sábado, 21 de maio de 2011

O PREMIADO TREM A BIODIESEL DO CARIRI-CEARÁ

As duas composições que formam o sistema de Cariri podem transportar até 300 pessoas e andar na velocidade de 60 km/h

CARIRI É A ÚNICA REGIÃO DO BRASIL A TER VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS MOVIDO A BIODIESEL

“O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) instalado na região de Cariri, no sertão do Ceará, acaba de vencer o prêmio ‘Greenbest’ deste ano. A tecnologia foi implantada no estado para aproveitar a malha ferroviária e reduzir a poluição gerada pelos meios de transporte.

O VLT, também conhecido como metrô de superfície, possui realmente características físicas parecidas com o meio de transporte com o qual ele é comparado. Entre elas está a possibilidade do aproveitamento da malha ferroviária já existente, como ocorreu no Nordeste brasileiro. No entanto, ao contrário de muitas estruturas desse tipo, o VLT cearense não é movido a eletricidade. O combustível utilizado no transporte é o biodiesel, que emite quantidades menores de gases de efeito estufa, se comparado aos transportes tradicionalmente movidos a combustão.

O sistema instalado em Cariri, em meio ao sertão, beneficia pessoas que percorrem constantemente o trajeto de 13,6 quilômetros, entre o sul do estado do Ceará e a cidade de Juazeiro do Norte. A opção pela utilização dessa tecnologia resultou em diversas economias, principalmente no que diz respeito ao reaproveitamento da estrutura física para o transporte sobre trilhos já existente no local.



O VLT de Cariri é o primeiro do Brasil a ser colocado em uso, existem outros projetos espalhados por todas as regiões do país, mas nenhum deles saiu do papel até o momento.

As duas composições que formam o sistema de Cariri podem transportar até 300 pessoas e andar a velocidade 60 km/h. O trajeto é percorrido em 40 minutos e os passageiros podem contar com o conforto e ainda terem a consciência de que a tecnologia causa impactos menores ao meio ambiente, pois polui 93% menos que os ônibus.”

                                 Juazeiro do Norte

FONTE: portal de Luis Nassif, com informações da ‘Revista Vida Simples’ e do Governo do Ceará (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-trem-a-biodiesel-do-cariri#more).

Nenhum comentário: