como vimos no julgamento da AP 470, e estamos vendo na Lava Jato e agora na Zelotes, basta não ser petista ou favorável ao governo PT que eles arquivam a investigação, dizendo que "Isso não vem ao caso". A Justiça no Brasil, conduzida pela mídia, virou um grotesco braço partidário da direita, um instrumento "do mercado" e, como você bem exemplificou, juízes, procuradores e até ministros do STF, sem nenhum constrangimento, debocham do povo com descarado "kkk".
Maria Tereza

Amália Dias disse...

A Tereza Braga,
Parabéns por não ser uma analfabeta política e pela elegância!

Unknown disse...

À Amália Dias,
Obrigada. Procuro perceber a verdade e os interesses que estão por trás das informações fabricadas e dolosas que predominam ma mídia brasileira.
Maria Tereza

Inconformado Paulistano disse...

FHC E FILHOS AECIO SERRA ALUISIO NUNES AGRIPINO MAIA ALQUIMIN EDUARDO CUNHA RENAN CALHEIROS E TODA A TRUPP DO PSDB DEM A PRIVATARIA TUCANA,MENSALÃO MG, TRENSALÃO ROUBOS EM SP METROS TRENS, FURNAS, BANESTADO, USP, SANTA CASA DE SP, PEDAGIOSE OBRAS NAS RODOVIAS DE SP, SÃO SEM DUVIDAS OS MAIORES ROUBOS DESTES SUJEITOS QUE DEVERIAM ESTAREM APODRECENDO E ENCARCERADOS PARA SEMPRE ATRAS DAS GRADES E TODO O DINHEIRO ROUBADO REPATRIADO E RECUPERADO...MAS INFELIZMENTE QUANDO FOI ALGUÉM PRESO DO PSDB DEM ?? ESTES CARAS ROUBAM HA DECADAS E NINGUÉM VAI PRESO A MIDEA CORRUPTA NÃO FALA NADA, SE NÃO FOSSEM OS BANCOS SUÍÇOS, PORQUE Á PF É TUCANA, ESTES GOLPISTAS ESTARIAM NO PODER DE NOVO Á ROUBAR.....FIM DO MUNDO E VERGONHOSO....

Inconformado Paulistano disse...

É VEROMISSIL...

Inconformado Paulistano disse...

É VEROMISSIL...TANTAS PROVAS LEIAM O LIVRO "" A PRIVATARIA TUCANA DO JORNALISTA AMAURY JUNIOR "" QUE COM MUITA CORAGEM PUBLICOU ESTE LIVRO....VERGONHA....

Unknown disse...

Ao Inconformado Paulistano,
É... O problema é exatamente esse que você percebeu.
Maria Tereza

CVA Usfcar disse...

O pior que as pessoas gostam desse jogo, principalmente os pobres. Quando um aristocrata é acusado de roubo, desvio dinheiro ou vive as custa do governo a vida toda, a resposta sempre a mesma, sempre foi assim isso não vai mudar, quando um pobre entra no poder e no poder e é acusado ou pobres vivem a custa do governo como o bolsa família as pessoas as odeiam, não se pode sustentar ninguém, que morra de fome o vagabundo.
e o pior, a inteligência das vísceras O PT aumentou a roubalheira
Em 1994 a 2002 FHC achatou o salário mínimo, vendeu as empresas publicas, arroxou o pais da forma mais covarde que alguém poderia fazer, matando de fome grande parte da população, porém ela afirmava que fazia isso por que não avida dinheiro para distribuir, era necessário que algumas pessoas sofresse, não poderia cuidar de todos, se não bastasse emprestava dinheiro de todo canto - se esse dinheiro não foi distribuído, não foi para garantir uma vida um pouco melhor para os brasileiro, onde foi para?
é a falta de raciocínio, de onde Lula tirou dinheiro para Bolsa Família, construir porto em Cuba, pro une, entre outros programas.

Unknown disse...

Ao CVA Usfcar,
É esse o quadro brasileiro, onde a cultura é muito recente e ainda rasteira. Ainda não compreendem bem.
Não entendi quando você diz que "o PT aumentou a roubalheira". Se o sentido da frase é a errada crítica da qual o PT é vítima, correto. Pois o fato é que, nos governos Lula e Dilma, passaram a investigar a roubalheira, acarretando a errada impressão para o povo que antes ela era pouca, que os governantes e empresários eram honestos. A mídia e os partidos da oposição hipocritamente se aproveitam da escandalização das investigações e julgamentos de casos de corrupção e reforçam a falsa ideia da honestidade dos partidos e políticos da direita ("do mercado").
Maria Tereza

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ilma Tereza, apenas um adendo: não acho que a mídia "se aproveite" da escandalização, mas que a promova deliberadamente com o intuito tão bem descrito por você em comentários anteriores.
Aos contrários aos seus comentários, peço que releiam tudo, pois não a vi defender ninguém, o que vejo a partir da reportagem é o mesmo pensamento que compartilho, o de que todos devem ser investigados, denunciados e processados sempre que possível e que houver motivos.
E a nós cabe sim criticar o uso da mídia para favorecer grupos políticos, que explora apenas as notícias que a eles contêm.

Unknown disse...

Ao Edvaldo Júnior,
Penso exatamente como você descreveu.
Maria Tereza

Chichano Goncalvez disse...

Como pode alguem defender privatizações, se em TODOS governos do mundo q houve, acabou havendo falcatruas,apenas um pequeno exemplo a inglaterra com os times de futebol, q qualquer ladrão rouba em seu pais e vai la na casa da rainha e compra um time e faz lavagem de dinheiro, junto com a FIFA livro foul(jogo sujo de andrew jennings.