sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

BRASIL É 4º EM ORIGEM DE CIBERATAQUES


8º PAÍS COM MAIS INTERNAUTAS, BRASIL É 4º EM ORIGEM DE CIBERATAQUES

CERCA DE 8% DELES PARTEM DAQUI, ÍNDICE INFERIOR, APENAS, A EUA, RÚSSIA E CHINA.


“O Brasil ficou na oitava posição entre os países com mais internautas no terceiro trimestre de 2010: foram mais de 13 milhões de acessos únicos –um milhão a mais se comparado ao trimestre anterior. Os números são de um estudo da “Akamai”, empresa que fornece serviços para entrega de conteúdo via web.

Quanto à velocidade de conexão, o país também apresentou melhora. No período contemplado, a média ficou em 1,5 Mbps (megabits por segundo), ante 1,4 Mbps dos três meses anteriores. Nesse quesito, Japão e Coreia do Sul se destacam, já que detêm 29 das 30 cidades com melhor média velocidade –todas acima de 10 Mbps.

“Esses números mostram que, em pouco tempo, o Brasil estará apresentando conexões superiores a 2 Mbps, o que aponta o melhoramento dos serviços e das redes de telecomunicações no Brasil. Atualmente, na América Latina, apenas o Chile apresenta índices superiores, com 2 Mbps”, afirmou o diretor de Marketing e Vendas da “Exceda” (que encomendou a pesquisa), Ricardo Couto.

ATAQUES

O Brasil aparece no relatório como um dos países de onde mais ataques a sites se originam. Está em quarto lugar, por ser responsável por 8% das ofensivas. O índice é significativamente superior ao do trimestre anterior –o país era quinto colocado– responsável por 6%.

A América Latina, por sinal, tem se tornado região mais perigosa em se tratando de ameaças virtuais: no terceiro trimestre de 2010, de lá surgiram 15% dos ataques, ante 12% do período anterior. Nessa classificação, o líder é ainda é os Estados Unidos (12%), seguido por Rússia (8,9%) e China (8,2%).

A pesquisa é resultado da coleta de dados feita pela rede global da “Akamai”, que possui 80 mil servidores espalhados por 72 países –dois mil deles estão no Brasil. Chamada de “Estado da Internet”, ela é revelada a cada trimestre.”

FONTE: publicado no site “IDG Now!” do portal UOL (http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/02/24/8o-pais-com-mais-internautas-brasil-e-4o-em-origem-de-ciberataques/#) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: