domingo, 2 de janeiro de 2011

FILHOS DE IMIGRANTES


“Ao tomar posse ontem, Dilma Rousseff é a 40ª pessoa a assumir a Presidência da República. Filha de imigrante búlgaro, a petista passará também a fazer parte de clube exclusivo, com apenas dez sócios confirmados: os presidentes filhos de pai e/ou mãe nascidos no exterior.

Faltam dados biográficos confiáveis na Biblioteca do Senado, uma das melhores do país sobre política, a respeito de 9 dos 40 presidentes brasileiros até hoje. Entre os 31 para os quais há informação disponível, 10 tiveram pais imigrantes.

Portugal predomina como origem. Seis presidentes brasileiros foram filhos de pais portugueses: Rodrigues Alves, Afonso Pena, Delfim Moreira, Arthur Bernardes, Tasso Fragoso e Costa e Silva.

Ranieri Mazzilli era filho de pai e mãe italianos. O pai de Emílio Médici nasceu no Uruguai. Ernesto Geisel teve pai alemão.

Por fim, Dilma Rousseff é filha de Pétar Russév, que emigrou da Bulgária para o Brasil e adotou como nome Pedro Rousseff. Dilma Jane Coimbra Silva, a mãe da presidente, nasceu no Rio de Janeiro e cresceu em Minas Gerais.

O fato de, pelo menos, 10 dos 40 presidentes (25% do total) serem filhos de imigrantes coloca o Brasil à frente dos EUA nessa estatística étnico-cultural. Entre os 44 ocupantes da Casa Branca até hoje, apenas 7 (ou 16%) tiveram pais estrangeiros, incluindo Barack Obama, filho de queniano e de norte-americana nascida em Kansas.

A ascensão de Dilma, já se sabe, traz vários ineditismos e fatos raros. Ela é a primeira mulher e ex-guerrilheira a assumir o Planalto. Sucede a dois presidentes eleitos pelo voto direto que concluíram seus mandatos -algo ocorrido pela última vez em 1926, com Washington Luís.

Mas por ser filha de imigrante, a presidente ajuda a emitir um bom sinal ao mundo e a certos bolsões (ainda minoritários) xenófobos no país: o Brasil continua aberto e é terra de oportunidades.”

FONTE: escrito por Fernando Rodrigues e publicado na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0101201104.htm). [imagem do Google adicionada por este blog]

Nenhum comentário: