terça-feira, 18 de janeiro de 2011

GUERRA MAIS PRÓXIMA: VENEZUELA ANUNCIA QUE SUPERA ARÁBIA E TEM AS MAIORES RESERVAS DE PETRÓLEO


[O anúncio, aparentemente alvissareiro, acarretará maiores pressões dos Estados Unidos e da grande mídia direitista em todo o mundo contra o governo da Venezuela, visando a substituir Hugo Chávez, pelo voto ou pela força, por outro presidente que seja submisso às determinações norte-americanas. A invasão militar do país tornou-se mais provável. O objetivo, como foi no Iraque e está iminente no Irã, é o controle da produção e exportação do petróleo.

Vejamos a perigosa notícia ontem divulgada pela agência norte-americana Reuters]:


“A Venezuela superou a Arábia Saudita como detentora das maiores reservas de petróleo comprovadas do mundo, afirmou o governo venezuelano na noite de sábado (15). As reservas foram estimadas em 297 bilhões de barris ao final de 2010. Segundo a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), a Arábia possuía reservas de 265 bilhões de barris em 2009.

O ministro de Energia, Rafael Ramírez, afirmou que as novas reservas venezuelanas – que ampliaram o total em 41% em relação ao ano anterior – foram registradas no grande Cinturão de Orinoco. Já o presidente Hugo Chávez, em discurso na Assembleia Nacional, estimou que as reservas agora são “suficientes para 200 anos”. A Venezuela nacionalizou a maioria da indústria petrolífera – a companhia estatal PDVSA tem fatia majoritária em cada bloco.

A vantagem saudita é a de que seu petróleo é predominantemente leve, convencional e de fácil bombeamento, enquanto os depósitos de Orinoco são pesados e precisam ser melhorados ou misturados com quantidade da commodity mais leve para criar mistura exportável.

Há um ano, o Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o Cinturão de Orinoco tinha 513 bilhões de barris recuperáveis – se os custos de extração do petróleo não forem problema. Segundo alguns especialistas, devido à geologia da região, é incerto quanto petróleo pode ser extraído. Mesmo com os preços do barril em ascensão – chegando perto dos US$ 100 –, explorar a maioria da reserva seria proibitivamente caro.

Mas, como as reservas mundiais de petróleo leve estão acabando, o futuro da indústria petrolífera está em regiões de produção mais difícil. É o caso do Cinturão de Orinoco, do pré-sal do Brasil e do petróleo arenoso do Canadá.”

FONTE: portal “Vermelho” com informações da norte-americana Reuters (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=145554&id_secao=2) [imagem do Google e introdução entre colchetes adicionados por este blog].

2 comentários:

Parrudo disse...

Agora que a mídia senta a lenha no Hugo Chavez, pois quanto mais petróleo em seu solo, mais louco e ditador você é. Logo logo os "amigos da democracia" vão bater a porta.

Unknown disse...

Exatamente...