terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

“CAFÉ COM A PRESIDENTA”: COMBATE AO CRACK É PRIORIDADE DO GOVERNO FEDERAL


“A presidenta Dilma Rousseff afirmou, segunda-feira (21/2), no programa de rádio “Café com a Presidenta”, que a luta contra o crack é prioridade do seu governo, corresponsável –junto com os pais e a sociedade– pelo futuro da juventude, “que é a maior vítima das drogas”. A presidenta citou a implantação de 49 “Centros Regionais de Referência em Crack e Outras Drogas”, anunciada na semana passada, como estratégia para prevenir e reduzir o consumo e tratar os usuários e suas famílias.

Dilma Rousseff explicou que os centros regionais funcionarão em universidades federais, “justamente para formar profissionais capazes de oferecer o atendimento e o acompanhamento que os dependentes precisam”. Segundo ela, a partir de agora médicos, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais irão receber capacitação para atender, de forma eficaz, os dependentes de crack e seus familiares. Nos centros, completou a presidenta, serão oferecidos quatro cursos: um para médicos que atendam nas unidades básicas de saúde; outro para profissionais que vão receber pacientes para desintoxicação nos hospitais ou clínicas; um terceiro para agentes comunitários de saúde e profissionais que atendam as pessoas nas ruas; e o último para os profissionais da assistência social.

Eles vão conhecer as técnicas de tratamento e, também, as possibilidades de trazer essas pessoas de volta ao convívio social, Luciano, ao trabalho e aos estudos. Vão também pesquisar sobre a doença, entendê-la melhor para combatê-la melhor. Já estamos fazendo 13 estudos clínicos sobre o crack em seis universidades federais”, frisou.

Durante a entrevista, a presidenta disse que seu governo fará com que as universidades públicas, além de educar brasileiros e brasileiras, respondam às necessidades dos que mais precisam. “É o melhor jeito de devolver aos brasileiros um investimento que eles fizeram ao pagar, com seus impostos, a criação das universidades públicas – federais, estaduais e municipais”.

Diante da afirmação do apresentador Luciano Seixas, de que “é preciso cercar as drogas por todos os lados”, a presidenta afirmou:

É, Luciano. E usando ainda todos os recursos disponíveis. Eu quero dizer a você que o nosso plano de enfrentamento ao crack e outras drogas, lançado no ano passado pelo presidente Lula e que eu estou aprofundando, cerca o problema por todos os lados. São três pontas interligadas, Luciano: a primeira é a prevenção, feita na escola e nas famílias; a outra é o tratamento, que estende as mãos às vítimas do crack (…). [A terceira] é o combate ao tráfico. Nosso plano prevê ampliação do combate ao tráfico, especialmente nas fronteiras. Veja, vamos atrás do traficante internacional e, ao mesmo tempo, vamos agir para acabar com o pequeno tráfico, aquele que muitas vezes rouba a infância, usando nossas crianças e adolescentes como chamados ‘aviões’”.

A presidenta concluiu afirmando que a sociedade não pode tolerar o tráfico de entorpecentes, já que as drogas são capazes de destruir famílias inteiras e que o jovem brasileiro tem “o mundo de possibilidades que vão além das promessas falsas de dinheiro fácil e do prazer imediato que as drogas podem dar. Com a sua inteligência e sua criatividade, o jovem encontra muitas maneiras de se realizar: pode praticar esporte, pode ter um bom emprego, pode conviver com sua família, ir a festas, namorar, e o crack tira tudo isso dele. É justamente isto que não podemos, nem iremos deixar acontecer”, lembrou.”

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/cafe-com-a-presidenta-combate-ao-crack-e-prioridade-do-governo-federal/#more-23898).

Nenhum comentário: