sábado, 23 de julho de 2011

GOVERNO CHILENO SOB ACUSAÇÃO DE ESPIONAGEM DE POLÍTICOS

Em risco de cair a máscara do presidente Sebastián Piñera, querido da mídia da direita

[OBS deste 'democracia&política': vejamos e texto abaixo, já devidamente "maquiado e esterilizado", do site "DefesaNet", sempre pró-direita, pró-EUA e Israel; portanto, pró-Piñera]:

DENÚNCIA DE GRAMPOS CONTRA POLÍTICOS CAUSA POLÊMICA NO CHILE

Segundo ex-militar, corporação policial chilena teria grampeado deputados, senadores e líderes de movimentos sociais.

Um ex-militar chileno denunciou, na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, que os Carabineros, corporação policial do país, teriam grampeado o telefone de deputados e senadores, além de líderes de movimentos sociais. A denúncia, feita na quarta-feira, está tendo forte repercussão nos meios políticos do país desde quinta-feira.

O ex-policial Esteban Infante disse que os grampos são "frequentes", que teriam começado "pelo menos desde os tempos do então presidente (socialista) Ricardo Lagos (2000-2006)" e que a corporação teria adquirido equipamentos de tecnologia "de última geração" da Alemanha para as operações ilegais.

O advogado do ex-policial, Rubén Jerez, afirmou, na quinta-feira, à rádio local ‘Bio Bio’ que os grampos supostamente eram realizados a partir da ‘Direção de Inteligência de Carabineros do Chile’ (DIPOLCAR) e que o Ministério Público [sabia, mas] "não investigou a situação como deveria".

Segundo ele, o ex-policial teria denunciado a irregularidade aos promotores de Justiça da nação. "E, além de parlamentares, grampearam também os telefones do embaixador do Paquistão e até do ex-presidente Lagos", afirmou o advogado.

"É uma denúncia grave e preocupante, que de alguma forma joga 20 anos de democracia no lixo e nos faz recordar os tempos da ditadura", disse o deputado do Partido Comunista Hugo Gutiérrez, à edição online do jornal ‘La Tercera’.

Infante declarou que Gutiérrez seria um dos parlamentares que tiveram o telefone grampeado, assim como o deputado Guillermo Teillier, os senadores Alejandro Navarro, do partido esquerdista MAS, e Alberto Espina, do conservador RN, e o deputado independente Sergio Aguiló.

INVESTIGAÇÃO E PROTESTOS

Gutiérrez pediu a abertura de comissão parlamentar investigadora para apurar o caso, pedido ecoado pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Sergio Ojeda.

O porta-voz do governo do presidente Sebastián Piñera, ministro Andrés Chadwick, disse que as denúncias "devem ser esclarecidas". Segundo ele, "o governo é o principal interessado no esclarecimento" das denúncias feitas pelo ex-policial.

"Vamos colaborar com a investigação da Câmara dos Deputados" para saber se as denúncias têm fundamento, agregou Chadwick. A denúncia ocorre poucos dias após Piñera ter anunciado a segunda reforma ministerial de seu um ano e quatro meses de gestão, em meio aos protestos de estudantes, que há dois meses realizam manifestações pedindo ensino gratuito.

Na quinta-feira, moradores da localidade de Dichato, uma das áreas afetadas pelo terremoto e tsunami do ano passado, também realizaram protestos, pedindo agilidade na reconstrução de suas casas e bairros.

Na semana passada, o presidente também enfrentou a primeira greve, em quase 20 anos, de trabalhadores da mineradora estatal CODELCO. Nos últimos meses, a popularidade de Piñera atingiu os mais baixos índices para um presidente chileno em tempos democráticos, segundo o 'Instituto Adimark', de Santiago.”

FONTE: site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/2026/Denuncia-de-grampos-contra-politicos-causa-polemica-no-Chile) [imagem do Google, entre colchetes e título adicionados por este blog].

Nenhum comentário: