quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

NÓ CAMBIAL


FMI QUER ‘REGRAS' PARA CONTROLE DE CAPITAIS

"Superliquidez internacional gerada pelo socorro aos países ricos ameaça afogar economias emergentes em dois movimentos:

a) pela apreciação cambial, que prejudica a indústria local via importações baratas;

b) por movimentos abruptos de massas de recursos muito superiores à capacidade de acumulação de reservas das economias nacionais. Exemplo: recibos de ações brasileiras no exterior (ADRs, American Depositary Receipts) movimentaram US$ 744 bilhões em 2010. O valor representa 2 vezes e meia o total das reservas cambiais do país, da ordem de US$ 288 bilhões.

Contra esses fluxos o país pouco pode fazer e suas reservas seriam insuficientes para contrabalançar eventual fuga em massa de aplicadores. Tal limitação amplifica a importância do controle sobre o ingresso e a saída de capitais investidos no mercado local.

O Brasil, porém, vai se opor a que o FMI estabeleça regras para adoção desses mecanismos e buscará preservar a soberania nacional no uso dessa salvaguarda. "Não apoiamos a formalização de princípios a serem seguidos em fiscalização bilateral", explicou o diretor executivo brasileiro e de mais oito países junto ao FMI, Paulo Nogueira Batista, em entrevista ao Valor de 2ª feira. O temor é de que a abordagem multilateral que está sendo proposta -e será discutida no G-20, em fevereiro- possa redundar em restrições a ação dos países emergentes, minimizando, ao mesmo tempo, medidas contra a desregulação financeira nas economias ricas, que resultou na supremacia das finanças especulativas no plano mundial.

Na 2ª feira, o governo Dilma deu mais uma volta no parafuso para conter a farra cambial: anunciou que o Fundo Soberano brasileiro intervirá no mercado futuro de câmbio comprando e vendendo dólares sem aviso, reduzindo a previsibilidade que orientava a ação do Banco Central e que dava toda segurança aos especuladores.“

FONTE: 1ª página do site “Carta Maior”, em 11/01/2011 (http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm)[imagem do google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: