segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

EUA COMEMORAM ANO NOVO COM BOMBAS MORTAIS NO AFEGANISTÃO


                                       Drone da USAF

EUA INAUGURAM ANO NOVO COM BOMBARDEIOS E 15 MORTOS NO PAQUISTÃO

Pelo menos 15 mortes foram provocadas por um ataque perpetrado sábado (1) por aviões teleguiados dos Estados Unidos contra “supostos” rebeldes islâmicos na região tribal de Waziristã do Norte, no noroeste do Paquistão. Foi este o presente de Ano Novo oferecido pelo império à conflagrada região.

A primeira incursão dos aparelhos estadunidenses no recém iniciado 2011 teve como alvo as aldeias de Mandi Khel e Ghoresti, segundo informações divulgadas pela rede privada de televisão Geo News.

600 MORTOS EM 2010

De acordo com a emissora, os mísseis se chocaram contra duas moradias e um veículo ocupados por “supostos insurgentes” islâmicos que operam nessa região fronteiriça com Afeganistão. Estima-se em cerca de 2 milhões o número de afegãos refugiados da guerra imperialista movida pelos EUA contra o país.

Os ataques foram perpetrados por três drones que ainda se encontram sobrevoando a área, apontou Geo News.

No ano passado, Estados Unidos lançaram ao redor de 120 bombardeios no noroeste de Paquistão, com saldo de, ao menos, 600 mortos, a maioria deles civis.

AL QAEDA

Segundo Washington, essa zona fronteiriça com o Afeganistão abriga membros do movimento de resistência afegão e da rede Al Qaeda, em guerra de resistência contra as tropas estrangeiras que ocupam o país vizinho desde 2001.

Ainda que o governo paquistanês tenha expressado publicamente sua rejeição às incursões aéreas estadunidenses, analistas locais afirmam que existe um acordo velado entre as autoridades de ambos os países para a realização dos ataques.

Segundo correspondências secretas da diplomacia do império divulgada pelo portal eletrônico Wikileaks, o Premiê Yousuf Raça Gilani deu pessoalmente seu consentimento para o uso dos drones estadunidenses dentro do território nacional [paquistanês].

“Não me importo se fazem-no, enquanto acabem com a gente “corretamente”. Protestaremos na Assembleia Nacional (pelos ataques), e depois o ignoraremos”, teria dito o governante, segundo informações transmitidas pela embaixada dos Estados Unidos em Islamabad."

FONTE: publicado pela Agência Informativa Latino-americana “Prensa Latina” e transcrito no portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=144662&id_secao=9)[título e imagem colocados por este blog].

Nenhum comentário: