domingo, 28 de agosto de 2011

A Embraer e Ozires Silva: “AVIÕES, UMA PAIXÃO DESDE A INFÂNCIA”


“O interesse por aviões existia desde criança, quando Ozires Silva ia ao aeroclube de sua cidade natal observar os aparelhos que decolavam e pousavam a todo instante. A carreira militar não foi exatamente uma opção, esteve mais para imposição de um momento. Ele nasceu em Bauru, oriundo de uma família muito humilde, no começo da década de 30, quando a cidade nem sequer tinha faculdade. Seguir a vida militar era o caminho natural que lhe permitiria estudar sem ter de pagar por isso.

O coronel aviador, hoje na reserva, formou-se engenheiro de aviação pelo Instituto de Tecnológico da Aeronáutica (ITA), já sob patente. Ingressou naquela faculdade no limite máximo de idade então permitido: com 28 anos.

São José dos Campos abriu as possibilidades para Ozires. Na cidade, grupos de engenheiros aeronáuticos buscavam criar empresas para o setor, como a Aerotec e a Avibras.

Como sempre disse, a Embraer, a qual presidiu de 1965 a 1986, nasceu num lance de sorte. O então presidente do Brasil rumava para a base de Guaratinguetá, onde o tempo impediu a aterrissagem da aeronave, e a solução foi esperar no aeroporto militar de São José.

Ele [Ozires] então [major aviador] tomou coragem e procurou o [presidente] marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, a quem pediu que construísse a fábrica de aviões, pois o projeto brasileiro [do avião Bandeirante], desenvolvido no então Centro Técnico de Aeronáutica (CTA, da FAB), estava em estágio avançado. Ele teria recebido o sinal positivo do presidente e o aporte necessário, já no governo de Costa e Silva, para inaugurar a Embraer.

Bandeirante protótipo, desenvolvido pelo CTA (FAB)

Em 1992, ele voltou a presidir a Embraer [após ser ministro da Infraestrutura e presidente da Petrobras], no período de transição em que ela estava para ser privatizada e enfrentava severa crise. O primeiro jato regional da empresa, o EMB-145, nasceu de suas mãos [na empresa ainda estatal. Esse ótimo e avançado avião promoveu o crescimento e grandes lucros para a EMBRAER privatizada, e a sustentação da empresa e de milhares de empregos por mais de 10 anos. Foi sucesso internacional, com mais de 1000 aeronaves vendidas].

Embraer 145, desenvolvido pela Embraer no seu tempo de estatal

A Embraer nasceu com dinheiro estatal, apesar de prever no decreto de sua criação a participação privada. Ozires e seu grupo começaram a procurar os investimentos necessários em contatos com a iniciativa privada, mas sem sucesso. Ele chegou a afirmar: "Se dependêssemos do setor privado, a Embraer não existiria."

A vida de Ozires Silva é repleta de curiosidades. Entre elas, uma é peculiar: além de criar a primeira fábrica aeronáutica estatal do Brasil, também participou do projeto de um carro de corrida da Fórmula 1. O “Copersucar”, de Emerson Fittipaldi, construído em grande parte dentro do CTA, contou com ajuda direta do "pai" da Embraer.


O primeiro e único carro de Fórmula 1 construído no Brasil surgiu após o piloto Émerson Fittipaldi procurar Ozires. O então bicampeão mundial de Fórmula 1 tinha o sonho de fabricar o carro totalmente nacional e projetar a indústria automobilística brasileira no cenário internacional. O “Copersucar” saiu do hangar e alcançou as pistas, numa carreira não tão bem-sucedida como a dos aviões da Embraer”.

[OBS deste blog ‘democracia&política: Ozires Silva (Bauru, 8/1/1931) foi piloto da FAB (passou para a reserva como tenente-coronel aviador), engenheiro aeronáutico (formado pelo ITA, da FAB, em São José dos Campos-SP), pós-graduado (mestre) em Aeronáutica pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (CALTECH) nos Estados Unidos, foi presidente da Embraer, Ministro da Infraestrutura, presidente da Petrobras, professor do ITA, presidiu a Varig e é membro da Academia Joseense de Letras, de São José dos Campos, onde reside desde o início dos anos 60. Atualmente, é reitor do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), de São Paulo. É doutor honoris causa pela Queens University, da Irlanda, e pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Autor de seis livros, sua biografia está sendo preparada e deve ser lançada em breve (Fontes: Wikipedia e site DCI)]

FONTE: portal da FAB  (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=25/08/2011&page=mostra_notimpol) [imagens do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

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