terça-feira, 31 de maio de 2011

DILMA FALA SOBRE NOVAS CRECHES E BICICLETAS QUE FACILITAM ACESSO À EDUCAÇÃO

"UM PAÍS SÓ CRESCE QUANDO GARANTIMOS O FUTURO DAS NOSSAS CRIANÇAS E DOS NOSSOS JOVENS"

Programa de rádio “Café com a Presidenta

“Apresentador: Olá, eu sou o Luciano Seixas e estamos aqui para mais um “Café com a Presidenta”, o nosso encontro semanal com a presidenta Dilma Rousseff. Bom dia, presidenta!

Presidenta:
Bom dia, Luciano! Bom dia a todos que nos acompanham!

Apresentador: Presidenta, a senhora assumiu o compromisso de construir 6 mil creches em todo o país até 2014. O que o governo tem feito para chegar a essa meta?

Presidenta:
Olha, Luciano, nós estamos cumprindo as etapas planejadas. Por exemplo, na semana passada, nós autorizamos a construção de mais 138 creches. Com elas, chegamos a 856 creches. Mantendo esse ritmo, Luciano, nós vamos, sim, construir as 6 mil creches até 2014.

Sabe, Luciano, um país só cresce quando garantimos o futuro das nossas crianças e dos nossos jovens. Por isso, ao construir novas creches, apostamos na educação de qualidade para todos, e isso começa lá na primeira fase da infância.

Apresentador: É, e isso também significa mais tranquilidade para a mãe que precisa trabalhar, não é mesmo?

Presidenta:
Claro! Aumentar as vagas em creches significa combater as desigualdades no Brasil por duas frentes: primeiro, é uma oportunidade para a mulher trabalhar enquanto os seus filhos estão ali tranquilos na creche. Por outro lado, uma boa equipe de professores, psicólogos, nutricionistas garante igualdade de atendimento. Damos a esses brasileirinhos e a essas brasileirinhas, que precisam da rede pública, a possibilidade de crescer nas mesmas condições de crianças que estão em escolas particulares. E isso vai refletir em todo seu desenvolvimento, como jovem e como adulto.

Apresentador: Mas essas escolas ainda estão em fase de construção. Quando é que ficam prontas?

Presidenta:
Bem, Luciano, a bola agora está com os prefeitos. Eles fizeram os projetos das escolas com ajuda do Ministério da Educação. Nós aprovamos e agora o dinheiro está disponível. Acertamos com os prefeitos de todo o Brasil que o governo federal vai repassar recursos para a manutenção dessas creches até elas poderem ser atendidas pelo FUNDEB.

Apresentador: Além das creches, a senhora anunciou o apoio para a construção de quadras esportivas escolares, por que, presidenta?

Presidenta:
Queremos dar todas as condições para que o aluno tenha acesso a educação de qualidade, e isso engloba, também, práticas esportivas e lazer. Temos a meta de construir 6 mil novas quadras esportivas cobertas, e cobrir outras 4 mil até 2014. Essas quadras são um estímulo a mais para a presença das crianças no colégio, inclusive no chamado contraturno, que é aquele horário em que elas não estão nas aulas regulares. Além disso, nas escolas do nosso Brasil, se as quadras não forem cobertas, os alunos não poderão utilizá-las o tempo todo; ou são temperaturas altas ou muito baixas. Essas quadras são muito importantes como mais uma alternativa, Luciano, para a comunidade, na implantação de uma cultura de paz. Elas também podem ser usadas para lazer e recreação das famílias nos fins de semana, e darão oportunidades para jovens atletas e esportistas de todo o Brasil.

Apresentador: Por falar em esporte, a senhora também anunciou a doação de 30 mil bicicletas para os alunos das escolas públicas, não é?

Presidenta:
É isso aí, Luciano! Olha, foi uma alegria poder iniciar esse projeto, inédito no nosso país. É nova modalidade do programa ‘Caminho da Escola’, criado para garantir que toda criança tenha meio de transporte para chegar à escola. Doamos 30 mil bicicletas, com capacete, para estudantes de 81 municípios do Brasil. Esses estudantes precisavam andar quatro, cinco quilômetros para chegar à escola. Estamos no comecinho desse novo projeto. Até o final do ano, queremos atender 100 mil estudantes em quase 300 cidades, começando aos poucos, fazendo esse teste em cidades pequenas, em locais onde não há muitos carros e, portanto, onde o tráfego não é pesado e as crianças não corram riscos. Vamos ampliando as doações na medida em que as avaliações forem positivas nessas primeiras cidades.

Apresentador: E tem o lado educativo, que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte.

Presidenta:
Ah, exatamente. É meio de transporte que não polui e ainda permite a prática de atividade física. Ir para a escola de bicicleta é atividade saudável. Agora, tem que ter segurança. Quem sabe não criamos uma cultura do ciclismo no Brasil –é isso que queremos. Se as prefeituras adotarem essa prática, construindo ciclovias, eu tenho certeza que veremos muitas outras bicicletas circulando pelas ruas, e não apenas as do governo.

Apresentador: Bom para o cidadão e bom para o meio ambiente. Obrigado, presidenta. O nosso programa está chegando ao fim.

Presidenta:
Só para finalizar, quando falamos em dar um salto de qualidade na educação, estamos falando em melhorar a estrutura de nossas escolas. Isso inclui oferecermos boas condições para os nossos alunos frequentarem as escolas. Somente assim o país vai crescer, de maneira igual e com oportunidade para todos.

Apresentador: Obrigado, presidenta Dilma, e até a próxima semana!

Presidenta:
Obrigado a você, Luciano. Um abraço a todos os nossos ouvintes. Tchau!”

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/um-pais-so-cresce-quando-garantimos-o-futuro-das-nossas-criancas-e-dos-nossos-jovens/).

Nenhum comentário: