domingo, 27 de fevereiro de 2011

A HISTÓRIA DA LÍBIA


Por André Araujo

A Líbia foi província turca até 1911 e colônia italiana desde 1911 até a Segunda Guerra Mundial.

Os italianos foram colonizadores duríssimos, impiedosos com a resistência tribal contra a “colonização”. O maior líder nacionalista foi Omar Mukhtar, que travou anos de lutas contra o Exército italiano, comandado primeiro pelo Marechal Pietro Badoglio e depois pelo Marechal Rodolgo Graziani, que o prendeu e executou.

Badoglio e Graziani foram importantes personagens da derrota italiana na Segunda Guerra. Badoglio mudou de lado em Setembro de 1943, passou para o campo anglo-americano e foi Primeiro Ministro com a queda de Mussolini, apoiado pelo Rei Vittorio Emanuelle III. Graziani ficou do lado de Mussolini após sua espetacular libertação pelos alemães, que transformaram Mussolini em Presidente fantoche da República Social Italiana, a República de Salò, que governava o Norte da Itália.

Não obstante a crueldade e dureza de seu Exército, os italianos construíram muita infraestrutura na Líbia (que eles chamavam de Tripolitânia), desenvolveram a agricultura e criaram boas escolas técnicas, levaram para lá muitos colonos agricultores italianos.

O território é milenarmente uma federação de tribos beduínas e a parte urbana foi aquela em grande parte desenvolvida pelos italianos. A Líbia ja era bem conhecida nos tempos do Império Romano e a influência italiana permanece até hoje, muitos líbios de classe média falam italiano.

Pela proximidade com o continente europeu, a Líbia tem excelentes condições de desenvolvimento. Apesar da roubalheira e das extravagâncias de sua família e sua corte, Khadafi fez bastante coisa para a modernização do Pais, especialmente na área de captação de água, a Líbia é um deserto, mas tem vasto aqüífero que Khadafi começou a explorar.

O problema com a queda de Khadafi é a falta de lideranças unificadoras que consigam o apoio de todas as tribos. A reconstrução da Líbia não será tarefa fácil do ponto de vista político.”

FONTE: blog do jornalista Luis Nassif (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-historia-da-libia#more)[imagem do google adicionada por este blog]

Nenhum comentário: