sábado, 8 de janeiro de 2011

PETROBRAS FAZ NOVA LICITAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE 8 NAVIOS PETROLEIROS


“A Transpetro convidou 16 empresas – cinco nacionais e 11 internacionais – para participar da nova licitação destinada à contratação de oito navios de transporte de produtos derivados de petróleo. Os convites foram enviados no dia 23 de dezembro e as propostas deverão ser entregues até 23 de fevereiro. Será realizada uma análise técnica e comercial das propostas encaminhadas e a subsidiária da Petrobras prevê que o processo licitatório esteja encerrado até o final do primeiro semestre deste ano.

Com o término desta licitação, fica também encerrado o processo de contratação dos 49 navios das duas primeiras fases do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), que fez renascer a indústria naval brasileira, em bases mundialmente competitivas. Hoje, o Brasil já tem a quarta maior carteira de encomenda de navios petroleiros do mundo.

Os navios já contratados pelo Promef estão sendo construídos nos Estaleiros Atlântico Sul e Promar em Pernambuco e nos estaleiros fluminenses, Mauá, Eisa e Superpesa. Em 2010, foram lançados ao mar três navios do programa, o Suezmax João Cândido, pelo Estaleiro Atlântico Sul (PE) e outros dois navios de produtos, o Celso Furtado e o Sérgio Buarque de Holanda, pelo Estaleiro Mauá (RJ).

Este ano, serão entregues cinco navios à Transpetro e outras seis embarcações serão lançadas ao mar para acabamentos finais. O programa de construção naval da Transpetro, um dos principais projetos estruturantes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), gerou mais de 15 mil empregos diretos. Ao longo do Promef este número chegará a 40 mil empregos diretos e 160 mil indiretos.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/?p=34993#more-34993).

Nenhum comentário: