domingo, 24 de julho de 2011

Carlos Lessa: “É ‘ESTÚPIDO’ O BRASIL SER 3º MAIOR COMPRADOR DA DÍVIDA DOS EUA”

Mulher protesta em frente ao Capitólio: "Nós somos a Grécia?" e "Acordo é uma coisa boa"


Marcela Rocha, no "Terra Magazine"

Ex-presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Carlos Lessa comenta o delicado momento das economias norte-americana e europeia. Em entrevista à 'Terra Magazine', ele não poupa o Banco Central (BC) brasileiro e o caracteriza de "estúpido" por ter se tornado o terceiro maior comprador de títulos da dívida dos Estados Unidos, atrás apenas da China (1º) e do Japão (2º).

- “Não dá para retroceder, a única coisa que dá para fazer é acender velas para Santo Antônio” - diz, pessimista.

O presidente dos EUA, Barack Obama, negocia com o Congresso o aumento do teto da dívida do país para evitar desconfiança dos investidores a respeito de eventual calote. Não houve acordo com os parlamentares, quando um grupo de senadores democratas e republicanos apresentou ao chefe do Estado projeto que prevê alta de US$ 1 trilhão na arrecadação e corte de US$ 3,7 trilhões nos próximos dez anos.

Carlos Lessa ministra aulas na Universidade Federal do Rio de Janeiro e, em tom professoral, explica porque o Brasil faz "um dos piores negócios do planeta" ao ser o terceiro maior credor dos EUA. "O Brasil contrai essa dívida que somente rende 2% e, ao mesmo tempo, paga 12,25% [a taxa Selic, internamente]. Estamos fazendo isso em escala colossal e aumentamos a nossa dívida por causa disso. É de uma estupidez monumental".

Na quarta-feira (20), o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC divulgou a taxa Selic (juro básico da economia brasileira). Cumpridas as expectativas do mercado, o juro passou de 12,25% para 12,5%. Até o final do ano, espera-se mais uma alta de 0,25%.

O professor comenta, também, a política econômica brasileira e critica o sistema de metas de inflação: "Modelo idiota". "Esse conceito é furado, tecnicamente não se sustenta. Eles fixam um teto para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), a partir disso eles sobem juros para evitar que a economia cresça. O BC trabalha para o Brasil ficar estagnado".

Confira a íntegra da entrevista:

-Terra Magazine - Como o senhor vê o fato de os EUA terem que restabelecer o teto da dívida? Por que e como chegaram a esse ponto? Quais as consequências disso e o que é preciso ser repensado pela economia norte-americana?

Carlos Lessa -
Toda e qualquer economia dita capitalista tem um pedaço da receita que não é a base produtiva, mas títulos e relações de débito/crédito entre os parceiros da sociedade. Isso é fundamental para que a economia funcione normalmente. Agora, as razões pelas quais você gera débito e crédito são variadas. Uma delas é o próprio setor público, o Estado. A dívida pública tem diversas origens: quando a dívida é utilizada para melhorar a infraestrutura de um país, ou quando é utilizada para aperfeiçoar um padrão de vida social. Essas são formas virtuosas pelas quais se cria uma dívida. Mas uma dívida também se cria com guerra. O conflito gera despesas absolutamente colossais.

-No caso dos Estados Unidos, mais especificamente...

O principal elemento que tem puxado para cima a dívida norte-americana tem sido a geopolítica daquele país. Não apenas há o gasto de ser o xerife do mundo, como, além disso, gastam brutalidades com a guerra do Afeganistão e do Iraque. A dívida de um país acontece porque um país tem gastos produtivos e improdutivos. Um improdutivo por excelência é o juro. O serviço é um gasto que não é produtivo, mas é contratual.

-O que precisa ser, então, repensado?

A dívida norte-americana vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos por causa das guerras do Iraque, Afeganistão e por causa da luta dita 'antiterrorista'. A dívida também cresceu muito por causa do socorro que os EUA tiveram que dar ao sistema bancário, abatido com a crise de 2008.

-O Brasil tem títulos da dívida. O que o senhor acha dessa prática financeira?

Ah, sim. Isso mostra a estupidez da política brasileira. Porque o Brasil é o terceiro maior comprador de títulos do tesouro americano; antes dele, só a China e o Japão. Isso é um absurdo.

-Por quê?

Nós atraímos quantidade enorme de capitais de curto prazo especulativos para dentro do Brasil. Esses dólares que entram a mais no Brasil vão parar nas reservas do Banco Central. O BC emite dívida pública brasileira e paga 12,25% [12,50% a partir de 21 jul] de juros e aplica em títulos de tesouro norte-americanos que, na melhor das hipóteses, são 2% ao ano. O Brasil contrai essa dívida que só rende 2% e, ao mesmo tempo, paga 12,25% [12,50%]. Um dos piores negócios do planeta. Estamos fazendo isso em escala colossal e aumentamos a nossa dívida por causa disso. Isso é de uma estupidez monumental.

-O senhor chama de "estupidez" e uma das causas que o senhor aponta é a taxa de juros. O Copom divulgou [20] a nova taxa Selic. A expectativa do mercado era de leve aumento.

Pois é, são suicidas. Com isso, virá mais dólar para o Brasil. O ideal é que o Brasil só absorvesse os dólares necessários para o financiamento do balanço de pagamentos. Só.

-Sobre o processo de decisão da Selic...

Totalmente misterioso. O Conselho Monetário administra nossas vidas, o emprego que você tem, a compra da sua casa, se você vai pagar ou não sua conta nas Casas Bahia... E o povo não sabe como eles definem nem juros, nem câmbio. Eles decidem através das 'metas de inflação', que fixam uma taxa limite superior à inflação e, ao mesmo tempo, partem da hipótese de que o país somente pode crescer abaixo de uma certa taxa, porque, se crescer acima dela, aparece a inflação. Então, toda vez que a economia brasileira começar a crescer, o BC eleva a taxa de juros.

-Sim, mas há aí uma consulta ao mercado antes de ser definida a taxa Selic, por exemplo. É o processo a que me refiro.

Isso eles fazem. Eles chamam o mercado de 'amiguinhos no mercado de capitais', mas muitas vezes surpreendem os amiguinhos.

-O que o senhor acha disso?

É um modelo que precisa ser rediscutido, claro. Mas estou rouco de dizer isso. Falo isso há muitos e muitos anos. Eu e mais alguns colegas. Lula utilizou isso, Dilma continua... Eu acredito que é um modelo idiota. Esse modelo não é ideal, esse conceito é furado, tecnicamente não se sustenta. Então, eles fixam um teto para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto); a partir disso, eles sobem juros para evitar que a economia cresça. O BC trabalha para o Brasil ficar estagnado.

-O senhor acredita que "o BC trabalha para o Brasil ficar estagnado"?

Eu e a torcida do Flamengo achamos isso.

-A Islândia quebrou. A Grécia também. Portugal vai mal, Espanha também... Demais países europeus ainda sofrem com a recessão. O senhor acredita que a moeda única deve ser revista?

Vou lhe dar a reposta mais honesta: Eu realmente não sei. Pode ser que eu esteja errado, mas o Euro, sendo a moeda única europeia, não tem lastro no continente. O Euro está lastreado em dólar. Se é assim, não controla o endividamento dos países. Portanto, o controle do Banco Central Europeu é muito pequeno. O Euro é uma moeda meio pendurada no ar. Agora, eu não sei se eles vão resolver isso fortalecendo o Euro ou retrocedendo para as moedas nacionais. O inquestionável é que, como está, não poderão atravessar a crise que vivem.

-Como o senhor definiria esse cenário?

Como um cenário muito preocupante, porque muitos países europeus assumiam a presença do Euro, dos bancos europeus e até de filiais de bancos norte-americanos como um cenário extremamente favorável ao endividamento. Os bancos operaram sem nenhum critério, simplesmente foram emprestando. À medida que os bancos emprestam, criam uma articulação monetária maior e, em cima disso, os bancos emprestam mais. Isso é conhecido como uma 'manada financeira'. Tudo vai em direção à expansão e, quando dá uma parada, tudo vai para trás. É a manada em pânico. O pânico começou e quebrou a Islândia, que já estava quebrada antes, ficou apenas explícito. Quebrou a Grécia, e agora, balança a Itália e a Espanha. Por extensão da Grécia, os outros países terão muita dificuldade, porque significará que os outros países não segurarão a dívida soberana da Grécia.

-Os Estados Unidos adotam a posição de ajudar a Grécia...

Essa é uma posição que, teoricamente, os EUA adotam há muito tempo. Eles não conseguem, no entanto, encontrar um acordo sobre como farão isso. A Alemanha e a Holanda acham que não dá para ajudar sem a cooperação da área privada. Isto significa que os bancos europeus teriam prejuízo com a operação na Grécia. E isso é justamente o que os bancos não querem, claro.

-Quais as semelhanças entre a situação europeia e norte-americana?

A crise financeira parece um castelo de cartas. Cada carta que cai aumenta a pressão para outras caírem também. Evidente que os EUA estão balançando. Obviamente que a Europa balança mais. A Europa balançando, balança ainda mais os EUA. E os bobões do Brasil viraram o terceiro credor mundial do tesouro norte-americano. Isso é uma vergonha. É inacreditável que o nosso BC tenha feito isso.

-É possível retroceder?

Não. A única coisa que dá para fazer é acender velas para Santo Antônio. Com essa visão de mundo, resta pedir ajuda ao santo mesmo. Tem que baixar controle de câmbio, tem que aplicar imposto de importação... Tem uma porção de coisas para fazer e que eles não vão fazer.

-O Estado perdeu a capacidade de gerir a economia?

Pelo contrário, eles ainda acham que estão gerindo otimamente bem. Na minha opinião, vai por um caminho muito ruim”.

FONTE: reportagem de Marcela Rocha, publicada no portal “Terra Magazine” do jornalista Bob Fernandes (http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI5250716-EI6579,00-So+resta+acender+vela+ao+Sto+opina+Lessa+sobre+EUA.html) [Feita por este blog pequena adaptação no texto, por conta do posterior aumento da Selic de 12,25% para 12,5%. A entrevista foi realizada antes do acordo parcial obtido para conter a crise da Grécia].

Nenhum comentário: