sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PETROBRAS ARGENTINA: RESPOSTAS AO JORNAL "VALOR"


"Referente à matéria “Estratégia para Argentina não mudou” (Parte 1, Parte 2, Parte 3), publicada quinta-feira (27/01) pelo 'Valor Econômico', e as respostas encaminhadas pela Petrobras ao jornal.

Pergunta: O que explica a queda na produção de petróleo e gás da Petrobras na Argentina, nos últimos cinco anos?

Resposta:
Em relação à variação na produção de petróleo e gás da Petrobras informada pelo jornalista, a mesma considera a participação que a Petrobras Energia SA (atual Petrobras Argentina SA) possuía em ativos fora da Argentina, de maneira que devem ser consideradas mudanças ocorridas no portfólio de E&P no exterior nos últimos anos.

Considerando-se somente a produção própria da Petrobras na Argentina, nos últimos 5 anos, a produção de óleo se reduziu em 23,0%, em função da tendência de declínio natural da produção dada a elevada maturidade dos campos. Entretanto, a produção de gás no período cresceu 10,3%, com aumento de produção na província de Neuquén, revertendo assim a tendência de declínio natural da produção.

Pergunta: Esse é um processo que tende a se acentuar nos próximos anos ou pode ser revertido no curto prazo?

Resposta:
Com investimentos previstos em cerca de US$ 1,6 bilhão na atividade de E&P na Argentina nos próximos anos, a expectativa é de reversão da queda natural da produção de óleo e aumento ainda maior da produção de gás principalmente por novos projetos de exploração, de recuperação primária e secundária dos campos em produção, além do importante desenvolvimento de reservas de gás não convencional – tight gas, ou gás de areias impermeáveis; e shale gas, ou gás de folhelho – que se encontram em fase inicial de implementação.

Pergunta: Há iniciativas importantes (e quais) na área de exploração na Argentina?

Resposta:
Dos investimentos previstos, cerca de US$ 300 milhões estão direcionados à exploração em projetos no offshore argentino, com a previsão de perfuração de dois poços nos próximos anos.

Pergunta: Por que a participação da empresa na revenda de combustíveis, especialmente em óleo diesel, caiu tanto?

Resposta:
Não houve interesse da Companhia em aumentar seu market share, priorizando investimentos em outros segmentos de negócio.

Pergunta: Com a descoberta do pré-sal e os investimentos exigidos no Brasil, a Petrobras mudou sua estratégia em relação à Argentina?

Resposta:
Não, a Petrobras não mudou sua estratégia na Argentina.

Pergunta: A Petrobras admite interesse em vender sua fatia de 27% na distribuidora de energia elétrica Edesur?

Resposta:
A Petrobras está constantemente revisando seu portfólio, em consonância com os objetivos e metas estabelecidos no Plano de Negócios da companhia. No momento não há qualquer negociação ou acordo que diga respeito à sua participação na EDESUR.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/?p=35652#more-35652) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: