quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

IRÃ ESVAZIA PRETEXTO CRIADO PELOS EUA E ISRAEL PARA ATACÁ-LO


IRÃ SE DISPÕE A ABRIR USINAS NUCLEARES PARA INSPEÇÃO INTERNACIONAL

“Depois de mais de seis meses sob rigorosas sanções impostas pela comunidade internacional, o governo do Irã anunciou (4 jan) que se dispõe a abrir as usinas nucleares do país para inspeções de autoridades estrangeiras. O convite foi feito pelo porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irã, Ramin Mehmanparast. As informações são da rede estatal de televisão, Press TV.

“O Irã convidou os embaixadores dos países europeus e do Movimento dos Não Alinhados e representantes de P5 +1 (Rússia, China, França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Alemanha) para uma visita à República Islâmica, para inspecionar as instalações nucleares do país, abrindo espaço para conversas entre o Irã e os demais países, em Istambul (Turquia)”, disse.

De acordo com Mehmanparast, as reuniões entre representantes do Irã e do P5+1 ocorrerão no fim de janeiro, em data a ser definida. O acordo foi fechado em 7 de dezembro, em Genebra, na Suíça. A retomada do diálogo foi comandada pelo secretário do Supremo Conselho de Segurança Nacional do Irã, Saeed Jalili, e a chefe de Política Externa da União Europeia, Catherine Ashton.

Para o porta-voz iraniano, há a disposição de buscar acordo em respeito à “boa vontade de Teerã" no que se refere a dar informações sobre o programa nuclear desenvolvido pelo governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad. Porém, parte da comunidade internacional ainda vê [ou melhor, quer que seja visto] com desconfiança o programa iraniano, que é alvo de suspeitas de fabricar armas atômicas e não de desenvolver um projeto pacífico.

Ahmadinejad e as autoridades iranianas negam as suspeitas. Os iranianos afirmam que o programa nuclear desenvolvido no país tem fins pacíficos, inclusive para uso hospitalar. No entanto, as desconfianças levaram o Conselho de Segurança das Nações Unidas [por forte pressão dos EUA e de Israel, países fortemente armados com bombas atômicas] a aprovar, em junho de 2010, uma série de sanções ao Irã que atingem principalmente a área econômica.” [A campanha contra o Irã integra o processo desencadeado mais intensamente por Bush de 'Guerras pelo Petróleo"].


FONTE: reportagem de Renata Giraldi publicada pela Agência Brasil (edição: Graça Adjuto) (http://agenciabrasil.ebc.com.br/home;jsessionid=42DBA70405DE8174E9ED06EC3764E957?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-4&p_p_col_pos=3&p_p_col_count=7&_56_groupId=19523&_56_articleId=3155596) [título, imagens do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: